10/07/2011

As minhas Praias Algarvias favoritas #1

Olá pessoal! E esse fim de semana está a ser bom? Espero que sim...
Ora bem, eu que como já todos repararam sou tão orgulhosa dos meus Algarves, e já que vou passar o meu verão inteiramente deitadinha por praias aqui da zona, lembrei-me de criar uma rúbrica sobre as praias que eu mais gosto no Algarve e algumas informações sobre elas para o caso de alguem precisar de sugestões deste tipo, ou só mesmo para vos abrir o apetite eheh!
Então para inaugurar oficialmente esta rubrica a primeira praia que eu escolho é a Ilha do Farol
Fui lá esta semana e para mim é sem dúvida um dos maiores  paraísos que temos!
E não é que me esqueci da minha rica máquina fotográfica nova em casa e não tenho nem uma foto do dia espectacular que lá passei? Mas nada que não se arranje! As fotos que vos vou mostrar aqui vieram directamente do google e por lá há mais para o caso dos mais curiosos quererem perceber bem o que lá se passa!
Ora então vamos lá começar:
Nome da Praia: Ilha do Farol
Localização: Ilha barreira situada em frente à cidade de Faro e à de Olhão (Local mais a Sul de Portugal)
Como chegar: De barco ou aquataxi. A forma mais prática (e barata!) é realmente o barco que se pode apanhar tanto em Faro (junto à cidade velha) que custa 5€ ida e volta, ou então em Olhão que custa cerca de 4€. Existe cerca de 5 ou 6 horários de ida para o Farol, o primeiro é as 8:30 da manhã e a ultima vinda é feita as 19:30 (para consultar horários basta ir ao site da câmara municipal de Faro)
Quanto ao aquataxi, custa cerca de 30€ para 5 pessoas, tendo o valor acrescido de 5€ por pessoa, Existem vários aquataxis e os números de telefone encontram-se disponiveis no local onde se apanha o barco.
(este é o barquinho que nos põe em cerca de 40 minutos na ilha)

Onde comer: Na minha opinião os 5 euros do barco ficam pagos se for passado o dia inteiro na ilha. Comer durante todo o dia na ilha pode sair caro por isso aconselho o metodo infalivel de levar comida de casa, principalmente muita fruta e água que a ilha é bastante quente. Existem vários bares de madeira na praia que servem refeições rapidas como sandes, bolos etc mas existe um restaurante na ilha que serve almoços à base de peixe e marisco para apreciadores deste tipo de gastronomia. Existe também um mini mercado para algum compra de ultima hora que seja necessária.
Água: A água é límpida, completamente translucida e honestamente nunca apanhei ondulação de maior nesta ilha. As ondas são muito pequenas ou na maior parte das vezes não existem. A água é um pouco fria, mas tendo em conta que fica no Algarve, a temperatura é bastante agradável.
Areal: O areal é grande, mas as pessoas costumam amontoar-se no início da praia junto ao pontão o que deixa essa parte do areal completamente lotado. Ao andar cerca de 5/10 minutos para a esquerda, o areal fica quase livre de pessoas o que faz com que quem ali fique tenha maior sossego e privacidade.
Temperatura: A ilha é bastante quente e os escaldões são muito fáceis de apanhar. Para passar aqui um dia é preciso levar protectores bem fortes, ou espalhar várias vezes ao dia um mais fraquinho.
A minha nota: de 0 a 10 esta praia fica nos 9! E só não lhe dou dez porque é necessário andar cerca de 15/20 minutos deste o cais de desembarque do barco até ao areal! e quando se leva muita coisa pode não ser a tarefa mais fácil...De resto nada a apontar, areal branquinho sem lixo, água idem, temperatura excelente e digo-vos: Nunca apanhei um dia mau de praia no Farol! Por isso está aprovaddisimo! 
E agora deixo-vos as fotos para abrir o apetite :D





E Agora quero opiniões! Acham boa a ideia desta rubrica ou nem por isso?

15 comentários:

  1. Acho muito boa ideia e vou ficar à espera para ver aqui as minhas duas praias preferidas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro a rubrica. Normalmente vou para zonas mais proximas de ESpanha como a Praia da Altura, Monte Gordo e assim :) Essa praia parece ser espectacular mas para mim não dava: 40 min a andar se barco é muito tempo :S

    ResponderEliminar
  3. Acho óptima ideia,assim fico a conhecer praias que ainda não conheço...essa é lindaaa mas andar de barco...**

    ResponderEliminar
  4. Adorei a ideia :)) A praia do Farol ainda não conheço mas abriste-me o apetite ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Continua com a rubrica que parece-me muito interessante :)
    Este fim-de-semana era para ter ido ao Algarve

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá..
    Aqui estou eu de volta ;) Por enquanto ainda tenho pc, lá pro meio da semana não saberei.
    Uma questãozinha quanto te pagam pelo belíssimo serviço de relações públicas? É que fizes-te alta publicidade!! (Tou a brincar) mas deixaste-me com vontade de lá ir ;)
    Quanto ao assunto do meu pc, amanhã vou ligar para a Deco e depois com mais bases logo vejo como vou proceder, uma coisa é certa este computador eu não quero mais! Só quero o dinheiro de volta! E nunca fui tão mal recebida como ontem naquela worten.. Comigo eles não contam mais, não compro lá mais nada e acredita eu ia a Worten para tudooo!

    Beijinhoos*

    ResponderEliminar
  7. ando à imenso tempo para dar lá um saltinho, mas ainda não será este verão

    ResponderEliminar
  8. Olha que maravilha de rubrica.
    Eu gostava de conhecer a Costa Vicentina. Já conheço a parte Alentejana, agora gostava de conhecer o oeste Algarvio.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olha que boa ideia!
    Nunca fui a esta praia, já ouvi falar muito bem dela, mas nunca lá fui.

    Bjks***

    ResponderEliminar
  10. Pois é já tenho carta!
    Eu pensava que já sabias, no dia seguinte a tirar a carta fui ao Porto e não levei PC, por isso mandei sms à Marta para ela te avisar (não tenho o teu nº) mas como ela andava atarefada com a faculdade se calahr esqueceu-se. Eu até estava a achar estranho não teres dito nada lol.
    Assim que me sentir mais à vontade para fazer uma viagem e assim que tiver oportunidade vamos aí :D

    Bjks***

    ResponderEliminar
  11. É sempre uma boa ideia...por exemplo, eu não conhecia essa ilha e pelas imagens já me apetece ir pra lá...

    ResponderEliminar
  12. olá

    gostei da rubrica, vou ficar atenta :D

    **

    ResponderEliminar
  13. essa eu não conheço, Ha duas praia que eu adoro...a praia da OURA e da Falésia....

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. A ilha do farol é um sítio único no Algarve. Nada de carros e excesso de pessoal. Nunca vi uma água tão límpida e calma. Tem qualquer coisa de tropical na sua rudeza, onde a luz parece dominar tudo. Cuidado com o sol e as queimaduras. É fora do habitual e vale pelo isolamento. A deslocação no mar interior, ou seja a Ria, é uma mais valia a aproveitar a título de passeio e não perda de tempo.

    ResponderEliminar