27/09/2011

16 and pregnant


Um destes dias estava a fazer zaaping e fiquei a ver um programa da MTV que me chamou a atenção.
O programa chama-se "16 and pregnant" e deixou-me um bocadinho chocada. Não por haver raparigas de 16 anos grávidas, porque infelizmente cada vez mais as há, mas por outros motivos. 
O episódio em particular que eu apanhei, era sobre uma rapariga que vivia com a mãe, sem a figura paternal e cujo namorado andava metido em coisas menos boas que já o tinham posto na cadeia. Esta rapariga estava a levar a gravidez tão bem e tão despreocupada, como se fosse a coisa mais normal do mundo estar grávida com aquela idade! Era uma autentica criança a ter outra criança!
Passado um mês de ter a filha a rapariga voltou às aulas e levou a bebé com ela, deixando-a num infantário próprio para mães adolescentes dentro do liceu que frequentava. Esse infantário estava cheinho! Ou seja era habitual as miúdas daquele local ficarem grávidas assim tão cedo! Eu até nem sei se será bom existir este tipo de instalações porque acaba por dar segurança ás adolescentes de que terão infantário de borla caso tenham filhos...
Pesquisei um pouco sobre o programa e pelo que percebi já vai em 3 seasons, ou seja, gente  grávida não lhes faltou para fazer a série! 
Impressiona-me um bocado a facilidade com que estas miúdas engravidam nos EUA e acham que é completamente normal!
Embora o nosso Portugalinho possa ter muitos defeitos a historia aqui é outra...

18 comentários:

  1. Infelizmente é algo que cada vez mais há por este mundi fora.
    A inglaterra é outro Pais onde a gravidez na Adolescencia cada vez é maior.

    É chocante com tanta informação e ainda haver casos destes.

    ResponderEliminar
  2. Realmente é chocante...e mais chocante ainda é ter se tornado vulgar e normal.

    ResponderEliminar
  3. Uma rapariga gravida com 16 anos n me parece nada normal :/ mas por cá cada vez acontece mais... crianças a terem bebes :/

    ResponderEliminar
  4. isto hoje em dia há programas de tudo, é incrivel!!!
    vamos ver é ´se não pega e depois chegam cá essas tendências!!!

    ResponderEliminar
  5. É um pouco arrepiante, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  6. nos eua é demais mesmo. quando vejo certas reportagens, programas etc de la a retratar a adolescencia, choca me sempre.
    se bem que no outro dia, ia eu a passar de carro, calho de olhar para o lado e vejo uma menina, mas uma menina mesmo, grávida. como estava na fila, nao consegui parar de olhar, nao lhe dava mais de 13 anos, ia com uma amiga que parecia ainda mais nova. fiquei parva.

    ResponderEliminar
  7. Querida Pink, nós é mais idosos, pois a nossa população está cada vez mais envelhecida E por cada duas pessoas que morrem, só nasce um bebé...

    ResponderEliminar
  8. A mim sinceramente assusta-me imenso, acho que aos 16 anos ainda não existe maturidade suficiente para terem filhos :S

    ResponderEliminar
  9. msm mas tipo uma maiga de uma amiga minha tem so 12 anos e ta GRAVIDA!!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada!! =D

    Eu por acaso sigo esse programa e devo dizer que apesar de toda a informação que nos rodeia, o programa demonstra a verdade nua e crua de quem engravida, apesar de estarmos em países diferentes, as dificuldades são praticamente as mesmas e o desfecho das histórias também. Acho que é uma boa forma demonstrarem que para se começar a ter relações sexuais não é necessário apenas "querer", é também necessário haver uma maturidade maior da parte das duas pessoas,pois não envolve só prazer mas também responsabilidade o que sinceramente poucas raparigas e rapazes de 16 anos têm...

    ResponderEliminar
  11. vi todos os episódios, e às tantas deixa de ser chocante...a forma como elas encaram isso também varia conforme as atitudes e reacções dos pais...cada qual com a sua educação.
    e por acaso, o nosso país é um dos que tem mais mães adolescentes, num grupo da união europeia

    ResponderEliminar
  12. O que me impressionou nesse programa era mais a atitude dos pais que das filhas..alguns tavam-se mesmo a lixar para aquilo !

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Só por causa disso, acabei de pôr a gravar a série. A ver se amanhã consigo ver um episódio.

    ResponderEliminar
  14. Adoro o teu blog. Excelente post!

    Kisses,

    Saltos de Cristal

    http://saltosdecristal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto dessa série. Apesar de achar estranho terem quase todas carro e não terem dinheiro para comprar preservativos.

    ResponderEliminar
  16. Olha, eu sou dos EUA...posso dizer-te que nós não engravidamos tão facilmente...é verdade que a gravidez na adolescência nem devia de passar pela mente de nenhuma delas da série, nem no mundo inteiro. Mas que há mais lá do que cá, há. Mas não vamos comparar a dimensão dos dois países. Eu respeito-te e consigo ver que tu também respeitas os EUA mas eu detesto quando as séries mais 'negativas' são alvos de sei lá...definição e estereotipo. Não sei se eu te fiz entender mas, ouve, neste caso, lê ( :D ) , parecem ser muitas raparigas mas isso é porque só passam histórias sobre elas. Fazendo com que a vida delas se torne tipo...numa figura de vida lá na America , não tens culpa e pronto...Desculpa que eu te ofendi, simplesmente tive que explicar um bocado mas sim concordo que aquilo que a série demonstra é de surpreender e de ficar chocado...mas pronto.

    beijo, de desculpa pela dimensão do texto!

    ResponderEliminar
  17. Eu acompanho a série e realmente é chocante ver raparigas de 16 anos grávidas. Ainda por cima eu tenho 16 anos e não me consigo imaginar a ter um filho agora, seria algo surreal. Infelizmente é uma tendência que está a aumentar, apesar de o problema não ser falta de informação... É preciso mudar estas mentalidades de "isso a mim não me acontece" ou então "é só esta vez, para a próxima usamos protecção", é que não têm noção da mudança que um filho traz às vidas destas novas mamãs...

    ResponderEliminar