03/09/2011

Compras Conscientes


Quantas vezes foram a uma loja e viram uma blusa com um padrão único e lindo à qual não resistiram, e depois quando chegaram a casa viram que absolutamente nada combinava com ela, acabando por a por de parte? Pois é a mim já me aconteceu várias vezes! E é por isso mesmo que agora opto por um modo consciente de ir às compras!
Quantas e quantas coisas comprei eu e no fim não as usei porque não combinavam com nada do meu roupeiro? é de lhes perder a conta... Isso é dinheiro jogado fora e em tempos de crise isso são coisas que não podem acontecer de modo algum.
Agora opto principalmente por básicos. Apercebi-me que quanto mais básicas forem por exemplo as blusas, com mais coisas acabam por dar, sendo possivel fazer muitos mais visuais e rentabilizar a blusa. 
Um dos truques que também começei a fazer de modo a controlar as minhas compras é muito simples mas faz-me poupar uns bons euros parecendo que não!
Em vez de ir para as lojas com algum dinheiro e trazer várias peças que gosto à primeira vista, vejo antes o meu roupeiro e penso: "Mas afinal o que tenho falta?" Consoante a resposta são exactamente essas peças que vou procurar em vez de me perder em por exemplo vestidos que tenho ás dúzias...
Agora opto também por saias de cor única (penso nas blusas que tenho e trago sempre as que acho que irão combinar com mais variedade das minhas blusas).
Opto também por comprar calças em ganga por serem mais versáteis e muuuita contenção em relação às malas (para quê ter duas da mesma cor? Ou compro noutra cor que ainda não tenho e me faz falta ou gasto noutra coisa que me vai fazer mais falta que uma mala)
Quanto aos sapatos sigo a mesma lógica das malas (embora ás vezes seja necessário ter sapatos na mesma cor mas uns mais casuais e outros mais formais) mas opto por sapatos um pouco mais caros mas de melhor qualidade que sei que me vão durar mais.
Outra das coisas que faço, é aproveitar bem os saldos. Acho que são óptimos para encontrar os tais básicos a preços mais em conta, por isso normalmente espero um pouco mais por estas épocas e realmente encontro bons achados a preços muito mais baratos!
São estes os truques que utilizo para "enganar" a crise no que toca a comprar roupa e acessório, e vocês têm alguma técnica?

7 comentários:

  1. Querida Pretty, tenho duas técnicas: uma comprar mais nos saldos, tal como tu, mas ou nos primeiros dias ou nos últimos, porque aí sim fazem-se óptimas compras. Outra técnica: comprar peças de boa qualidade, sempre!

    ResponderEliminar
  2. grande lição :) optimas dicas, tens toda a razão!

    ResponderEliminar
  3. Eu também faço um pouco assim, aproveito imenso os saldos ;)

    ResponderEliminar
  4. Nunca me pus a pensar em tal coisa, mas agora que li o teu post, tens toda a razão. Tenho montes de camisolas, seja t-shirt ou top, com padrões e desenhos, que depois não me gosto de ver com as calça, ou calções ou sais. E nunca me tinha posto a pensar, que quanto mais simples foram, ao nível e cores e padrões, melhor. Obrigada pela dica, vai certamente ser muito útil.

    ResponderEliminar
  5. olha mas tenho a certeza que essa t-shirt do post combinava com imensa coisa no guarda-roupa! :P

    ResponderEliminar
  6. Sabes de onde é que é essa Tee??? É Linda :D

    ResponderEliminar