16/09/2011

Crise, my dear crise

Para começar este post tenho-vos a dizer que O PROF. ACEITOU SER MEU ORIENTADOR!! Menos um problema em cima ufa! Parece que fui a última aluna aceite por ele, como tem muitos, fui mesmo a última pessoa que ele aceitou, que sorte!

Mas hoje vim vos falar de crise. Para ser sincera a dita crise ainda não se tinha manifestado cá para os meus lados. Eu bem ouvia falar em todos os cortes e subidas de taxas e taxinhas que o estado andava a preparar, mas aqui em casa propriamente ainda não tinha mudado nada.
Pois bem hoje houve uma surpresa bem agradável.
Estamos no mês de Setembro, talvez o mês mais problemático para famílias com filhos a estudar. Como tenho um irmãozinho, este mês significa, as minhas propinas, o meu material escolar, os livrinhos do meu irmão (só aí foram mais de 200 euros) e o seu material escolar, o que, como podem calcular, dá uma conta bem avolutada. Ainda está uma pessoa a recompor-se dos gastos típicos deste mês quando recebe uma bela carta que nos deixou mal dispostos para o resto do dia (do mês vá!)
Para vos situar, o meu irmãozinho em Janeiro passado teve de se deslocar às urgências do hospital da terrinha por causa de uma crise de alergia. Ora como sempre nos foi dito, criança atendida na pediatria não paga taxa moderadora e por isso quando nos chegou, meses depois uma carta a casa com uma conta a pagar de 9€ relativamente a esse episódio, ninguém ligou e pensou-se que era engano (BIG MISTAKE!).
É que não era engano! Como a taxa não foi paga (afinal nem todas as crianças que vão até à pediatria não necessitam de pagar, só até aos 12 é que não se paga) chegou a bela de uma carta com uma multa, ou melhor um "agravamento segundo a Lei do Orçamento de Estado para 2011" como eles lhe chamam, hoje cá a casa.
E agora perguntam vocês: "Mas de quanto é essa multa??"
E eu digo-vos! Essa multa é nem mais nem menos do que CEM EUROS, isso mesmo, leram bem, quem não paga a taxa moderadora prepare-se porque os "agravamentos" de cem euros andam por aí!
Eu na minha humilde opinião acho que é uma bela maneira que o estado arranjou para extorquir os pobres...Ok é justo ter de pagar uma multa, foi erro nosso, mas daí a pedir 100 euros?? Acho um abuso, um verdadeiro abuso.
Pois é minha gentxi, neste belo mês de Setembro são mais 109€ que, por uma estupidez, vão sair do bolso dos papás aqui da je.
Acho que qualquer dia a população tem de começar a roubar se quer comer...

12 comentários:

  1. Esse valor é totalmente absurdo, concordo, pagar uma multa mas também não exageremos.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso hoje nas noticias à hora do almoço li sobre isso, mas nunca pensei que fosse mesmo assim mas pelos vistos.... está tudo um roubo no nosso país. Quanto ao prof ao menos já tens uma solução.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Têm é que pensar que para o mês que vem tudo irá correr melhor!
    Mas isto não anda nada bom e este mês é que vai começar a piorar. Mas iremos todos ultrapassar esta crise (:

    ResponderEliminar
  4. É maravilhoso, mas o melhor é o cheiro! Existem vários mas o de menta é o melhor.

    Quanto à crise nem sei o que dizer, boa sorte e espero que tenham a possibilidade de pagar sem que vos faça falta para algo necessário (porque fazer falta faz sempre!)*

    ResponderEliminar
  5. Acabei por fazer outra escolha: Optimus Pequim :)

    ResponderEliminar
  6. ohh , às vezes as pessoas abusam muito nisso dos preços e das taxas e assim :/ há tempos a minha mãe também teve de pagar uma multa de 60€ por não ter pago 40 cêntimos ! --' Enfim , não faz sentido nenhum

    Ohh , eu não queria arranjar muitos problemas com eles , porque já são meus amigos há 13 anos . Mas custa-me ouvir algumas coisas , fiquei mesmo magoada com eles ! :s

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito do teu novo aspecto do blog, e queria um assim parecido, mas não sei como se faz, não percebo mesmo nada destas coisas :s
    Tens facebook do blog ? queria te mostrar como queria o meu blog.

    ResponderEliminar
  8. Entao adiciona me no facebook, vais ao proprietário do meu face do blog: Joana Cooper e desculpa ser chata.

    ResponderEliminar
  9. Ui! 100 euros?? Juro que não sei aonde é que este país vai parar... ai não sei, não...

    ResponderEliminar
  10. http://www.portuguespt.com/

    Repassem, por favor!
    Abraço.

    ResponderEliminar