19/09/2011

Student life is easy


Começa hoje o meu último semestre enquanto aluna universitária propriamente dita. Tenho-vos a dizer que o meu curso é duríssimo. Não se tem de estudar muito (boaaa pensam vocês!), antes assim fosse! Como é um curso maioritariamente prático, são horas e horas em frente a um computador a fazer projectos. A nossa capacidade de nos mantermos calmos e de nos adaptar-mos à pressão é sem dúvida posta à prova e digo-vos com toda a certeza que têm sido anos muitos complicados e stressantes a nível escolar. 
Mas eu não estou aqui hoje para me queixar. 
Estou aqui para vos dizer que no meio de tanta tensão e pressão, há coisas muito boas e recompensadoras. É neste ambiente que conhecemos pessoas que realmente nos compreendem.
Outras das coisas boas, é aprender o espírito universitário. É poder trajar e ter orgulho no número de fitinhas que temos na nossa capa e representam o nosso caminho enquanto estudantes. É combinar jantaradas com os tais amigos, sem motivo algum e comer tudo o que é porcarias e jogar jogos que não ouvíamos falar desde que éramos crianças. É acordar um dia e não ter vontade de ir ás aulas e poder ficar na cama na ronha sem ficar com um peso na consciencia. É ganhar uma nova maturidade, crescer. É conhecer pessoas de todo o país e de outros pontos do Mundo que nos mostram uma nova visão das coisas. É sair à noite depois de uma semana complicada de trabalho e divertirmo-nos até mais não e no dia seguinte dormir até as tantas. É ter 3 meses de férias, com sorte, ou um mês, com azar. É estar constantemente rodeada de amigos. É não ter contas para pagar ao fim do mês, nem reais preocupações.
Isto para vos dizer, que esta fase da vida universitária é uma fase maravilhosa. Por mais dificuldades que o curso nos dê, é uma vida relativamente despreocupada, com férias decentes e sem horários rigorosos a cumprir dia após dia. 
E esta vidinha está prestes a chegar ao fim para mim. 
Por isso tenho-vos a dizer que temos de aproveitar bem enquanto dura, porque assim que acaba não há volta a dar. Por isso para todos os que, tal como eu, começam mais um ano lectivo, vivam-no ao máximo! Estudem, apliquem-se, divirtam-se, riam e aproveitem todas aquelas pequeninas coisas, que hoje podem não ter valor, mas que um dia mais tarde vamos perceber o quão importante eram!
Um bom regresso às aulas para todos vocês! 

6 comentários:

  1. Oh como te compreendo, este também deverá ser o meu último ano enconto estudante universitária! E como tal também vou ter saudades dessas coisas todas que tu referis-te! Mas também te digo que já começo a ficar cansada de estudar, começo a ficar com vontade de trabalhar, também este já é o meu
    5º ano :D

    ResponderEliminar
  2. Posso concordar com algumas coisas que referiste, aliás, sei que um dia vou sentir a falta. Porém, nem todos os estudantes universitários têm a sorte de dizer que descansam, que têm noitadas e ficam na ronha quando quiserem ou x mês de férias. Há quem trabalhe e quem não se possa dar a esse luxo. É um facto :P A mim chateia-me ver o pessoal a ir-se divertir e aqui a Joana a a ir para o emprego. Bah...E chateia-me não ter muito tempo para me dedicar, as coisas não correrem bem e a pressão ser a duplicar. Enfim. Parabéns por seres finalista e que daqui para a frente seja tudo brilhante! :)

    ResponderEliminar
  3. Faço das tuas palavras minhas! Best days of our lives!

    ResponderEliminar
  4. Eu vou para o meu ultimo ano, só de pensar que é o ultimo até doí :'(

    ResponderEliminar
  5. É verdade , nós queixamo-nos tanto e nunca nos lembramos que , quando deixarmos de ser estudantes universitárias , a vida vai complicar +.+
    Mas torna-se tão difícil aceitar bem as coisas quando chegamos no primeiro dia de aulas e nos marcam 12 testes , mais não sei quantos problemas para avaliação e ainda nos falam também em fazer apresentações... Dei logo em maluca o.O

    ResponderEliminar