18/11/2011

Maldita dieta!


Não sei se isto também acontece com vocês (que estudam) mas na minha faculdade acontece e abomino por completo! 
Como sabem estive em dieta no verão. A comer tudo certinho, legumes, fruta, muita águinha e lá cheguei aos 50 kg. O que é certo é que começaram as aulas e acabou-se a dieta. Na minha faculdade (e universidade no geral) é praticamente impossível fazer dieta. Podem ter iogurtes light (caríssimos) e pãozinho de cereais para o lanche, mas depois estragam tudo quando barram o pão em toneladas de margarina (ierca!!) ou lhe põem fatias de fiambre de porco da espessura de um bife. Para não falar que se paga mais por um lanche lá do que por um almoço na cantina.
E por falar em cantina, elas não deviam ter comidinha equilibrada para manter os alunos saudáveis? Na cantina da minha faculdade temos sempre um prato de peixe e outro de carne, para que tenhamos a possibilidade de escolha. Normalmente escolhia o peixe no forno, ao invés da carne frita com batata frita por motivos óbvios. Pois um belo dia tive de ir a cantina durante a manhã e vi como se fazia lá o peixe. Num tabuleiro de forno besuntavam os filetes com maionese e depois despejavam meio garrafão de óleo por cima. Fiquei tão enjoada de ver aquilo que nunca mais lá fui comer.
Faz-me confusão como é que a alimentação nos estabelecimentos de ensino pode por vezes ser tão pouco saudável....Não era suposto eles serem os primeiros a encorajar a alimentação saudável? Ok na cantina servem sopa, servem fruta, servem prato vegetariano. Mas se o suposto peixe no forno é feito assim, o que será que leva o prato vegetariano em termos de gordura? E a sopa? 
Como é nos vossos locais de estudo? É possível comer de modo saudável?
(Ah isto tudo para dizer que já engordei quase 2 kg desde que comecei a fazer as minhas refeições na faculdade)

21 comentários:

  1. Li o teu post e identifiquei-me muito mesmo. Eu não ando a fazer dieta, mas só por isso não significa que eu precise de me encher de kilos de gordura só porque a escola não tem comida adequada!
    Eu raramente como na escola, mas quando me via obrigada, comia lá, por pensar que era mais saudável do que ir a um restaurante e comer algo rápido. Mas quando vi que as cozinheiras abusavam no sal e nas gorduras desisti e normalmente ou opto por comer uma salada num qualquer restaurante, ou faço um esforço e venho a casa a correr. Enfim, é o que temos*

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre me recusei a comer nos meus estabelecimentos de ensino! Odeiava a comida deles, só quando andava no 5º e no 6º ano é que era obrigada a comer lá, mas depois desses anitos jurei para nunca mais, e assim foi! Até quando fui estudar para longe de casa o fiz, preferia levar a minha comida e quando dava aquecê-la em qualquer lado do que estar a comer lá!

    ResponderEliminar
  3. Querida Pink, em princípio todas as ementas feitas mas escolas e universidades, são elaboradas por uma nutricionista. Inclusivé, é dito a quantidade de comida que se deve colocar em cada prato.
    A tendência, é colocarem sempre o mínimo, até por questões orçamentais, claro...
    Todas as ementas devem incluir, por exemplo, feijão, pelo menos uma vez por semana, pois é um óptimo alimento para apoio à memória. :)

    ResponderEliminar
  4. nas cantinas diria que a comida é saudável... normalmente tem sempre sopa, salada, fruta e prato principal :) o problemas é que por vezes não gostamos da ementa :)

    ResponderEliminar
  5. Pior que a cantina da universidade que frequentei, foi mesmo a cantina da escolha onde fiz do 7º até ao 12º, aí não comia mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Palco do tempo: Eu realmente gosto bastante da ementa da canina, o pior é como a comida é feita :S acredito que haja um nutricionista por trás como diz a Manuela, mas o pior é que quase de certeza ele não vê como confeccionam a comida...é que as almôndegas põem qualquer um mal disposto a tarde toda porque basicamente é uma panela de gordura com bolas de carne dentro...não acredito que o nutricionista veja essa parte :S

    ResponderEliminar
  7. o melhor mesmo é levares assim um lanchinho de casa...sai bem mais saudavel
    bjs*

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca comi na minha faculdade, talvez por sair as 13 e as 13:20 estar em casa. Mas se andasse na tua preferia levar comida de casa. Alias na minha faculdade até há microondas que podemos usar a vontade.

    Pois, eu já reparei que és uma rapariga cheia de bom gosto :D
    Viste ontem? O Bazzini's fechou :o

    ResponderEliminar
  9. Em dia de semana? Ai ai ahah.
    Mas com aquele dono/chef já se estava a espera :P
    Sim, principalmente no restaurante indiano. Eu é que não ia lá depois de ver o episódio xD

    ResponderEliminar
  10. Isto é um grave problema. Sou nutricionista e revolta-me bastante ouvir dizer este tipo de coisas e saber que tenho colegas minhas no desemprego. Uma nutricionista em todos os estabelecimentos de ensino iria certamente melhorar a alimentação em geral, diminuir a obesidade infantil e melhor a saúde pública.. enfim...

    ResponderEliminar
  11. Ah pronto :b

    Não sou assim tão radical :b
    Há programas em que não há problemas de limpeza nem de comida. É simplesmente má ementa e mau chefe.

    ResponderEliminar
  12. Quanto às refeições na faculdade, não me posso queixar, mas percebo perfeitamente o que queres dizer! :) eu também já engordei desde que começaram as aulas....

    ResponderEliminar
  13. Quando estou na faculdade não sou capaz de fazer dieta, é complemente impossível! E odeio a comida da faculdade.

    Não és tu que tinhas twitter? É que eu quero dar uso ao meu! Manda mail com o teu contacto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Cá em casa há uma tendência brutal para engordar e a minha filha de magra não tem nada e a escola é o seu pior inimigo em relação à alimentação. Para além das máquinas cheias de bombas calórica que há no liceu, ainda há os amigos que só comem porcarias que a deixam de água na boca. A vida não é fácil.

    ResponderEliminar
  15. Eu no ultimo ano de faculdade como passei lá basicamente a vida, engordei bastante! :S


    Levar de casa?Assim controlas como é feito e ainda escolhes o menu!...:)



    ***sara*

    ResponderEliminar
  16. Eu no ultimo ano de faculdade como passei lá basicamente a vida, engordei bastante! :S


    Levar de casa?Assim controlas como é feito e ainda escolhes o menu!...:)



    ***sara*

    ResponderEliminar
  17. Quando andava na faculdade tinha pouco tempo para o que fose então tinha mesmo que ir almoçar na cantina mas escolhia sempre o menu vegetariano com tofu ou soja ou tudo o que não fosse frito, mas realmente acho que fazem sempre de forma muito pouco saudável a comida (e a sopinha knor hein?). Desde que acabei a faculdade (e de lá almoçar) emagreci alguns kilos....enfim!

    ResponderEliminar
  18. É mesmo verdade, verdadinha...
    Quer quanto à alimentação saudável, porque é apenas saudável aos olhos da gente (visto por trás, é tudo menos saudável), quer quanto à dieta na faculdade!
    Bjinhu*

    ResponderEliminar
  19. o "boneco" que colocaste para ilustrar o post está demais, ahahahaha! é que é tal e qual! malditos chocolates ;)

    ResponderEliminar