14/11/2011

What's your favourite blog?


Ser blogger parece estar na moda. Hoje em dia toda a gente tem um blog, seja de moda, culinária, sobre o dia-a-dia, enfim seja o qual for o tema, há um pouco de tudo pela blogosfera. Mas o que nos leva a integrar este mundo?
Aderi a este mundo, ainda esta mania não pairava no ar, em 2007. Na altura, achei engraçado a ideia de partilhar uma espécie de diário virtual com pessoas que não conhecia. Registar o meu crescimento enquanto pessoa para mais tarde recordar. Conhecer pessoas novas e quem sabe fazer novos amigos.
Retomei a este mundo este ano, e basicamente falo de tudo um pouco. Falo de tudo o que me vem a cabeça, é uma forma de libertação. 
Todos nós temos certamente blogs favoritos, eu pessoalmente tenho alguns, e facilmente ao entrar em mais um blog percebo se me agrada ou não. 
Gosto de vários tipos de blog, desde de culinária, aos tão famosos blogs de moda, até aos de pessoas anónimas que tal como eu vão partilhando um pouco de si todos os dias. 
Gosto de blog de pessoas humildes (e é tão fácil detectar quando se é humilde ou não neste meio) que partilham um pouco de si, que falam da actualidade, que enriquecem o meu conhecimento seja de que área for.
Mas também há coisas que abomino neste meio. Odeio bloggers que lançam veneno, que julgam e agridem verbalmente outros bloggers. Que limitam a sua escrita à ironia e a deitar a baixo quem se meta no seu caminho. Odeio quem comenta anonimamente blogs, porque não tem coragem para dar o nome e dizer o que tem a dizer. Odeio bloggers que crescem ás custas dos seus seguidores e que basicamente quando atingem o topo esquecem-se deles, são demasiado importantes para se preocupar.
Eu acho que o mundo da bloggosfera não deveria ser feito de lideres e seguidores mas sim de uma partilha mutua de conhecimentos e experiência. Espaços onde bons amigos e conhecidos se juntam para dar opiniões, discutir assuntos e ajudar no que for preciso. Deveria ser um mundo de partilha, de amizades e de conversas. Para mim este mundo é encarado assim, e é por isso que aqui continuo, mas gostava que todos o encarassem desta maneira...
E vocês, têm preferência no tipo de blogs que visitam? O que gostam e o que não gostam neste mundo?

25 comentários:

  1. Eu essencialmente sigo blogs de moda. Por isso apenas posso falar sobre blogs dessa área específica.
    Por um lado compreendo o que dizes, quando dizes que as pessoas sobre ao topo e depois deixam-se de importar com os seus seguidores.
    Ainda ontem constatei isso mesmo no famoso blog da pipoca mais doce, onde por entre comentários no Facebook e etc, lá disse que o blog não chegou onde chegou pelos seus seguidores mas sim por ela o escrever. Não deixa de ser uma verdade, mas no entanto se ela não tivesse quem realmente se interessasse pelo que ela escreve, de que lhe adiantaria escrever? Não chegaria onde chegou hoje de certeza. Custa-me ver este distanciamento entre o blogger e o consumidor final do mesmo.

    Até há bem pouco tempo não tinha padecido com os famosos "anónimos" a comentar. Tive até agora uma curta experiência sobre o mesmo, onde de forma subtil me era tentado passar um atestado de estupidez. Acabei por convidar o dito anónimo a registar-se e a ser seguidor do blog.

    O que vejo por vezes neste meio dos blogs da moda, é o atropelo uns em cima dos outros, todos querem o mesmo, falar do mesmo. Acabamos por entrar na repetição e pela duplicação de conteúdo (talvez por isso prefira quando os post's são de looks pessoais). Dou como exemplo o Moda Lisboa. Realmente tinha adorado estar presente, mas chegou a um ponto que tudo o que era blog só comentava o Moda Lx como se todo o mundo tivesse terminado aí.

    Bem e peço desculpa pelo mega testamento mas quando estou de insónia dá-me para isto ^^'
    Beijoca

    kiss kiss, bang bang
    http://valterclaudio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Basicamnete sou da mesma opinião que tu. Já comecei a seguir blogues e a comentá-los e quando essas pessoas se julgaram importantes demais e deixaram de comentar outros blogues, fiz-lhes o mesmo. Achoq eu se não mereço um pouco do tempo delas, também não merecem o meu.
    Se todos "perdessem" um tempo uns com os outros, este mundo seria bem melhor...

    ResponderEliminar
  3. gosto de ler sobre varias coisas, mas penso que as experinecias pessoais e o melhor, pelo menos eu gosto e aprende-se sempre alguma coisa com isso.
    perco algum tempo a visitar os blogs que gosto e tento sempre dizer algo, nem que seja apenas um Olá, só para ficar registado que passei e li.
    gosto de te ler ;)
    bj

    ResponderEliminar
  4. "Eu acho que o mundo da bloggosfera não deveria ser feito de lideres e seguidores mas sim de uma partilha mutua de conhecimentos e experiência. Espaços onde bons amigos e conhecidos se juntam para dar opiniões, discutir assuntos e ajudar no que for preciso. Deveria ser um mundo de partilha, de amizades e de conversas. Para mim este mundo é encarado assim, e é por isso que aqui continuo, mas gostava que todos o encarassem desta maneira..."

    Sou exactamente da mesma opinião que tu.

    ResponderEliminar
  5. Os blogs que eu mais sigo são os de moda, mas também sigo outros, como de receitas, decoração e os que retratam o dia-a-dia.
    E claro que também concordo com muitas das coisas que disses-te... Existem várias bloggers que literalmente não estão nem ai, para os seus seguidores, já várias vezes que cheguei a fazer perguntas a esses ditos bloggers e a resposta nunca cá chegou, nunca retribuem comentários (apesar que, eu não comento para me retribuirem depois), acho que é mesmo uma grande falta de consideração.MAs depois existem blogs que são o oposto e são pessoas super queridas e humildes em que a fama não lhes subiu á cabeça...

    ResponderEliminar
  6. Já por aqui ando há 2005 e muita coisa tem mudado nestes 6 anos, como também tu referiste... Os blogs que sigo têm um bocadinho de tudo, desde blogs de moda e de decoração até ao blogs de quem escreve o que lhe vai na alma. No que toca aos blogs de moda, tenho pena que muitos pareçam simples repetições de outros e parece que todos têm que apresentar exactamente a mesma peça de determinado criador quando, de certeza, que ele possui muitas mais. Onde fica a originalidade de cada blogger no meio disto tudo?

    Tens toda a razão quando falas em blogs mais famosos e dos respectivos autores que deixaram de comentar quando chegaram ao topo, como dizes...

    Este mundo de blogs devia ser diferente mas acho que acaba por ser o reflexo das pessoas que compõem a nossa sociedade. Porque se calhar, num blog, torna-se mais difícil de esconder a verdadeira personalidade e dá-se melhor conta de como é a pessoa que escreve aquelas palavras (como dizes, é o melhor local para detectar a falta de humildade...).

    ResponderEliminar
  7. Já ando neste mundo desde 2008 embora só tenha dado a devida importância ao meu cantinho no passado ano 2010...Isto porque terminei uma relação (ou melhor terminaram comigo) pelo que me sentia só...e como já era costume escrever o meu diário (sim tenho cerca de 6 ou 7 diários desde o tempo do ciclo (5º ano +/-)) mas simplesmente não obtinha nenhuma opinião...simplesmente escrevia para me sentir bem...optei por tornar o meu blog um diário online pelo que agora falo nele tudo o que me marca diariamente tal como num diário normal com agravante de que agora consigo obter... palavras doces/carinhosas...amigas(os)...gratidão...opiniões...sabedoria... coisa que não acontecia num diário de papel.
    Por isso...gosto de tudo neste mundo dos blog's acima de tudo gosto de blog's com um bom conteúdo...não basta ter estética ;)

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. Já tive 2 blogs além deste... E sabes o que mais resulta (embora eu não dê, a este, tanta atenção quanto isso, por questões de tempo e por, por vezes, falta de entusiasmo)? Este, um blog misto de tudo um pouco mas mais vocacionada para o lado da pseudo-moda (e pseudo porque eu não sigo, de todo, modas).
    Cada vez menos as pessoas parecem interessar-se por partilha de experiências, conhecimentos e afins. Cada vez mais tudo gira em torno "daquela mala", "daquele casaco". Não me agrada, de facto. E reparo que os assuntos que não têm NADA que ver com roupa, são os menos comentados, ora no meu blog ora no de outras.

    Mas do que gosto, é de um blog com conteúdo, em que consigamos aprender algo umas com as outras e descobrir coisas novas que nos agradem :) Gosto de ler e me identificar com quem escreveu o Post.

    ResponderEliminar
  9. Os blogs que gosto mesmo de seguir são os com crónicas ou textos com um bom sentido de humor, ironicos, sarcastimos...mas o que interessa é bem dispostos. Um texto bem escrito tem toda a minha atenção ^^.
    Depois há bloggers com os quais criamos boas relações e gostamos de os seguir para acompanhar, como que, amigos =).

    Boa semana*

    ResponderEliminar
  10. Dos blogs famosos só gosto do Quadripolaridades e da Singularidades de uma Rapariga Ruiva porque dá a ideia de que elas se estão pouco importando com o que pensa delas. Têm graça e são leves sem serem fúteis. Gosto muito.

    ResponderEliminar
  11. não gosto de blogs que falam exclusivamente de modas, tendências e afins... não gosto de blogs em que falam exclusivamente do namorados, dos ex e afins :) Gosto de blogs que n se importam com as visualizações diárias, números de seguidores... gosto de blog de pessoas simples, inteligentes e divertidas :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto de blogues cujos autores/as saibam escrever (tipo este) :). Detesto blogues de pitas que falam sobre o amor como se já tivessem trinta anos -.-

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente contigo , querida +.+ Acho que só faltou mesmo uma coisinha... Não gosto quando as pessoas fazem do blog uma espécie de facebook . Seguem só para serem seguidas , para dizerem que têm muitos seguidores , para contar para as estatísticas . Não sei , mas eu cá gosto quando as pessoas passam e deixam uma palavrinha . Dá ideia de que perderam um bocadinho de tempo a ler as nossas palavras , e não que pretendem que sejamos só mais um a contribuir para a sua infindável lista de seguidores *.*

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito do texto :) Enveredei neste mundo para sentir essa "libertação" de que falas :)
    e tao bom desabafar sem ser alvo de julgamentos!

    E quanto a blogueiros com falta de educação, ainda nao me cruzei com nenhum, mas ja n
    ão é o primeiro post que leio e faz referencia a este tipo de especie lol

    é nao lhes dar importancia ;)

    ResponderEliminar
  15. Que giro, eu também vim parar a este mundo em 2007. Este ano decidi apagar o blog que tinha pois muita gente conhecida sabia do meu blog.
    Eu gosto de blog's como o teu, em que as pessoas partilham a vida delas. Os de culinária não são propriamente a minha 'onda' pois eu cozinho pouco. Os de moda vejo alguns mas não estão no meu top (:

    Existe muita gente má nesta vida virtual, infelizmente nem aqui estamos safas de lidar com pessoas parvas. E há pessoas que tal como disseste se esquecem dos seguidores. E só querem receber comentários mas não os fazem :s

    ResponderEliminar
  16. Gostei mesmo muito de ler os vossos comentários :)
    Queria só acrescentar uma coisa: Quando falo dos ditos bloggers que deixam de ter interesse pelos seguidores (palavra que acho mesmo feia) não falo em relação a comentarem ou não o seu blog mas sim quando muitas vezes deixam de escrever por si para os outros, mas passam a escrever coisas impingidas por causa de patrocínios que faz com que percam completamente a sua originalidade! Muitas vezes os blogs transformam-se em meras montras de publicidade e nada mais que isso, é uma pena realmente! É raro encontrar blogs originais nos dias de hoje...

    ResponderEliminar
  17. Tens toda a razão, Pretty in Pink. Existem por aí muitos blogs que se tornaram mais montras e perderam a verdadeira essência, aquela que nos fazia ir lê-los diariamente com vontade. É pena que a blogosfera esteja a tomar este rumo. Mas, felizmente, ainda existem por aí blogs aos quais vale a pena voltar todos os dias :)

    ResponderEliminar
  18. Eu percebo o que queres dizer :) às vezes, encontramos textos absolutamente abomináveis... mas não nos podemos esquecer de que o mundo da blogosfera é feito pelas mesmas pessoas do mundo "lá de fora". Continua a haver pessoas más e boas ;)

    ResponderEliminar
  19. Eu entrei neste mundo (há bem pouco tempo...) porque passava muito tempo sem fazer nada e pensei que aqui poderia encontrar alguma distracção e fascina-me poder relatar as minhas conquistas, os pequenos-grandes acontecimentos do dia-a-dia e daqui a algum tempo poder lembrar-me deles.
    Gosto de visitar blogs de pessoas que me parecem divertidas, simpáticas que relatem coisas com interesse e que, de certa forma, se assemelhem comigo. Não gosto muito (ou melhor, quase nada) de blogs exclusivos a moda, ou maquilhagem, ou seja lá o que for, mas lá está, gosto quando as pessoas que falam de tudo no seu blog dedicam algum post à moda, ou maquilhagem ou seja o que for. Sou demasiado nova por aqui para me aperceber de pequenas rivalidades ou coisas do género que possam existir. Eu quero lá saber se tenho muitos seguidores ou não, a mim o que me interessa é saber que aquele blog que eu tanto gosto também gosta de me visitar :) (ufaaa, que testamento!) ***

    ResponderEliminar
  20. Bem, eu criei o blog há pouco mais de um ano, nem sei bem porquê. Sempre gostei de escrever, mas só publicava letras de músicas, coisas sem jeito e assim.
    Só há pouco tempo comecei a ter comentários e andava chateada com isso porque achava que ninguém gostava. Às vezes não é assim tão fácil ter alguma coisa a dizer sobre determinados assuntos.
    Pessoalmente, escrevo sobre sentimentos. Vá, uns mais reais que outros, mais inspirados em mim outros menos, mas sinto sempre algo daquilo que escrevo daquilo que realmente sou, tento sempre transmitir sentimentos verdadeiros e escrever textos com que as pessoas se possam identificar.
    Costumo ler blogs tipo o teu, assim tipo diário ou mais tipo o meu. Confesso que blogs de moda não é propriamente o que me chama a atenção, mas de vez em quando leio alguns.
    Tento sempre responder aos comentários que me fazem e quando sou eu a fazê-los, gosto que me respondam, gosto de trocar ideias.
    Tento sempre ir aos blogs que sigo/me seguem, mas nem sempre tenho tempo para tudo, para grande pena minha. Gosto de os comentar, assim como gosto que me comentem.
    Isto tudo para dizer que não podia estar mais de acordo com o teu texto! :)

    ResponderEliminar
  21. És um pouco, do que vi até agora, um pouco como a mim :) vou seguir-te. loool boas continuações

    ResponderEliminar
  22. "Eu acho que o mundo da bloggosfera não deveria ser feito de lideres e seguidores mas sim de uma partilha mutua de conhecimentos e experiência." concordo muito! gosto de ver blogues com gostos semelhantes aos meus ou blogues que me inspirem na área da moda, maquilhagem e arte :)

    ResponderEliminar
  23. Não podia concordar mais contigo. Há muito tempo que leio diversos blogues, mas só há pouco tempo criei um. Já vi tanta maldade neste mundo virtual que até fiquei com receio de criar um blogue.

    Gosto de blogues generalistas, divertidos. Não quero anúncios, não quero "enredos". Gosto de coisas levas, bem escritas (Olha gosto do teu!)

    ResponderEliminar
  24. EXCELENTE POST!!!
    Concordo plenamente, apesar de que ultimamente o tempo tem se tornado meu inimigo e já não consigo deixar as minhas opiniões vs comentários em todos os posts como antes fazia... :(

    Mas continuo cá para todos os meus leitores, sempre!!! Porque sem eles eu não era a mesma coisa :D

    xoxo*
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar