08/12/2011

Estou desiludida!




Lembram-se daquele tão falado artigo que eu tanto me empenhei para o fazer, e que foi com muito orgulho que entreguei o melhor que consegui? Não, não tive negativa, aliás, as notas ainda nem saíram, mas ontem tive uma surpresa deveras desagradável. Basicamente fui acusada de plágio pelo professor. Fiquei completamente de boca aberta! 
Foi-me pedido para fazer um artigo sobre um tema que eu achasse relevante para a minha tese, para que de algum modo o pudesse integrar mais tarde na parte escrita.Ora muito bem, fui ver teses cujo tema era semelhante ao meu, procurei bibliografia indicada nessas mesmas teses e cheguei à conclusão que a melhor maneira de abordar o tema X, era fazer uma abordagem à evolução do conceito X até à actualidade. Aliás, tal como todas as pessoas que se debruçaram sobre o mesmo tema tinham feito. Obviamente que se vamos tratar um tema, o mais acertado é perceber de onde vem ele, e no que consiste e foi isso mesmo que fiz. Esta cadeira tem dois professores e estivesse ou ou outro nas aulas, eu sempre lhes disse o que ia fazer, aliás até trouxe o meu artigo 70% escrito para que um deles o pudesse ler para ver se era aquilo o pretendido ao que ele me disse que sim. Apresentei o meu artigo, entreguei-o e só recebi boas criticas, e agora mais de um mês depois o professor vem-me com esta. Diz que tratei o tema exactamente da mesma maneira de um antiga orientanda dele (por acaso tive conhecimento desta tese apenas ontem) e que teria de desconfiar de mim. Eu fiquei sem palavras a olhar para ele, não estava mesmo a espera. E eu perguntei: "Professor como posso ter feito plágio, se um dos conceitos que abordei foi exactamente vocês que me sugeriu? Se a sua orientanda já tinha falado sobre ele porque é que me disse para o tratar também? Eu nem sabia que ele existia, se não me tivesse dito numa ia falar nisso!" Ai que ele responde: "Pois eu como orientador dela, obviamente que sabia disso mas é vossa obrigação ter conhecimento de todas as teses escritas sobre o mesmo tema que o vosso e por isso não lhe disse nada!" Ok claro que temos de ter conhecimento, tal como eu tive de outras mas escapou-me aquela, é impossível ter o conhecimento sobre todas as teses do Mundo sobre o nosso tema...
 Eu por sorte não usei essa tal tese mas podia ter usado!! Tal como usei outras duas que falavam do mesmo tema...Como é que alguém pode considerar plágio escrever-se sobre um tema que é fundamental para compreender o tema X?? Obviamente se todas as teses abordam a mesma temática inevitavelmente o texto tem de passar por aqueles pontos...É que se for assim, sem ser a primeira tese escrita, todas as outras, incluindo o meu artigo, são plágio!! E a tese orientada por ele também porque foi escrita muito depois!!
Sinceramente não entendo como um artigo de opinião, onde segundo a minha visão opinei sobre o tema X pode ser considerada plágio, só porque aborda os mesmos autores abordados por outras pessoas...E se ele considerou plágio e até me disse que não o podia enganar porque ele conhecia bem a temática que eu ia tratar, porque é que esperou eu entregar, perder-se em elogios, e esperar que a próxima entrega estivesse à porta para me dizer aquilo?? Eu mostrei-lhe o trabalho tantas vezes e nunca foi capaz de me dizer NADA! E agora, nem sendo ele o meu orientador, quer basicamente que mude tudo o que vou tratar ao nível da tese porque diz que o meu tema está muito batido e ele está farto de o ouvir... Pois é, mas o director de mestrado que só por acaso é o meu orientador, é da opinião precisamente contrária...E agora onde fico eu no meio disso???
Se há uma coisa que me tira do sério é que desconfiem de mim! E quando ele diz, quase por favor, que pronto vai tentar acreditar que não tinha conhecimento da outra tese mas que vai sempre ficar em duvida...Só me apeteceu atirar-lhe uma cadeira à cabeça!! 
AH!! E já me esquecia! Tudo isto foi dito a alto e bom som para que todos os meus colegas invejosos das minhas boas notas pudessem ouvir que eu tinha supostamente feito plágio!! Uma conversa destas não deveria ser a sós e não no meio de uma aula??
Desculpem o testamento mas realmente estou irritada!

28 comentários:

  1. E tens razão para estar. Isso não faz sentido nenhum!

    ResponderEliminar
  2. que horror! eu ficava passada (como tu deves estar..)

    ResponderEliminar
  3. Mau demais esse prof mas sabes uma coisa, não tens nada a temer por isso para a frente é o caminho!!

    ResponderEliminar
  4. Oh! Isso realmente é revoltante! A mim já acusaram do mesmo, mas foi no secundário e foi injusto. Agora assim numa cena destas é muito pior. Fogo, eles são é uns idiotas! Porra

    ResponderEliminar
  5. Foi mesmo estúpido.
    E foi desumano em ter-te acusado disso em frente a toda a gente.

    ResponderEliminar
  6. Xispas, mas droga-se o homem? Eu passava-me com ele! *

    ResponderEliminar
  7. que falta de profissionalismo, ética, estes profs não batem mesmo bem

    ResponderEliminar
  8. :O eu não acredito. Além de ter sido injusto, foi o maior otário por o ter feito em frente a toda a gente -.-

    ResponderEliminar
  9. (estou a seguir o blog, mas é como Sara, não consigo seguir como moon)

    ResponderEliminar
  10. Calma princesa! Tens a consciência tranquila, por isso vai correr tudo pelo melhor! Certamente o teu orientador estava num dia "não" e embora não tenhas culpa...apeteceu-lhe! É lógico que teses sobre o mesmo assunto, tenham algo em comum, e referências comuns...Deixa lá isso. Tenta manter a calma. Vai correr tudo bem. Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Isso é muito mau!! E agora, o que vais fazer?

    ResponderEliminar
  12. Ele não teve nada bem, desde início... isso é uma conversa típica de quem afinal não acompanhou nada do que andavas a fazer !
    Tem calma, explica o que querias fazer.. ainda não acabaste a tese, o ponto onde querias chegar né ?
    Se calhar devias é começar a sondar outro orientador :/

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Miss bad, o problema é que ele nem é o meu orientador..não tem direito de opiniar assim sobre uma tese que ele nao tem nada a ver...Apenas pode falar do artigo que corresponde à disciplina que ele dá...

    ResponderEliminar
  14. E porque não escreves simplesmente o nome do teu blog e lhe dás um toque de natal? É só uma sugestão, mas faz como melhor entenderes :)

    ResponderEliminar
  15. Força querida, espero que isso se resolva rapidamente *

    ResponderEliminar
  16. Ui ? Que prof mais parvo que te foi calhar --' Primeiro , aquele não era o sítio , e depois o momento para falar já tinha passado , porque ele tinha tido imensas oportunidades para te dizer e não o fez . Enfim , odeio pessoas assim :/ Ou é , ou não é !

    ResponderEliminar
  17. Que mau! Realmente "acusar" uma pessoa, ainda por cima na presença de outros é muito mau.

    Força querida, espero que tudo se resolva Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Tens todos os motivos para estares irritada. E no teu caso seguia o teu orientador. Se ele não é o teu orientador tu não deves mudar a tua tese.

    ResponderEliminar
  19. fala novamente com o Professor, em privado, e expõe o que sentes e como achas que foi indecente a forma como foi abordado o assunto. Lá porque são profs da faculdade não quer dizer que tenham de ser chamados à atenção...

    ResponderEliminar
  20. Já estou a seguir o teu cantinho! Adorei! =)

    ResponderEliminar
  21. Querida Pink, e tens muita razão para estar irritada, pois esse professor não teve um comportamento ético!
    Espero que consigas levar a tua avante.

    ResponderEliminar
  22. E Tens mesmo toda a razão para estara assim , o que o teu professor fez têm muita falta de ética, 1º se não gostava do tema , ou achava que já estava muito batido, dizia-te logo no ínicio, 2º é normal num trabalho , seja ele qual for utilizar-mos a opinião de outras pessoas que já se debruçaram sobre o mesmo tema, e desde que esteja tudo bem assinalado com aspas , não há problema nenhum, 3º foi mesmo muito mau da parte dele dizer-te isso na frente de outros alunos, se fosse comigo, perdia logo toda e qualquer consideração que tivesse dele, e logo que pudesse dizia-lhe isso mesmo .

    ResponderEliminar
  23. bem, grande idiota.
    se calhar falavas com ele a sós (respira 3 vezes antes para não lhe atirares com nada à cabeça) e explicas o aconteceu e dizes que ele nao devia ter falado em frente à turma toda, visto que é uma acusaçao falsa!

    isto anda bonito anda, esta semana por causa do assalto eu e o meu namorado nao pudemos ir a algumas aulas e o nosso grupo de trabalho foi falar com o prof sozinho.. o homem basicamente deu.lhes a volta a transformou o nosso trabalho numa bela merd£!nem eu nem ele agora queremos por o nome no trabalho... odeio big egos!

    ResponderEliminar
  24. Tens mais que razão para estares assim, realmente essas coisas tiram qualquer um do sério.
    Uma vez também me disseram que eu e toda a turma tinha-mos feito plágio porque todos abordamos os mesmos pontos do envelhecer humano. Ora se o idoso vai perdendo capacidades de filtração renal, que mais poderiam querer que dissemos? Que mudássemos o nome do orgão só para não ser igual?
    Realmente os professores orientadores têm com cada panca que jasus... ninguém compreende.
    Tenta relaxar um pouco!!!
    Bjs

    http://valterclaudio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Esse professor é um estupidão! Merecia 20 cadeiras na cabeça ninguém entende!

    ResponderEliminar