19/12/2011

Tradições de Natal, Sim ou Não?

Se bem se lembram, eu disse que não me interessava presentes, nem o lado consumista do Natal desde que a família estivesse reunida. Parece que este ano não vou conseguir o que pedi. Os meus avós maternos este ano não vêm passar o Natal cá a casa. Já estão velhotes para conduzir durante a noite, e em vez de nos pedirem para os ir buscar e levar, preferiram combinar a sua ceia com outra parte da família com quem não nos damos, para não nos dar trabalho, dizem eles. Por isso este Natal vamos ser poucos mas bons. Espero que a noite, e o dia 25 sejam bem passados, apesar de a família não estar completa.

Mas do que vos venho falar hoje é das tradições de Natal.
Há uma coisa que cá em casa nunca fazemos: seguir a tradição em relação à comida.
Nem me lembro da última vez que comi bacalhau ou peru na ceia de Natal. Ás vezes como cataplana, outras borrego no forno, lulas cheias, polvo à lagareiro...Mas este ano a minha mãe não sabe o que há de fazer...eu já lhe disse para fazer um belo de um rolo de carne com fiambre, queijo e bacon mas ela não está muito interessada...Vamos ver qual acaba por ser a ementa escolhida!

Outra das coisas que nunca fizemos, foi esperar até à meia noite para abrir os presentes. Quando eu era criança ninguém me aguentava até à meia-noite, e como os avós gostam de se deitar cedo também não se importavam de despachar logo a coisa. Depois veio o meu irmão, e mais tarde a minha priminha, e por isso já se sabe, onde há crianças é quase impossível esperar até à meia-noite...

O Pai Natal raramente cá passou...houve um ano que o meu tio se mascarou, mas quando foi pegar no meu irmão ao colo (tinha ele uns 5 aninhos) ele perguntou logo o que raio fazia o tio mascarado de pai Natal, e pronto acabou logo com a piada da coisa...

Dia 25 nunca fazemos nada de especial...comemos normalmente só nós cá de casa os restos da noite anterior, e passamos a tarde a ver filmes de Natal. Normalmente o resto da família não se junta a nós, só mesmo na noite de dia 24...

E vocês, seguem as tradições de natal à risca ou criam as vossas próprias?

1. eu sou a favor da mudança, mas gosto de seguir algumas tradições como é o caso do peru ! mas é no inovar que está o ganho :)

2. Eu sigo algumas tradições.
    Aqui no Alentejo passamos até à meia-noite com a família, mas depois dessa hora vamos para a "missadela", é passar o resto do serão com amigos.
    Já o dia de Natal almoçamos com a nossa família e passamos a tarde a jogar, ou se tiver bom tempo vamos dar um passeio ao campo. É bom :)

***gosto do teu blog :)

3. Não sigo a tradição à risca, mas reunimos a família no 24 e no 25!

4. Normalmente não seguimos a tradição à risca, mas tentamos sempre reunir a família.
    Bem espero que tenhas um bom Natal ^^

5. Também não seguimos a tradição à risca, mas é sempre bom ter a família reunida nesses dias ... tenho saudades do Natal quando era criança :)

Um bom* Natal para ti Pretty

Beijito* e uma boa* semana :)

6. Eu sempre esperei até à meia-noite para abrir os presentes :) a família é de longe e quase sempre fui para lá, mas estes dois últimos anos não tem dado :( a comida costuma ser a tradicional, o bacalhauzito cozido (e eu que não gosto nada, mas no Natal já me habituei :P) até que acho piada a estas tradições! **

7. nós passamos a noite de 24 em casa da familia do meu marido, a ceia de natal é composta por 2 tipos de bacalhau, muitos frutos secos, muitos doces tradicionais, queijos persunto e todo o tipo de bebidas. A seguir à ceia jogamos ao bingo, a dinheiro e depois vamos abrir as prendas por ordem de idade, o mais pequeno é o 1º, acabamos isto muito , muito tarde. No dia 25 vou aos meus pais e normalmente o almoço é peru e destribuimos mais prendas. É assim o meu natal.

8. Confesso que sim...sigo a maioria das tradições ou melhor nós cá em casa seguimos :))
    Dizemos sempre que este ano não nos vestimos de Pai Natal o certo é que no final acabamos por nos vestir eheheh. Mas este ano! Continuo a insistir! É o dito ano em que não nos vamos vestir :O
    Quanto à comida, sim sem dúvida bacalhau é indispensável no dia de Natal :)
    E também raramente esperamos até à meia noite especialmente devido aos avós. Agora no que toca a família. Infelizmente desde que o meu avô materno faleceu que praticamente somos sempre a família mais chegada a celebrar este dia. Somos poucos mas bons :D é o que importa :DD

9. As minhas tradições são muito parecidas às tuas xD nunca esperamos pela meia noite, nunca comemos bacalhau nem peru e não me lembro da ultima vez que fizemos alguma coisa produtiva durante o dia 25 sem ser comer chocolates e ver filmes xD

ecoutemoiregardemoi.blogspot.com

10. +-... cada familia tem a sua e eu gosto da minha, acho que ficava triste se mudasse...
    dia 23 é pra embrulhar as prendas - dai o meu voo ser dia 22 xD
    24 é passado com os pais, avó, tia e primos!:D eu e os meus pais dormimos na casa da minha avó e 25 ala para casa da minha tia (irma do pai desta vez). final do dia 25 é chegar a nossa casa e debaixo no nosso pinheiro ainda haver 1 prenda para cada um (assim o natal dura bueeeeee)
    isso e doces!:D

vais ter um natal optimo na mesma!:D****

11. Acho que a única tradição é mesmo a do bacalhau, até porque a da meia-noite dos presentes acabou assim que percebemos que os meus avós não se aguentavam até lá : )
    Mas tenho saudades de ter uma mesa com 12 pessoas, lá isso tenho :p

12. Eu não sou grande amante do natal. Não é uma data que me dê especial prazer comemorar, talvez pela minha escolha religiosa, ou melhor, falta dela, ou então por simplesmente nunca ter achado piada.
    Quanto ao que comer, no natal é sempre o misto de tortura, não sou fã de bacalhau, muito menos cozido, por isso sou completamente a favor de se mudar a ementa =P

O que eu gosto mesmo do natal são os doces que se acabam por fazer nesta época, as filhoses, sonhos rabanadas e tantos quais possamos imaginar =P
    Agora perguntas-te tu, um boneco da michellin a falar de doces... pois é, mas no natal é impossível resistir =P

Beijinho

13. Cá em casa levamos algumas coisas à risca :) as prendas só se abrem mesmo à meia-noite, por exemplo. A comida varia entre perú, polvo e bacalhau. Normalmente, são as sobremesas que vão sofrendo mais alterações :P

14. Eu gosto de tradições e tenho pena que hoje em dia já não se cumpram. sempre gostei do Natal , da reuniao da família, do bacalhau em cima da mesa, das prendas só na manhã do dia 25. Enfim, se puder, vou tentar mantê-las e não deixar que se percam :D

15. Eu gosto das tradições de Natal, fazem parte do que é para mim o Natal, mesmo que não tenham nenhuma utilidade :) Nós esperamos sempre pela meia noite no dia 24 para abrir os presentes, quando eramos pequenos até contávamos os minutos, e a ânsia tornava o momento muito especial (mas nunca vimos pai natal nenhum)! O bacalhau na ceia também é tradição e nunca faltou, só eu é que como outro tipo de peixe porque ODEIO bacalhau cozido (se fosse com natas ou à brás, já ia!). E pronto, é isto. No dia 25 passamos com a restante família toda, trocamos mais presentes e passamos o dia a comer (claro), a conversar, jogar jogos e a ver os filmes de Natal :) Só tenho pena de sermos cada vez menos à mesa, mas lá de cima sei que nos acompanham sempre :)

16. Eu concordo com o teu comentário, também não é fácil ter paciência para nos aturar com as nossas crises existenciais xD mas também não é fácil não sentir inveja :)

17. Para mim cada um festeja o Natal como quiser. Eu não costumo gostar muito de certas tradições...

18. Aqui em casa somos só três mas comemos sempre bacalhau com batatas no dia 24 e eu faço questão de abrir as prendas apenas depois da meia noite :b
    Dia 25 somos 4 xD E apenas almoçamos. Depois à tarde cada um faz o que lhe apetecer.

19. São mesmo querida :D
    Em casa da minha irmã, onde passamos o natal eles abrem antes da meia-noite, depois eu e os meus pais chegamos a casa e já passa da meia-noite, mas acho que se passasse em casa não aguentava esperar muito tempo :p

20. olha por cá como este ano é o primeiro com o meu homem, muita coisa vai ser diferente, porque seremos mais, vai haver bacalhau e borrego. quanto às prendas gosto de esperar pela meia noite, de resto no dia 25 é mesmo descansar, ver filmes e este ano claro muito bem acompanhada:-)

21. Em minha casa, à meia-noite, mascaro-me de Pai natal, mais a mana, e distribuímos as prendas.

22. Pois lá em casa também é um bocadinho assim se bem que na noite de Natal ninguém escapa ao bacalhau, o que a minha mãe faz é mudar de receita todos os anos, mas sempre bacalhau. Quanto aos presentes, tentamos sempre aguentar até o mais tarde possível mas quando há crianças é difícil.

23. Eu sigo algumas tradições e outras não.

24. Olá :)

Vim retribuir a visita, eu faço as minhas próprias tradições.
    Eu e a minha mãe fazemos os bolos e os doces e rimos por tudo e por nada e depois e a família mais chegada avó e avô, pais e cães... e muita harmonia.
    Penso que aí reside o espírito de Natal

Beijinho

25. hahahah!! yesh! com aqueles avisos todos até me assustaste, és tão gira!!!:D (muahahah, eu sei como és, tão engraçado!:D)
    foi parte da nossa adolescencia.... tinhamos de fazer destas parvoices! xD

va laaaaa deixa-me publicar o comment!!!! xD

26. Eu acho que devemos manter as tradições. Eu não amo batatas com bacalhau, mas nesse dia não reclamo porque é isso mesmo TRADIÇÃO. Não sei acho super giro manter, mas realmente chegar à meia noite com crianças não é fácil. Na minha família também não esperamos e somos muitos.

Beijo,
    www.sweetstylishblog.blogspot.com

27. AHAH , eu cá sigo bem mais as regras :bb

Achei imensa piada às comidas de que falas , porque o meu namorado tem família algarvia e também come muitas vezes cataplanas , lulas cheias , polvo e coisas assim . Estou a ver que é tradição do lugar :)) Aqui no norte consomem-se mais as carnes , daí eu reparar na diferença +.+

Sim , aqui o BA também é o bar académico , que é gerido pela associação académica da universidade :)

28. por aqui come-se normalmente bacalhau :) e espera-se pela meia noite para abrir os presentes :) **

29. A nível da alimentação a minha família respeita...como sempre o bacalhau e o borrego :) Agora quanto às prendas...quando era miúda tinha que aguardar até à meia noite...agora que já cresci, e já temos crianças na minha família às 10 horas já abriram, quanto a isso não consigo mudar, e talvez seja por isso que adoro o espírito natalício :)

30. acho que sou muito tradicional nesta época, tento não fugir muito aos costumes habituais, porque gosto. posso adaptar alguns pratos típicos por exemplo, mas pouco foge para além disso. faço questão de seguir o natal á risca =)

31. Por cá é um bocadinho como tu, acabamos por criar a nossa própria. E também não conseguimos aguentar os miúdos acordados até à meia noite.