10/01/2012

Tudo chega a um fim


Parecendo que não, esta é a minha última semana oficial de aulas enquanto aluna universitária. E é muito estranho se querem saber. Depois de 6 anos, habituadissima a esta vida, de repente ir ficar longe de todos aqueles que conheci, desta rotina e de tudo mais, está-me a deixar confusa...Nem sei se já estava "preparada" para este passo, até porque já nem sei se fazer um estágio é a melhor opção para mim...
Depois de 6 anos neste curso, foi só em mestrado que me comecei a aplicar, porque foi aqui que ganhei gosto pelo que ando a fazer. Agora que estava na melhor fase a nível universitário (notas altas, amigos feitos, matérias interessantes), enfim mas tudo acaba, e o fim desta etapa está próximo, muito próximo...Todos nós já passamos várias etapas a nível escolar...Passar de escola em escola, perder amigos, ganhar outros...Mas o que me está a fazer confusão é que o meu percurso enquanto estudante (num futuro próximo) acaba mesmo aqui. Já não há a situação de entrar noutra escola, de conhecer novas pessoas, de estudar novos assuntos. Acaba aqui, simplesmente. E por isso faço tensões de aproveitar o melhor que poder estes últimos tempos (começo a estagiar daqui a um mês e pouco) e por isso mesmo tenho uma questão para quem já passou por esta situação: Como correu convosco esta transição?

24 comentários:

  1. a minha correu bem, no inicio foi complicado mas acabou por correr bem :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim não foi uma grande transição, trabalhava e estudava, continuei a trabalhar no mesmo local. Quando estava a terminar a faculdade fiquei grávida e tive o meu filho faltava entregar a tese, acabei por fazer mais cinco cadeiras em vez da tese. O meu filho foi a maior e melhor mudança na minha vida e continuar a estudar é sempre possível, qunado ele tinha dois anos fiz uma Pós- graduação e um dia quero fazer um mestrado e um douturamento. Aprender mais é sempre possível, seja em que idade for.
    Boa sorte na tua transição e no teu estágio.

    ResponderEliminar
  3. Eu como mudei de curso e de escola para mim não foi tão complicado quando comecei a estagiar. A minha vida académica tinha ficado toda na primeira. E apesar de ter sido uma mudança necessária, foi realmente difícil deixar três anos da minha vida para trás e recomeçar do nada num outro lugar e sem conhecer ninguém.

    Aproveita estes últimos tempos na Universidade amora, porque são os melhores.

    Mas, não te preocupes com a nova fase, com certeza que ela te trará também coisas novas e únicas :)

    Bom* dia amora :D

    ResponderEliminar
  4. Quando acabei o curso fiquei triste... sempre gostei muito de estudar, era a paixão da minha vida. Mas gosto do que faço, entretanto voltei a estudar (mestrado) e a paixão voltou, mas não é a mesma coisa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Vais ver que depois habituaste a essa nova etapa!

    ResponderEliminar
  6. eu acho que ainda estou nessa transição e está a ser complicado :( porque ainda não arranjei emprego, mas de resto sabe bem... o sentimento de objectivo cumprido, mas não deixa de ser estranho, pensar que nunca mais vamos ter aulas, não nos vamos poder baldar, chegar atrasados, ter intervalos... bhaaa! Boa sorte para ti ****

    ResponderEliminar
  7. Sei bem o que custa mas tens que ver o lado positivo, uma nova fase está a caminho :)

    ResponderEliminar
  8. Eu tb trabalhava e estudava desde início! Mesmo assim, depois da universidade senti uma quebra muito grande no meu círculo de amigos, para não falar das rotinas do ir tomar café, das idas à biblioteca, das jantaradas e claro no trajeto casa-trabalho; trabalho-casa.

    São fases, o que tiver de se manter...mantém-se!

    Beijo
    Carla Cunha

    http://alwaysbeautiful-by-carlacunha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Foi tão assustador.. eu não tinha vontade de deixar de estudar ainda!! Adorava a vida de universitária.. assim sendo, arranjei um trabalho que me permite ter um horário flexível e meti-me num novo curso :D

    ResponderEliminar
  10. Deve ser como fechar um ciclo. Acho que quando for comigo vou sentir o mesmo :s

    ResponderEliminar
  11. São mudanças que temos de saber viver, mas nem tudo fica perdido, pois haverão sempre convívios com as amizades criadas, haverão conversas interessantes sobre as recordações vividas...enfim..só se perde mesmo o rumo escolar, mas existem pessoas que nem isso largam. Têm gosto em estudar e se cultivar em conhecimento que continuam a tirar cursos e mais cursos :) Não querendo dizer que estes cursos possam ser seguidos.

    ResponderEliminar
  12. Acabei há um ano e meio... comecei logo a trabalhar. O que me faz mais falta é o tempo livre, é poder gerir o meu dia consoante o que achava que era certo. Também sinto muito falta de estar com as minhas amigas da universidade. Enfimm o tempo vai passando..mas as saudades ficam!

    ResponderEliminar
  13. A minha transição foi calminha... fiquei com uma (uma!) cadeira por fazer porcausa de erasmus por isso estava a acabar o curso e a estagiar! Ainda por cima tinha2 grandes amigos da minha turma a estagiar na mesma empresa, foi quase como se não tivesse saido da fac xD
    As amizades ficam mais sólidas, e dá para ver que é amigo para guardar e ter a vida toda e quem se perde conforme o tempo passa.

    (estou para aqui a falar e voltei à fac - mas daqui a nada saio de novo!)

    procura o meu email saraestevesm@gmail.com se não der tentamos de outra maneira ;P

    ResponderEliminar
  14. já mandei, espero ter acertado!
    opah, és Martins??!! morri! eu também xD

    ResponderEliminar
  15. No inicio sabia bem não ter nada para fazer, mas depois foi complicado, trabalho não aparecia, farta de estar estar em casa sem fazer nada. Saudades dos amigos... Mas depois habituei-me, e continuamos a marcar jantares para matar as saudades :)

    ResponderEliminar
  16. Apenas te posso desejar boa sorte.
    Como enfermeiro, no meu curso temos estágios desde o primeiro ano do curso.
    Sempre gostei da fase dos estágios, é quando começamos a ganhar a nossa autonomia e começamos a mostrar aos poucos a nossa postura e forma de trabalhar enquanto profissionais.
    Vais ver que vais gostar bastante, como diz uma amiga minha "curte o momento" ;)
    Beijinho

    http://valterclaudio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Ainda não cheguei a essa transição, mas estou no ultimo ano da minha licenciatura, porém penso que ainda terei um longo mestrado pela frente :) Mas sim, eu penso como tu, porque também já pensei nisso.

    ResponderEliminar
  18. Essa transição não foi fácil, os laços que tinha com as pessoas, com quem estava todos os dias e que eram meus amigos (eu pelo menos assim os considerava), perderam-se quase que por completo. É triste, mas é mesmo assim.
    Quanto ao estágio, o meu foi péssimo, mas ainda assim não me arrependo de ter feito essa escolha, pois aprendi e cresci muito.

    ResponderEliminar
  19. Passa rápido o tempo não passa? :/
    Vais ver que vai correr tudo bem :D

    ResponderEliminar
  20. Aproveita linda! Não foi uma transição difícil para mim porque não criei grandes laços na universidade. Criei sim no estágio e esses mantenho até hoje :) Além disso, ainda tenho pesadelos com as frequências e exames! ahah Não tenho saudades nenhumas!

    ResponderEliminar
  21. Confesso que também me faz confusão e quando chegar a minha vez (mais um ano se tudo correr bem!) também me vou sentir assim.

    Muita sorte :)

    ResponderEliminar
  22. Eu compreendo-te muito bem mas no meu caso não fiquei 100% contente com o meu curso, precisava de algo mais. A transição para mim foi fácil, pois continuei a fazer o trabalho que já fazia na faculdade. Mas foi estranho deixar uma rotina para trás. Nós adaptamo-nos sempre a tudo, de uma forma ou de outra :)

    ResponderEliminar