13/02/2012

Baú das Recordações


Lembram-se deste post? Pois é, hoje vim-vos mostrar uma das coisas que encontrei na minha arrecadação, e que por acaso, andava à sua procura à uns bons anos. 
Uma das memórias de infância que tenho, é da minha mãe cozinhar algumas coisas com base no seu livrinho pessoal de receitas. Lembro-me de desfolhar todas as páginas em busca de inspiração, e gostar muito de ver o que ela por lá escrevia. Trata-se de um livrinho que ela escrevia com a minha idade (durante os anos 80), mas que com a mudança de casa, ficou perdido durante quase 10 anos. E finalmente encontrei-o!! Mostrei-o toda contente à minha mãe, e ela disse que ele estava muito velhinho e devia ir para o lixo. Ia-me dando uma coisinha má. Disse-lhe logo que nem pensar, era uma recordação muito bonita, e que eu ficava com ele.
Mas tal como a minha mãe, também eu tenho um livrinho de receitas, no qual escrevo à mais de 10 anos. Sim, porque enquanto as minhas amigas brincavam com barbies (não é que não brincasse também), eu preferia cozinhar, limpar a casa, passar a ferro, coser botões...(Sim com uns 10 anos, acham normal??)
Ora bem, este meu livrinho é a minha bíblia da culinária. Guardo as minhas receitas favoritas aqui, e espero que ele passe através de gerações. 
Por isso hoje, vou-vos mostra o livro de culinária da minha mãe, e o meu. Espero que gostem!

O dela

O meu

27 comentários:

  1. Que engraçado. Sabes que ando tentada a fazer um para mim. Fica registado aquelas receitas muito nossas. Aqueles segredos de família e coisa e tal. Muito bem! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. que giro, é uma bela recordação! :)
    a minha mãe também tem um caderninho desses onde ela escrevia e colava receitas que apareciam nas revistas e assim, acho-lhe muita graça. Já eu também tenho um, mas acho que só escrevi 2 ou 3 folhas, LOL, não sou muito dada à cozinha...

    ResponderEliminar
  3. Isso é um segredo de familia!!lol.Os livros de receitas têm sempre disso!

    ResponderEliminar
  4. qe giiro! a minha mae tbm tem um livrinho assim :) acho óptimo qe o guardes como recordação, óbvio!! eu também tenho um, pequenino e com poucas receitas, mas depois hei-de arranjar um como o teu, mais engraçadito!

    ResponderEliminar
  5. São os dois muito bonitos, cada um à sua maneira. Eu adoro cozinhar, mas não escrevo as receitas, simplesmente imprimo-as da net. Confesso que não tem o encanto das tuas, escritas num livrinho é muito mais especial!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe também tinha um livro assim, acho tão engraçado. Hoje em dia, já quase ninguém tem, simplesmente vê na net, ou compra revistas de culinária. Mas gostei muito de ver o teu livro e o da tua mãe, super fofinhos. beijinhos http://beautyandfashionalways.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe também tem assim cadernos antigos de culinária e um baú cheio de cartas de amor :')

    ResponderEliminar
  8. A minha mãe guarda a receitas num caderno, já eu não guardo nada:)

    ResponderEliminar
  9. Mas que bela ideia... também tinha um livro de receitas assim mas perdi-o nas mudanças.

    ResponderEliminar
  10. Tão giro :D Essas coisinhas são tão bonitas para recordar *.*

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Que boas recordações..passado 10 anos..que engraçado! Gosto de ver a diferença entre o caderno na nova geração (por tópicos) e o de antigamente ( texto todo corrido). Muito bonito mesmo :)

    ResponderEliminar
  12. que fofinhos! e devem ter receitas bem boas *.*

    ResponderEliminar
  13. Que giro ;)
    É algo que devem continuar a guardar, religiosamente.

    ResponderEliminar
  14. oiee

    adorei o post!!!!
    minha mae tbm tinha...mas se perdeu depois de tantas mudanças,mas eu estou fazendo o meu :D

    boa semana

    bjoooos

    http://lucianarodriguesrg.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. adoro essas coisas =) ainda no natal andei de volta dos vários livros de receitas da minha avó, verdadeiras relíquias!
    eu n tenho nenhum livro meu (tb n gosto de cozinhar lol) mas gostava de ter um para escrever as minhas receitas de bolachas =D

    ResponderEliminar
  16. Wow já não se fazem mulheres assim ehehe eu nunca brinquei com barbies as minhas brincadeiras baseavam-se em inventar algo que fazer no fim do mundo onde morava lol O livro está muito bem conservado, que relíquia :D beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu também tenho o(s) meu(s) livrinho(s) :D

    Boa comparação, lindos, cada um à sua maneira!

    Verdadeiras relíquias!

    ResponderEliminar
  18. Muito bom,
    recordar é viver, já dizem os sábios.
    beijos

    ResponderEliminar
  19. Oh que coisa lindinha *-*

    Guarda sim, as recordações boas são para manter sempre connosco :))

    Obrigada minha linda pelos teus comentários nos meus poemas, quem sabe se um dia o meu livro não estará numa livraria? :P

    É um sonho meu, vamos ver :)

    Beijito*

    ***

    ResponderEliminar
  20. Muito bonita esta tua ideia!
    e continua que vai valer a pena...

    ResponderEliminar
  21. Tão giro teres essas recordações já tão antigas. Eu também tenho um livro de receitas mas ainda tem pouca coisa, é igual a este: http://4.bp.blogspot.com/_iJhCJ6XILhs/TORSo4aVq9I/AAAAAAAAAUw/tDju_Oc_8Vk/s1600/HPIM2195.JPG

    ResponderEliminar