24/02/2012

A menina dos meus olhos

Hoje apeteceu-me falar sobre a minha gatinha, e como ela entrou nas nossas vidas cá em casa. 

Fui daquelas crianças, que passava a vida a pedir um animal de estimação aos meus pais. Um animal de estimação a sério, queria um cãozinho ou um gato. Ouvia sempre um redondo não, e o mais próximo disso que consegui, foram peixinhos ou cágados. O meu pai dizia que odiava gatos, e adorava contar as historias de adolescência, quando prendia cascas de nozes às patinhas dos gatos vadios, para eles saltarem como nunca. A minha mãe, dizia-me que não porque faziam muita porcaria, e roíam tudo. Quando tinha 19 anos, consegui pela primeira vez enfiar um gato em casa. A minha amiga foi de férias, e fiquei a cuidar do gato persa dela durante duas semanas. Escusado será dizer, que o gato era o bebé do meu pai, andava com ele ao colo e falava como ele, como se de uma criança se tratasse. E eu a pensar "dizia ele que não gostava de gatos..."
O gato foi-se embora e comecei a ver as mentalidades a mudar cá por casa.
Um dia, andava a minha mãe a pesquisar gatos persa na net, quando vê esta foto mais fofinha, num conhecido site de compra e venda:

Escusado será dizer, que só descansamos quando esta bolinha de pelo chegou à nossa casa. Foi no Natal de 07 que a fomos buscar. Preparamos o enxoval completo para a receber (quase que parecia que ia nascer uma criança) e lá fomos com a transportadora buscá-la à dona. Foi impressionante como ela se habitou tão bem à sua nova casa. Como era Inverno, adorava dormir no pescoço do meu irmão, e ganhou o hábito de me acordar de manhã com lambidelas e dentadinhas (coisa que faz ainda hoje).
E nós nunca mais fomos os mesmos. Falando por mim, ganhei muito mais empatia e gosto pelos animais. 
Só quem tem um animal percebe como é possível perdoar a porcaria que fazem, os cortinados rasgados, o sofá roto, o bife que desapareceu ou a mantinha polar que ganhou novo dono. O amor que sentimos pelos nossos animais é tão grande, e dão-nos tantas alegrias, que perdoamos qualquer diabrura que façam, e já não imaginamos a nossa vida sem eles. Digam lá que não é verdade? Agora quero saber, quem tem animais de estimação? Cão, gato ou outro qualquer?

36 comentários:

  1. Também tenho uma gatinha em casa e é uma alegria :) As risadas de quando ele leva as mantas pela casa fora, as horas que ela passa a brincar com as bolinhas e palhinhas e o carinho que nos dá, e o mimo que ela pede :) É verdade que já não me imagino sem a companhia dela! :) beijinho

    ResponderEliminar
  2. ohhhhh que fofiska....emprestas me? so por uns dias ? :D

    ResponderEliminar
  3. A minha história com animais é exactamente igual à tua. O meu pai nunca quis nenhum porque dizia que faziam porcaria, cheiravam mal e estragavam coisas em casa. A minha mãe sempre foi mais aberta, mas também nunca aceitou muito bem. Tive imensos peixes à custa disso porque não davam trabalho, não cheiravam mal e não estragavam nada.

    Consegui ter uma cadela aos 12 anos porque foi um casal amigo que ofereceu à minha tia e ela conseguiu convencer os meus pais. Mas mesmo assim, passado 4 anos, tive que a dar porque o meu pai cismou que na nova casa, para onde nos iamos mudar, o condomínio não permitia animais.
    Custou-me tanto e hoje ainda me vem uma lágrima aos olhos quando penso nela. Nunca mais a vi e nunca mais soube nada... :(

    A partir daí, tive uma tartaruga em 2007. Mais um bicho que não fazia muito, por isso ideal. Continua ela no seu aquário, está enorme!

    Em 2010, a minha irmã queria um animal e decidimos adoptar uma gatinha. Andei a pesquisar no facebook e no adopta-me.org e encontrei a minha gatinha, com apenas 2 meses. Conversei com a veterinária que a tinha e adoptei-a. Foi a melhor coisa que fiz. Derreteu toda gente aqui em casa, inclusive o meu pai. Agora é a menina dos olhos dele! :) E com ela, aprendi novamente amar animais. Trata-me como se eu fosse a "mãe" dela e eu adoro isso. :)

    Bem, o comentário já vai longo. Mas foi para contar um pouquinho da minha história com os animais.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho uma gata rasada de persa e é o bebé cá de casa. É uma mimada que se perdoa tudo o que ela faz :p
    Ela também me acorda da mesma maneira que a tua e às vezes é mesmo chatinha, só sabe lamber x)
    É linda +.+

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma cadelinha desde 98 que é a minha paixão. Tenho tantas saudades dela, visto que ela está em casa dos meus pais em Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho nenhum, mas gostava muito de ter um anão. :|

    ResponderEliminar
  7. Já tive dois gatinhos quando era pequenina... agora não tenho nenhum, mas mais tarde ou mais cedo vou voltar a "adoptar" um gatinho! O teu é lindo :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro animais...dão muito trabalho mas é mesmo assim! Tudo que é bom dá trabalho! Tenho desde pássaros (4), cães (3) e uma gata, persa também! Tenho uma relação muito especial com os yorkies e com a persa! Digamos que os animais normalmente adoptam uma pessoa como a dona ou a líder...e eu sou a dona deles três :D ... principalmente da Nina (a gata)! Temos uma relação muito especial! O pior é quando viajamos e temos de os deixar ao cuidado de outras pessoas. Custa muito! Vou sempre com o coração partido e conto os dias para regressar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tenho um cão cruzado de Boxer com Perdigueiro. Todo negro com uma mancha branca no peito, e uma outra pequenina numa pata. Chama-se Atila! :)

    ResponderEliminar
  10. Coincidência!!!Comecei o dia no blog a postar fotos dos meus gatos, são 2 e foram adotados, tinham sido abandonados, logo conto a história toda no meu blog!!Parece que dedicámos este dia aos nossos bébézinhos=^.^=que fofura!!

    ResponderEliminar
  11. Os meus animais são pacíficos, peixinhos de água quente e um camarão :D

    ResponderEliminar
  12. Que liinda **

    - também tenho um menino dos meus olhos :P

    ResponderEliminar
  13. Ohh gatinha tao bontita :D, concordo plenamente contigo, tenho dois caes e gosto tanto deles, que ja nao sei mesmo como seria a minha vida sem eles mesmo com as "patetices" que fazesm. Quando vejo um aninal na rua ficou com imensa pena e com uma enorme vontade de o trazer para casa.

    beijinho

    http://mygoldsecret.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Oh eu quando tiver uma casinha minha quero ter um espaço verde só para os meus animais para que, eles possam correr de um lado para o outro, adoro *-*

    ***

    ResponderEliminar
  15. Eles são uns doces completos...e dão-nos tudo.
    Tive uma Micas, uma cadela maravilhosa, que morreu em Julho com quase 17 anos. Foi uma companhia permanente numa casa onde convivia com os meus 4 filhos e foi sempore disputada por cada um deles.
    Demos-lhe todo o amor que tínhamos... e ela fez o mesmo a cada um de nós!

    ResponderEliminar
  16. Oooh tão linda, adoro gatos. Tenho uma gata e um cão e sim, já n vivo sem eles, são como se fossem meus filhos (+ a gata) =)

    ResponderEliminar
  17. ai.. eu não gosto de gatos.. acho qe eles me vão atacar a qqr momento. juro qe fujo deles!

    ResponderEliminar
  18. Eu adoro ter animais :) Neste momento tenho um casal de cães, que são a minha melhor companhia. Tenho também um cagado :p

    A tua gata é muito bonita :)

    ResponderEliminar
  19. Identifiquei-me tanto com o que escreveste...eu chorava "baba e ranho" para ter um cão...nunca consegui. Só agora que me juntei é que tive mais que um peixinho ou um piriquito. A tua gata é tão fofinhaaaaaaa:D Eu tenho a Kimara a minha boxer maluca :)

    ResponderEliminar
  20. Olha que fofa, e eu nem sou muito de gatos :)

    ResponderEliminar
  21. Eu tenho uma cadela. Adoro-a *.*
    Apesar de não estar sempre ao pé de mim, gosta de estar a dormir o dia todo no sofá, à noite acompanha-me sempre a ver as minhas séries na cama e faz-me imensa companhia, porque estou sozinha o dia todo :b

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho uma égua velhinha e o gato do meu filho. O gato é o diabo com pêlo fofinho. Só faz asneiras atrás de asneiras!
    A égua é a maior das doçuras!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Eu quero um coelho anão, mas o meu pai não me deixa ter. Só quando tiver a minha casa... :(

    ResponderEliminar
  24. Que coisa mais fofinha ;) Eu tenho um cão, tinha um gatinho, mas ele desapareceu :s

    ResponderEliminar
  25. Eu não me lembro de ter pedido tanto por um animal de estimação confesso, mas mal vi a minha cadelinha em bebé foi amor à primeira vista e não desistimos (quer eu quer a minha mana) de pedir aos paisinhos a cadelinha! Os pais queriam a todo o custo um cão! Para não ter filhos...dito não feito, pois assim que levamos a cadelinha tinha ela 16 mesinhos por aí quando a malandra teve bebés! Escusado será dizer que ficamos com todos! Tínhamos no total 5 cães, até um acidente nos ter roubado uma menina linda. Fora isso a nossa família de 4 caninos sempre continuou connosco. Já lá vão 12 anos (se não mais). Até agora não se notava a diferença de idade pois são rafeiros e pequeninos, no entanto cada vez mais se nota o peso da idade. Embora continuem muito brincalhões, já têm dificuldade em saltar para cadeiras ou até mesmo para nós...já têm alguma dificuldade em correr, embora no inicio pareçam flechas no final da corrida estão completamente esgotados! Mas são um sonho, e fazem verdadeiramente parte da família, por mais asneiras que façam (sim porque também levam "tatau" quando necessário) há sempre o perdão que vem por trás. E o mais incrível é assistir ao perdão deles. Já alguma vez sentis-te que o teu animal de algum modo te pediu desculpa pelo que fez? Eu já, e é um sentimento incrível de honestidade. Por mais que me digam que animais são animais, para mim animais são como nós, têm de igual modo sentimentos e sabem quando estamos tristes ou zangados com eles :)

    ResponderEliminar
  26. Desde que casei, só tive um esquilo. Morreu ao fim de dois anos e nunca mais quis ter um animal. Estava grávida e fiquei de rastos.
    Mas os meus filhos gostam tanto de animais que eu tenho mesmo pena, pois vivo num apartamento...

    ResponderEliminar
  27. Tão linda a menina dos teus olhos e que olhos tão ternurentos.
    Bjstos
    Bom Sabado

    ResponderEliminar
  28. Antes de mais devo dizer que não gosto de gatos, é animal que não quero ter.
    Passando à frente, zoológico cá de casa é composto por:
    - 1 cão;
    - 2 cadelas;
    - 5 porcos da Índia;
    - 1 peixe limpa fundos;
    - 1 cágado;
    - 1 pássaro fisher.

    E pronto, por agora são só estes.

    ResponderEliminar
  29. Ohhh é tão linda :)) Eu tenho uma yorkshire terrier, e a gata é da minha avó. E os gatinhos nasceram na quinta, são tão amorosos e comilões, e já estão mais pesados! Não há dúvida que os animais são mesmo os nossos melhores amigos e óptimos companheiros. Passo algumas horas sozinha em casa e a minha cadelinha que me faz companhia enquanto estou a ver televisão, no computador. E quando vê uma manta fica toda nervosa e é uma alegria para ela, é tão engraçado.

    ResponderEliminar