18/03/2012

18. Feriado


Quando vi o tema de hoje, sinceramente não sabia muito bem o que dizer. Dando uma vista rápida aos feriados anuais que (ainda) temos, veio-o logo um à mente. O dia do trabalhador (1 de Maio), mais do que nunca este ano ele faz sentido para mim. Apesar de não estar a ser paga, tenho trabalhado (e bem) e percebo cada vez melhor o significado deste dia e o quanto o merecemos.
Quando era pequena, uma das memórias mas engraçadas que tenho, é de passar este dia a passear com os meus pais Algarve fora pela EN125, onde as empresas e lojas que se iam vendo na berma da estrada, iam pondo diversos bonecos de trapos vestidos a rigor, com o tipo de profissão que naquele local existia. Não me lembro bem do nome destes bonecos, tenho a ideia de serem os Maios, mas quando procurei por eles na internet, não consegui descobrir nada...Alguém conhece estes bonecos e a sua história ou nem por isso? Tenho curiosidade de ver quantos de vocês escolheram igualmente este dia para falar de feriados eheh :D

10 comentários:

  1. Um óptima escolha !! :)
    Nunca tinha ouvido falar desses bonecos ... mas agora fiquei curiosa :)
    Haja mto trabalho e de preferência remunerado :)
    Kiss e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Mesmo lindo *.*

    Sigo-te daqui em diante pois adorei e quero continuar a ler-te ^^

    ResponderEliminar
  3. Não conheço esse bonecos que falas, nem nunca os vi :/ Bom Domingo!!

    ResponderEliminar
  4. Eh lá não conhecia essa dos bonecos mas é muito giro.
    trabalho não remunerado é dose...
    Besos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do Dia do Trabalhador na minha terra costumavamos fazer piqueniques com toda a familia nesse dia, era tão giro, montes de familias ao pé da barragem a comer e conviver. Agora a tradição perdeu-se. Uma pena. Nunca vi desses bonecos que falas.
    Bom domingo.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Não é uma tradição somente algarvia pois nos Açores também se fazem. Os bonecos que falaste são chamados de "maios" e enfeitam as portas das casas, as ruas, as janelas. Em Ponta Delgada, neste feriado, há concursos de maios por toda a cidade e as pessoas votam. As escolas também costumam enfeitar as varandas e muitas casas expõem os seus...Estes bonecos saem à rua no primeiro de Maio e são retirados no dia seguinte...

    ResponderEliminar
  7. Um feriado que o actual governo gostaria de suprimir...!

    Os "maios" só os conheço como as flores das giestas... como aqui diz

    http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3810

    ResponderEliminar
  8. Cá nos Açores (ilha Terceira) ainda há a tradição dos Maios! Bonecos de pano do tamanho de pessoas, vestidos a rigor e que transmitem uma mensagem! Apesar de se ver poucos há quem ainda mantenha a tradição de pé!

    ResponderEliminar
  9. para mim feriado que é feriado... qualquer um serve *.*

    ResponderEliminar