10/04/2012

Dicas para perder peso (de maneira saudável)


Depois deste post ontem, várias de vocês me perguntaram qual o meu segredo para perder 3 kg em duas semanas. Para os mais distraídos, tenho feito um apanhado da minha alimentação aqui, aqui e aqui.
De qualquer maneira vou dar-vos algumas dicas que considero fundamentais para quem quer perder algum peso:

  1. Cada um tem o seu metabolismo, eu posso ter tendência para perder peso, mas há quem não a tenha, e por isso devemos adaptar a nossa alimentação às nossas necessidades e modo de reagir do nosso corpo. Não vos prometo por isso que seguindo estes passos percam exactamente o mesmo. Cada um deve ter um plano à sua medida.
  2. Assim sendo, convém também dizer que, como os fritos estão bastante presentes da minha alimentação, só pelo facto de os eliminar perco logo algum peso e ganho saúde;
  3. Tenho como limite as 1200 kcal por dia, sei que se não as ultrapassar não aumento o peso. Assim sendo, se um dia me apetece um doce, faço um jantar mais light para compensar,;
  4. Muita frutinha (mínimo três peças de fruta por dia);
  5. Muita sopinha (sem batata) ajuda a saciar a fome e faz bem que se farta;
  6. 1,5 L de água por dia - indispensável!! (até na pele noto diferença);
  7. Preferência por grelhados, cozidos, assados (com muito pouca ou nenhuma gordura);
  8. Fiambre só perú ou frango e pão só de cereais ou integral;
  9. Exercício sempre que possível;
  10. Comer pequenos snacks entre refeições (bolachas, fruta, iogurte, etc) não ficando longos períodos sem comer; 
Basicamente, utilizo sempre estes dez passos na minha dieta  e tenho sempre bastante sucesso. Não se privem de comer algo que vos apetece muito, só porque estão de dieta. Eu no Verão comi um gelado praticamente todos os dias e cheguei aos 50 kg...Mas lá está, tive de aprender a controlar as kcal e a comer de modo saudável e variado. Escolhia por isso um gelado mais levezinho e compensava mais tarde. Assim o sacrifício não é tão grande, e não nos sentimos tão desmotivados por parecer que nos privaram de tudo o que gostamos!
Outra coisa que aprendi foi ver o verso de tudo o que tenciono comprar. Muitas da vezes nem nos apercebemos das kcal que determinado produto que estamos sempre a comprar tem, nem a quantidade de gordura e outros que tais que tal alimento contem. Já tive muitas surpresas desagradáveis, tanto que acabei por banir da minha alimentação coisas que a uma primeira vista pareciam inofensivas, mas depois de olhar mais cuidado.......garanto-vos que se tomarem mais atenção a esses pormenores vão conseguir fazer escolhas mais saudáveis e responsáveis para a vossa alimentação!

Para quem quiser saber quantas kcal deve consumir por dia é ir aqui. Dá mesmo muito jeito saber acreditem! E pronto não se esqueçam da força de vontade e boa sorte!!


Não se esqueçam que isto é apenas a minha opinião. São coisas que comigo resultam, mas não sou nutricionista e até posso estar a fazer tudo errado. Uma coisa é certa, dou-me às mil maravilhas com elas!

30 comentários:

  1. eu ando com uma garrafa de água de 1.5L há uns dias e não consigo dar conta dela de uma vez....
    :(

    ResponderEliminar
  2. Eu tb ando a (tentar) fazer dieta e a minha melhor amiga tem sido a garrafa térmica, todos os dias bebo 1L de chá diurético! ;)

    ResponderEliminar
  3. O segredo é basicamente a reeducação alimentar, fazer as escolhas certas, comer entre as refeições e se exercitar, não tem muito mistério. Agora esse seu metabolismo é super rápido, rs.
    Eu levei um ano para perder 10kg fazendo tudo isso que falou. Acho que a idade tbm conta, não é? heheh
    Um ótimo dia para você.
    Bjus

    ResponderEliminar
  4. para se fazer dieta é necessário haver disciplina.
    tem que se mentalizar para se conseguirem atingir os resultados.
    Não basta querer, é necessário conseguir.
    bjs*

    ResponderEliminar
  5. Eu também estou em dieta ;) mas não para emagrecer, apenas para ser mais saudável :D

    http://closet2me.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    espero que sigas à regra o que aqui dizes!
    ; )
    Gosto muito de pessoas que cuidam de si.
    Seja da maneira que for.
    Porque, só se vive um vez e... temos-nos de nos cuidar!!!!
    ADOREI.
    FORÇA!
    Bjs linda
    Fica bem

    ResponderEliminar
  7. optimas dicas, eu por acaso tenho sempre mais tendencia para emagrecer que engordar mas confesso que a minha dieta alimentar n é das melhores :x

    ResponderEliminar
  8. Nem mais, eu no primeiro mês perdi 5,4kg! Quando uma pessoa muda os hábitos alimentares, há logo uma grande quebra na ingestão de calorias, logo, quanto menor é a ingestão, mais será o peso perdido! Mas há que ir tendo atenção e não exagerar, para não se cair para o lado :)

    PArabens e forcinha :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei do que passaste. Bastante assertivo e, se efectivamente seguires à risca, temos modelo! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito das dicas :D, ando já a tentar a algum tempo ter uma alimentaçao mais saudavel, mas depois caio sempre em tentação. gostei especialmente da dica de ver o verso dos produtos, acho que assim secalhar acaba por ser mais fácil de nao cair em tentação, no outro dia comi um iogurte grego da danone de morango soube bem sim, mas quando foi a olhar para o verso cada iogurte tinha cerca de 700 e tal Kcal, nunca mais comi ehehhe!

    beijinho, e obrigada por partilhares as dicas :D

    ResponderEliminar
  11. Olá :)

    São efectivamente dicas muito úteis, obrigada pela partilha :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho bastante dificuldade em emagrecer... mesmo no Verão em que me esforcei A SÉRIO, não perdia mais do que dois ou três quilos...

    ResponderEliminar
  13. Adorava saber contar as calorias de cada coisa :p

    ResponderEliminar
  14. Bem, será que posso dizer em público que sei que tu não precisas nada de emagrecer? Estás tão óptima... :)

    lol, mas eu sei que nós nunca temos a opinião dos outros, por isso, queres emagrecer mais quantos quilos?

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sim senhora :) Já sabes como somos, nunca estamos contentes com o que temos =P Quero chegar aos 50 que é o peso com o qual me sinto mais confortável, por isso faltam 3 kilinhos :D

      Eliminar
  15. Querida,
    Que generosa és. Como desejo chegar aos meus amiguinhos 47 kilinhos. Pode parecer pouco, mas dada a minha estatura, volume ósseo, é o ideal. faltam-me perder 5 kg.
    Como foi que os ganhei?
    Falta de exercicio e de água.
    Depois conto as minhas 'perdas'.
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. tb estou a precisar... 3 kg era o ideal... em 3 semanas ja ficava contente...
    hmmm... a ver se sou capaz!!!

    XOXO

    ResponderEliminar
  17. Eu faço quase tudo, só não ligo às calorias.

    ResponderEliminar
  18. E eu que preciso de engordar e não vejo hora de isso acontecer.
    Mas nada como ter uma alimentação saudável, seja a pessoa gorda ou magra :)

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito do seu blog

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  20. dito assim até parece muito fácil;) o meu maior pecado é a falta da água, não sei como consigo, mas há dias em que nem um copo bebo, tenho de me educar, obrigado pelas dicas. Beijões!!!

    ResponderEliminar
  21. Agora resta cumprir à risca esses mandamentos! Gostei das dicas! è sempre bom relembrar o que já no fundo sabemos! :D

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho de voltar à minha!:$ e não me esquecer desse litro e meio(que me tem passado ao lado!:S)



    ****sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar