17/04/2012

Dicas para sobreviver ao processo de fazer uma tese #3


Li neste site estas dicas, e achei que quem as escreveu tinha toda a razão!! Deixo-as por isso por aqui, para vos inspirar!

1. Não esperes por um grande tema de pesquisa. Vai experimentando, as melhores ideias aparecem depois de varias tentativas falhadas;
2. Come bem, dorme ainda melhor;
3. A internet não conta como pausa, liberta-te da secretária mesmo que por momentos;
4. Lembra-te que tens vida para além da tese. Decide o que é importante e arranja tempo para isso!;
5. Decide metas de trabalho antes de ligares o computador todos os dias;
6. Interessa-te pelo trabalho de outras pessoas;
7. Conhece pessoas que te possam ser úteis;
8. Vais provavelmente ter melhores resultados no final do teu percurso de tese, pois é nesse momento que és melhor naquilo que tens vindo a fazer;
9. Tempo passado à secretária não conta como trabalho. Estipula metas, conquista-as e vai para casa; (tenho de me focar principalmente nesta!)
10. Não te preocupes com aquilo que não sabes. Só precisas de ser bom naquilo que estás a fazer;
11. Fazer download de artigos, imprimi-los e deixa-los na secretária não conta como bibliografia revista; (upss)
12. Quando já não consegues trabalhar mais, desliga-te de tudo e pensa no que realmente ainda necessita de ser feito;
13. Simplifica: Faz uma lista de "uma coisa para fazer" por dia;
14. É mais fácil escrever um capítulo quando sabemos como ele acaba;
15. Se não está a resultar, faz de outra maneira;
16. Não uses a perfeição como uma desculpa. Uma tese completa e acabada vence uma tese perfeita mas imaginária;
17. Escrever a tese não vai ser a coisa mais difícil que vais fazer;

Espero que vos dê jeito, eu achei-as muito úteis!

29 comentários:

  1. Eu sobrevivi mas nunca mais fui a mesma! LOL. Queimei os últimos neuronios e agora só digo disparates :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da cinderela! Lol
    Agora a sério, revi-me em muitos desses pontos, são a mais pura das verdades.
    Mas vais sobreviver e fazer uma bela tese! :D

    ResponderEliminar
  3. Eu sobrevivi a um trabalho de fim de curso, duas teses de mestrado.....mas a de doutoramento está a matar-me!!!!
    Mas de facto é verdade "Escrever a tese não vai ser a coisa mais difícil que vais fazer" :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte!;)
    Bjinhu!

    http://closet2me.blogspot.pt/2012/04/o-outfit-foi-assim_17.html

    ResponderEliminar
  5. Eu nem quero pensar quando a tiver que fazer!! Boa sorte!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/bloggers-dinner.html

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que há que seguir isso tudo. E eu que estou quase a acabar a licenciatura, até dá medo pensar nisso. Boa sorte tenho a certeza que vai correr tudo bem ;)

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas e realmente ajudam principalmente estar aberta para ouvir a opinião e ideia de outros, afinal dizem que os melhores são aqueles que sabem ouvir e extrair as melhores ideias e não aquele que sempre tem uma ideia, mas não consegue desenvolvê-la.
    Desejo um excelente dia para você!
    Bjus
    Rafaelando

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente :)
    Lembro-me dos dramas que foi escrever a minha, mas escrevemos e pronto. têm razão numa coisa, no dia que soube como ia acabar a minha aquilo escreveu-se num instante :)
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  9. Parecem-me dicas muito úteis! :D

    Felizmente eu não tenho de fazer uma tese mas sim um relatório de mestrado, e só para o ano (no 6º ano). Ainda bem, porque senão estudar para o exame da especialidade e ainda fazer uma tese de mestrado iria ser muito complicado ;)

    Beijinhos e boa sorte :D

    ResponderEliminar
  10. É isso mesmo. Precisas de um esquema, de definir tarefas.

    ResponderEliminar
  11. Adorei as dicas! Tenho a certeza que um dia me dará imenso jeito :)

    ResponderEliminar
  12. Ah ah, ri-me imenso com alguns comentários!! xD

    ResponderEliminar
  13. Agora não me fazem muita falta e não tenho a certeza se um dia me farão mas agradeço na mesma :)

    ResponderEliminar
  14. Boas dicas! E mais que tudo, boa sorte!! :)

    Lau

    ResponderEliminar
  15. like your blog! :)
    it would be really great if you followed me on my photoblog.
    please take a look, i think you will like it! :)

    many greetings.

    http://body-and-skin.blogspot.de

    please also follow me on facebook: http://www.facebook.com/EveryBodyIsAWonderland

    ResponderEliminar
  16. optimas dicas e não só para a tese, para muitos coisas importantes com que nos deparamos ao longo da vida :)

    ResponderEliminar
  17. Mandei para uma amiga minha que está num processo desses...
    Gostei muito das dicas!

    ResponderEliminar
  18. ...apesar de o relatório que teve que entregar não fosse uma tese revi-me em algumas dicas...;)
    Força...eu acredito em ti! bj*

    ResponderEliminar
  19. Like your blog! I'm following you! Visit my blog and follow if you like! It's new! :)

    xxx

    http://bygthoughts.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Estas dicas também são uteis mesmo para um trabalho de investigação mis pequeno, que não seja uma tese...

    Já agora poderias me dizer em que área estas a estagiar?:)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. São sem dúvida umas boas dicas :)

    Fizeram-me falta enquanto estive a fazer o meu relatório de estágio :P

    :)*

    ResponderEliminar
  22. Em relação ao último ponto..não vai ser a mais díficil mas vai ser uma das mais xD Experiência própria eheh

    Boa sorte com isso =)

    ResponderEliminar
  23. Vou já mostrar à A. para a inspirar :)

    ResponderEliminar
  24. Eu também estou a fazer a minha tese :) que giro. Muita sorte. ***

    ResponderEliminar