04/06/2012

Piquenique

Outra das coisas que fiz este fim de semana, foi o tal piquenique com os amigos. Agradeço desde já todas as dicas de coisas que podia levar, mas tal como disse no post anterior acabei por optar por folhados salgados e doces. Como a minha amiga já se ia dedicar à doçaria, e já havia refeição planeada, fiquei-me pelas entradas e uma pequena sobremesa. Passei HORAS na cozinha para fazer folhados para 7 pessoas! Usei quatro placas de massa (não fui maluca o suficiente para fazer a massa também) e gostei bastante do resultado, para uma primeira tentativa com os folhados.
Para os salgados optei por três combinações: salsicha + mostarda, salsicha + queijo da ilha ou chouriço + queijo da ilha. O queijo da ilha é bastante forte e nem toda a gente gosta, mas tive a sorte de ser aprovado por todos, eu inclusive aprecio bastante. Vi-me grega para dobrar a massa, primeiro que acertasse com uma técnica foi uma chatiçe, mas depois começaram a sair bastante bem. 
Quanto aos folhados doces, optei por fazer um puré de maçã com canela e açúcar amarelo, e rechear a massa folhada. Eu não sou apreciadora de doces de maçã, mas quem provou, aprovou, disseram até que ficou bastante semelhante ao sabor de strudel.


Folhados de maçã

folhados de salsicha + folhados de maçã

folhados de salsicha

folhados de maçã

 Relativamente ao sítio escolhido para o piquenique, fomos até Monchique, um sitio LINDO, que aconselho vivamente a que visitem!! Tem paisagens de cortar a respiração, incluindo o ponto mais alto do Algarve que dá para ver grande parte da costa Algarvia. Aqui ficam algumas fotos da nossa maravilhosa tarde:






Águinha ali em baixo :D

bolo do aniversariante (não foi da minha autoria)

ponto mais alto do Algarve - A Foia- Ali ao fundo vê-se grande parte da costa Algarvia


Depois da paparoca, e dos presentes entregues, seguimos até Portimão (entrei na Kiko, sabem o desfecho não é?), seguindo depois até à casa do aniversariante onde a festa continuou e onde bebi um licor de Melão DIVINAL!!
Foi um dia mais que bem passado, mas o cansaço ao fim do dia foi mais que muito! Claro que valeu (e bem) a pena!

48 comentários:

  1. Adoro piqueniques e fazer comidinha para piqueniques, apesar do trabalhão, no final compensa o resultado:)

    Lindas paisagens!!

    **

    ResponderEliminar
  2. Adoro fazer piqueniques! Esse teus folgados devem ser deliciosos, principalmente o de maca :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ai que saudades defazer um Pic Nic.
    Amei esses folhados! e amei as tuas lindas fotos, perfeitas.
    Bjstos quida
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Bonitas fotos Pretty :)
    E tu só nos sabes adoçar o espírito com esses doces :p
    Que tentações*

    ResponderEliminar
  5. Que fim-de-semana delicioso e Feliz, boa semana, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ai que saudades de Monchique, mas ainda mais de Portimão, essa minha cidade linda de verão :) A kiko tem uns vernizes que tu pintas e deixas secar um pouco ao ar e estala a tinta (já tens de ter outro verniz por baixo) e fica assim com um aspecto tigreza, com padrão. Muito giroo mesmo! Há próxima que lá deres um saltinho compra :) beijinhos* ainda bem que os teus folhadinhos foram um sucesso!!

    ResponderEliminar
  7. Os folhados ficaram com óptimo aspecto ;) Parabéns :D
    E as fotos estão muito giras :D Que vontade de fazer um piquenique :D

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
  8. Os folhados têm um aspecto divinal, e o sitio tb =)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai que esses folhados têm tão bom aspecto para o meu lanche :)
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Belos folhados :D

    Olha de fiambre e queijo tambem sao bons:D Eu costumo fazer cm queijo flamengo :D

    ResponderEliminar
  11. Hà quanto tempo não faço um pic-nic!
    Querida Pretty, tu estás uma expert na cozinha, cada delicia que fazes, até dá vontade de ir a correr fazer igual!
    A paisagem é lindissima, e acredito que foi um dia bem passado!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Esses folhados tem tao bom aspecto!! E adorei as fotos, pareceu me o programa perfeito!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/06/i-dreamed-dream.html

    ResponderEliminar
  13. que óptimo dia :):)
    e as fotos são lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. tenho tantas saudades de um piquenique... e que belos folhados de maçã, adoro!
    beijos

    ResponderEliminar
  15. E é algo tão simples mas que se torna único! ;)

    ResponderEliminar
  16. Esses folhados de maçã têm mesmo bom ar... e piquenique é mesmo boa ideia.

    ResponderEliminar
  17. Momentos únicos e tão bons de se ter...E agora c este tempinho é do melhor que se pode fazer. beijinho

    ResponderEliminar
  18. aaai tanta coisinha com aspecto delicioso!

    a paisagem é bem bonita ;)

    ResponderEliminar
  19. Ui esses folhados, ai mulher, tu fazes coisas sempre com tão bom aspecto :D nahm nahm

    ResponderEliminar
  20. Parece ter sido um dia espetacular! E está tudo com um aspecto delicioso! Bjoca*

    ResponderEliminar
  21. Yummy food! Beautiful photos of nature!

    Please enter my Swarovski pen giveaway on www.luxessed.com

    ResponderEliminar
  22. Depois de tanto sol no domingo também fiquei com essa ideia em mente e tenho uma receita para os folhados infalíveis: compras massa folhada rectangular (do Lidl), divides em 12 rectangulos (6 em cima e 6 em baixo) e só tens de por meia salsicha na horizontal (deixando as pontinhas de fora) e juntar muito queijo ralado! Enrolas tudo, passas gema de ovo e forno: DELICIOSO!

    ResponderEliminar
  23. Bom, esses folhados abriram-me o apetite ;)
    Belo passeio. Bjs

    ResponderEliminar
  24. oi princesa tens msm sorte em viver nesse paraíso=)

    e quanto à paparoca...humm...delicia!
    já me abriste o apetite e eu tou de dieta!
    isso não se faz!!! =)

    xoxo
    bee*

    ResponderEliminar
  25. Ai essex folhados parecem ser mesmo bons! Adoooro piqueniques :)

    ResponderEliminar
  26. Folhados de maçã! Devem ser deliciosos :)
    Esse sítio é muito bonito!

    ResponderEliminar
  27. esses teus folhados parecem um dos doces tipicos da minha bilinha....os "pitos de S. Luzia" já alguma vez experimentas-te?
    bj*

    ResponderEliminar
  28. Vives pertinho de mim ahaha ;) os folhados têm um aspeto delicioso.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  29. Boa escolha :)
    Gostei especialmente do zangão!

    Bjs docinhos xxx

    ResponderEliminar
  30. Esses folhados de maçã estão mesmo a pedir uma trinca!

    ResponderEliminar
  31. parecem deliciosos! :) vou seguir *

    http://petitsmorceauxdemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Os folhadinhos parecem mesmo apetitosos e o local escolhido para o piquenique denota bom gosto :)))

    ResponderEliminar
  33. Parece-me que foi um bom programa =)
    Ad tuas receitas tinham bom aspecto

    ResponderEliminar
  34. O sítio parece lindo :) deve ter sido um grande dia **

    ResponderEliminar
  35. Bem.... a comidinha tem óptimo aspecto =)

    Qualquer dia também me aventuro a fazer assim dessas coisinhas =)

    Olha e que belas fotos tiraste... Nunca estive foi nessa zona e já vi que perdi muito....

    Beijocas

    ResponderEliminar
  36. Muito bom passeio! Sabe tão bem, né? ;)

    ResponderEliminar
  37. Esses folhados têm optimo aspecto, Pretty.
    E Que vista tão bonita, ddeve ter sido um passeio e tanto.

    bjs

    ResponderEliminar
  38. Tão giro!!! PArece ter sido altamente!
    (acho que o meu comment do que levar não ficou gravado, mas dizia que também tinha ficado com imensa vontade de fazer um piquenique, não faço há anos pq aconteceu uma coisa má então acho que há um receio na minha família pra fazer outro :/ mas fiquei mesmo com vontade e depois deste teu post ainda mais....:S ;)


    *****sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Que dia maravilhoso, sim senhora :)

    ResponderEliminar