19/07/2012

Blog de Sucesso?


No outro dia pus-me a pensar: O que é preciso afinal para ter um blog de sucesso? Bom, acho que em primeiro lugar depende do que se considera sucesso neste mundo. Para mim sucesso (aquele que eu tento alcançar), é conseguir partilhar alegrias e tristezas, ter e dar opiniões, fazer deste meu espaço uma sala de estar onde se fala de tudo. Não um espaço só meu, mas nosso!
E existem para isso algumas regras básicas....Regras que ditam, na minha opinião claro, se conseguimos ter um blog de sucesso ou não. Lembrei-me por isso, de enumerar algumas coisas que fazem para mim um blog ser de sucesso. Coisas que aprecio nos blogs que visito, e que me fazem ir mais uma e outra vez!
Este é como sempre um post de partilha de opiniões, por isso estejam à vontade para dar a vossa ;)

Um blog de sucesso:

- Não tem posts enigmáticos, que por mais que se queira comentar, não se sabe o que dizer;
- Tem imagens/fotos na maioria dos posts, tornando-os mais apelativos;
- Tem posts com o tamanho certo, nem muito grandes nem muito pequenos. Conheço muito poucas blogueres que me conseguem por a ler um post extenso todinho;
- Não precisa de publicidade,  parcerias e outros que tais, cativa somente pelas suas palavras;
- Não tem 12321 janelas de spam, é extremamente irritante!
- Não tem informação a mais, quanto mais simples, mais eu gosto!
- Escreve para quem  o lê, e não para si próprio;
- Fala sobre aquelas pequenas coisas do seu dia que fazem toda a diferença;
- Diz o que tem a dizer, e não fala só para agradar quem o segue;
- Requer empenho e dedicação;
- Tem sentido de humor;
- Preocupa-se com os seus seguidores;
- Fala de todo o tipo de temas;
- É humilde, pedindo sempre que precisa de conselhos;
- À medida que os seus seguidores crescem, o seu ego não acompanha;
- Tem uma vida real;
- Tem algo com que os seus seguidores se identificam;
- Está sempre pronto a ajudar;
- Não faz giveaways onde é preciso fazer 19573 coisas para participar;
- Não fala de produtos só para lhes fazer propaganda, mesmo não gostando deles;
- É verdadeiro;

E podia continuar por aqui fora...E vocês o que apreciam num blog?

39 comentários:

  1. Concordo com todos os teus pontos...
    A verdade é que alguns blogs de maior sucesso são tudo menos isso que foi mencionado.
    Eu tento manter-me fiel ao que sou, escrever naquilo em que acredito. Não compro roupa todas as semanas, não tenho por hábito falar de verniz e maquilhagem. Porém, acredito que isso me daria mais seguidores. Mesmo assim não pretendo mudar, gosto dos poucos seguidores, poucos mas bons ;D

    ResponderEliminar
  2. Acho que basicamente é isso tudo que descreves-te :) um blog para ter sucesso é mesmo isso e acima de tudo o escritor tem de ser honesto consigo próprio. Acho que só assim se consegue total sucesso :)
    Eu por exemplo tenho muito orgulho no meu cantinho. Nunca pensei que viesse a crescer tanto como tem crescido nos últimos tempo. Mas isto tanto vale ser eu como outro blogger qualquer tenho a certeza disso. Ainda hoje lia as minhas publicações do inicio do ano e pensar que tive tantas preocupações quando de momento a coisa está indo... é para isso que serve o meu diário (blog) para me recordar de momentos bons e menos bons. Beijinho linda ****

    ResponderEliminar
  3. Gosto de boa disposição, simpatia e disponibilidade.

    ResponderEliminar
  4. Sim Sra.! Concordo com todos os pontos ;)

    ResponderEliminar
  5. Foram umas otimas regras e li tudo até ao fim por isso cativaste-me
    Eu no meu blogue tento ao máximo ajudar os meu seguidores sempre que pedem ajuda, às vezes falo sobre a minha vida, tento dar conselhos ou dicas quando vejo que é isto que precioso, sinceramente acho que o meu não tem muita fama o que interessa
    é eu gostar daquilo que escrevo e ao mesmo tempo ajudar ou por a refletir aqueles que lêem
    Bjs ;)

    ResponderEliminar
  6. Para mim um blog tem de ser simples e nunca vocacionado unicamente para os comentários ou sempre com necessidade da atenção dos outros. Ah, e detesto aqueles blogs que passam a vida a cortar na casaca dos outros ou a falar mal do que os outros escrevem , esta blogosfera é tão vasta que
    não há necessidade.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Ai... o meu ainda está muito longe disso. Já tive um de razoável sucesso, mas agora não sei se chego lá. LOL
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Concordo com todos os pontos! :)
    Gosto dos blogs tal e qual como tu!

    Beijinho e xi-<3

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Concordo inteiramente com tudo o que disseste. Lembro-me de ler diariamente certos blogues que hoje são considerados de sucesso e começaram de uma maneira normal e simples. Adorava lê-los e hoje, com tanta marca e publicidade e conversa de roupas que compraram e do155567546º par de sapatos que querem comprar e tal e coiso, não tenho paciência para os ler.
    Já me enjoa tanta conversa do mesmo e tanto eu, eu, eu.
    Uf!

    ResponderEliminar
  10. Acho que a tua lista está ideal. Dela retiro para as minhas avaliações sobre outros blogues, todos os pontos, sem excepção.
    Aspiro a um dia ser um blog com o tipo de sucesso que referes, e não com o sucesso de lançar cd's com as minhas selecções musicais, criar um verniz ou ainda, alfinetar as batas das cabeleireiras com o nome do meu blogue...

    ResponderEliminar
  11. concordo contigo! e há blogs que é sorteios a toda a hora que até irrita :\

    ResponderEliminar
  12. Olá :)

    Acho que já disseste tudo :) Mas entretanto confesso que me ocorreu novamente uma dúvida bastante recorrente: achas que os meus posts são demasiado grandes? Porque eu tento cortá-los, a sério, mas eles ficam sempre enormes na mesma :(

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  13. Concordo c o q escreveste, por isso acho q ainda me falta mto p ter um blog de sucesso, se alguma vez o vier a ter.

    http://asperolaspreciosas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Concordo com quase tudo o que escrever. Um blog simples, verdadeiro e real é aquilo que mais me atrai e me faz seguir :)

    ResponderEliminar
  15. eu antes pensava nisso, mas agora não. vejo cada vez mais um blog como um espaço meu, onde gosto de escrever sobre mim, o meu dia a dia, partilhar momentos, trocar opiniões e 'conhecer pessoas' :)

    ResponderEliminar
  16. Gosto da simpatia que exibes nos teus posts e na variedade de temas que tratas!
    Apetece cá vir e voltar!
    Beijos,

    ResponderEliminar
  17. Pronto!! Já sei porque não tenho um blog de sucesso. Escrevo para mim, sou enigmática e não tenho fotos. Oh gaita... :p

    ResponderEliminar
  18. Os meus preferidos também sao esses! Apenas acrescento: publicações frequentes. Por norma,nao digo bloggers que só publicam uma vez por mês. (:

    ResponderEliminar
  19. Estou como a Carolina, por norma acabo por me esquecer de bloggers que só vêm cá uma x de ano a ano.
    Gosto de algo que me cative ou então vou deixando para trás... :P

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Apesar de concordar com a maioria, acho que "Escreve para quem o lê, e não para si próprio" e "Diz o que tem a dizer, e não fala só para agradar quem o segue;" não ficam bem juntos.

    Estou mais com a Hermione.

    A meu ver, estas regras dependem de que tipo de blog queres ter. Passo a explicar: se o blog é para divulgar o teu trabalho ou algo mais patrocinado e com muita visibilidade, acabas, mesmo que sem quer, a escrever para os outros. Mas se o blog for mais na onda de escrever porque gostas e queres apenas partilhar coisas que te acontecem, acabamos a escrever para nós.

    Bjos

    ResponderEliminar
  22. Gosto de pensar que o meu também segue essas regras e já agora acho que o teu segue também. Mas também acho que se aplica a blogs pessoais, porque há blogs de beleza, saúde, moda que o objetivo é diferente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarooo ;) Eu estou a falar mesmo em relação a blog pessoais ;) É que ás vezes aparece uns pseudo pessoais que são um mostruário de marcas e concursos que é um disparate!

      Eliminar
  23. Engraçado que há uns tempos atrás ninguém dava pela presença dos Blogues e a importância da sua influência e da sua popularidade. Nos dias de hoje para muitos é quase um "Must have".

    ResponderEliminar
  24. Concordo com todos os pontos que enumeras-te.
    Nada a acrescentar.

    bjs

    ResponderEliminar
  25. Bom concordo plenamente contigo...existem muitos b logs que são muito confusos, também gosto dos mais simples e com post de dimensão média digamos assim, porque um post muito extenso é complicado ler tudo até ao fim, a não ser que seja mesmo muito interessante...

    Para mim o teu blog é um blog de sucesso :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  26. Concordo com esses itens todos. É preciso ter conta, peso e medida, nada de exageros.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Puseste-me a pensar. Iniciei o blog emjaneiro sem saber no que me metia. Não fazia a minima ideiacomo isto funcionava. Ainda ando às apalpadelas, sou uma novata aprendiza.
    Confesso que comecei por escrever para mim (contra um dos teus itens) e gosto de não sentir obrigações. Fico feliz quando toco alguém.
    O que maisme atrai num blog, independentemente da temática, é a autenticidade de quem estáportrás. Penso que isso se nota na escrita.
    Podemos representar muito na vida real, agora na escrita,com o tempo, somos apanhados.
    Gosto muito da tua naturalidade. És autêntica, pelo menos sinto-te desta forma.
    Um beijinho e continua, já és um sucesso!

    ResponderEliminar
  28. Eu não poderia concordar mais, um Blog precisa de ser autêntico e o teu muito de ti :)

    ResponderEliminar
  29. Falta uma palavrinha: tem*

    Desculpa, só reparei agora :)

    ResponderEliminar
  30. Concordo com tudo o que escreves-te e acrescento mais uma coisinha, se o blog é dedicado a beleza é fundamental as imagens ter o minimo de qualidade :)
    E no geral também acrescentava a linguagem. Gosto de blogues que não usem palavras muito caras mas também não usem palavrões ou palavras muito do dia-a-dia ou muito da zona donde residem. E reparo também nos erros ortográficos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olha acho que está tudo dito, tirando um ou outro blog que sigo, todos seguem esses pontos :) estamos em sintonia, hehehe ****

    ResponderEliminar
  32. Para variar concordo contigo.
    Não gosto de blog's com erros ortográficos, todos nos enganamos, mas constantemente é foleiro. E que escrevam "axIm" ahah

    ResponderEliminar
  33. Tudo aquilo que disseste concordo plenamente!
    Acho que não há muito mais a acrescentar... tens toda a razão!

    Acho que todos os que sigo, têm essas regras básicas =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  34. Concordo com o que dizes! Ainda só tenho o meu blogue há uma semana mas acho que devemos ser sempre honestos com o que escrevemos! Também não tenho paciência para passatempos, etc.

    Se quiseres dar uma vista de olhos no meu blogue e dar-me uma opinião se achas que vale a pena segui-lo agradecia-te imenso!

    ResponderEliminar
  35. Se são de sucesso ou não, não sei, mas que gosto de blogs com esses pontos lá isso gosto :)

    ResponderEliminar
  36. Eu não podia concordar mais contigo.

    ResponderEliminar