20/07/2012

O inferno desceu a terra!


Como devem saber, um incêndio dantesco está a assolar o concelho de Tavira e São Brás do Alportel, bem próximo da terrinha. Bem, não é assim tão próximo, são cerca de 40 km, mas a verdade é que não se avista nada na linha do horizonte para além de fumo. O sol está completamente vermelho e chovem cinzas por todo o lado.
Como a família do namorado tem uma quinta bem próxima de onde se dizia estar uma frente do incêndio, resolvemos depois de jantar subir ao ponto mais alto das proximidades para tentar perceber o que se estava a passar. A situação deve ter piorado durante a noite porque o céu estava preto, havia cinzas por todo o lado, e o vento era de meter medo. Mesmo assim fomos, mas infelizmente graças ao fumo negro não se via absolutamente nada da serra algarvia a partir do ponto escolhido. Como nós estavam muitas mais pessoas, que aflitas ou curiosas subiram ao mesmo cerro que nós para tentar perceber o que se passava.
Eu já vi de perto alguns incêndios, ainda mais no Algarve que é tão comum, mas nunca tinha visto nada como isto! O ar estava irrespirável, cheirava a queimado e os olhos ardiam como se tivéssemos dentro do próprio fogo! Não desistimos de perceber a devastação do fogo, e seguimos até à vila de São Brás de Alportel. Fiquei de boca aberta com a calmaria que lá estava….Eu conseguia ver as chamas altíssimas por detrás de um monte pertíssimo da povoação, e não havia ninguém nas ruas!
Mas como o que nos interessava era perceber como estavam as coisas para o lado de Tavira, seguimos em direcção a uma estrada secundária, tendo que mudar de caminho várias vezes, pois a GNR tinha vários troços da estrada intreditos.
Chegamos a Santa Catarina e aí comecei a ficar com medo e a pedir para voltar para trás! Basicamente a terriola estava cercada de chamas, com os habitantes velhotes todos na rua acompanhados de GNR.
Como o namorado queria mesmo perceber se o incêndio se estendia até à quinta lá seguimos, mas garanto-vos que estava cá com um medo…A luz em alguns pontos estava cortada, sentia-se um vento fortíssimo e quente, e um silencio de meter medo. A única coisa que se ouvia era a vegetação a arder…Vi passar ambulâncias, autocarros da zona centro do país cheios de bombeiros, e carrinhas da GNR, todos apressados e com o pavor nos olhos…
Seguimos paralelamente ao fogo até que paramos num sitio tal era a perplexidade: O fogo estava a 100 metros de nós a lavrar tudo à sua frente…E lá em baixo uma pequena povoação, onde as pessoas se agarravam a unhas e dentes às suas coisas, sem querer sair de lá….Não havia bombeiros, não havia GNR, não havia ninguém para além de nos! Ainda pensamos em descer e obrigar as pessoas a sair de lá, mas era demasiado perigoso tal era a proximidade do fogo…felizmente apareceram GNR que trataram do assunto!
Vocês não imaginam o aperto que me deu no coração por ver árvores e árvores a arder…animais a fugir, pessoas desesperadas….Felizmente o fogo não chegou à quinta do namorado, mas muitas outras casas foram levadas…Vi uma a ardem em frente aos meus olhos…Sabem o Pego do Inferno? Um género de cascata muito apreciado por turistas, com uma belíssima envolvente? Ficou reduzido a cinzas…Bem como a zona de melhores sobreiros do País…quando fui para casa e passei em Tavira percebi que o fogo estava mesmo muito perto da cidade…eu nem queria acreditar…Pelo que sei o incêndio continua a 3 dias e ainda não foi extinto….Estou totalmente solidária com esta situação e vou ao quartel da terrinha entregar mantimentos para que os bombeiros não percam a força! Força vão conseguir vencer este monstro!

31 comentários:

  1. Realmente é uma situação muito complicada e não puder fazer nada então :(

    É uma bonita acção da tua parte, dará forças a eles :)

    Beijito* grande

    ResponderEliminar
  2. Aw tão triste o que está acontecer...todos os anos no verão começam os incêndios e as preocupações!! Espero que se controlem estes fogos rápido...*

    ResponderEliminar
  3. estou a milhares de km com o coração minísculo pelo qe se está a passar aí. tenho um carinho muito especial por tavira, é desde sempre o sítio de destino no algarve, e não queria acreditar no qe vejo na televisão. está tudo destruído.. imagens de ontem ao final da tarde da propria vila de tavira eram aterradoras, tudo cor de laranja à volta. e o pego, tenho estado aqui a ver as minhas fotos de lá e nem quero acreditar. fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ler o teu post. é inacreditável.. estou de 2 em 2 segundo a fazer refresh em páginas de facebook e de notícias para tentar acompanhar ao máximo. nem imagino como é qe vocês se devem estar a sentir por aí :|

    ResponderEliminar
  4. estes fogos são de meter medo! Aserio? o Pego foi-se?

    ResponderEliminar
  5. É uma situação mesmo triste...eu também sou Algarvia, e o meu namorado mora perto de Tavira, e compreendo perfeitamente o que estás a sentir =X

    ResponderEliminar
  6. Os nossos HERÓIS continuam a lutar! Um grande bem haja a eles!

    ResponderEliminar
  7. É horrível presenciar um cenário assim e nem consigo imaginar o que será sentir que se pode perder tudo :(

    ResponderEliminar
  8. Que horror. Deixaste-me arrepiada de tristeza. Espero mesmo que isto acabe rápido e que os estragos sejam minimizados. Perder a casa e as suas coisas, levadas pelo fogo, deve ser das piores coisas do mundo, ainda por cima, estar a ver e nada poder fazer. Nem quero imaginar :/
    Já estive no pego do inferno, tão lindo, é uma tristeza muito grande saber que queimou tudo.. :((

    ResponderEliminar
  9. Acredita que senti cada palavra que escreves-te e jesus como o meu coração está apertadinho... A garganta quase que nos sufoca de tão inacreditável que a situação se torna :( estou tão triste mas tão triste... imagino que o que quer que tenhas presenciado te marcou muito. Muito mais a ti do que a mim e ainda assim fiquei aterrorizada... Eu só agradeço mesmo porque temos muitos heróis a lutar por nós... e espero que continuem com força suficiente para acabar com este horror.

    ResponderEliminar
  10. eu não quero nem imaginar a aflição que é ver o fogo tão perto de nossa casa e pior, ver o trabalho de uma vida a arder em minutos... muita força para os bombeiros e que for daí e puder que ajude com o que precisarem.

    ResponderEliminar
  11. :(
    Uma vez estava na serra da estrela e lá perto de casa dos meus avós havia um incêndio e aquilo é sem dúvida assustador. E os nosso país não para de arder :(
    Os incendiários deviam ficar todos lá no meio!

    ResponderEliminar
  12. =( das coisas mais tristes .. e assustadoras... Nem quero imaginar... As pessoas, casas, animais, vegetação... árvores centenárias... e culpa de quem???
    Dos coelhos fumantes não é mesmo!!!
    Ai porcaria... desta gente desmiolada... que deviam ser queimados em praça pública como exemplo... depois queria ver se não diminuíam os incêndios em Portugal!!! retardados dum raio :S

    ResponderEliminar
  13. É triste e deixa-nos impotentes

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Todos os anos a mesma situação :(
    É triste e sobretudo angustiante parecer que estamos de mãos e pés atados neste tipo de situações :x

    ResponderEliminar
  15. Espero que isso se consiga resolver depressa e com o mínimo de danos possível para todos.
    Gostei imenso dos outfits da semana, estás super bem!!! Beijnhos e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho estado a acompanhar tenho a família quase toda em Tavira e as coisas estão mesmo muito feias ... uma prima minha vive bem perto de Santa Catarina :(
    Deixa-me tão desolada ver as imagens e saber o inferno que pessoas e bombeiros estão a passar :(
    Kiss

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho estado a acompanhar tenho a família quase toda em Tavira e as coisas estão mesmo muito feias ... uma prima minha vive bem perto de Santa Catarina :(
    Deixa-me tão desolada ver as imagens e saber o inferno que pessoas e bombeiros estão a passar :(
    Kiss

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho estado a acompanhar tenho a família quase toda em Tavira e as coisas estão mesmo muito feias ... uma prima minha vive bem perto de Santa Catarina :(
    Deixa-me tão desolada ver as imagens e saber o inferno que pessoas e bombeiros estão a passar :(
    Kiss

    ResponderEliminar
  19. É uma coisa tão triste:(
    Imagino o desespero das pessoas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Eu tenho acompanhado a situação nas notícias, mas é sempre diferente estar no centro da acção... Espero que tudo se resolva rapidamente!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. I'm your new follower.

    http://anna-and-klaudia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. não estive tão perto mas tb de minha casa da para perceber a intensidade do monstro que esta a devastar toda o matagal no sotavento algarvio.
    É assustador sair de manhã a rua e sentir o cheiro intenso a queimado bem como as cinzas em cima do carro.
    As imagens que nos surgem são incrivelmente assustadoras e deixam-nos apreensivos.
    Mas quando será extinto.
    E o pego do inferno que era um sitio tão belo.
    A ou as pessoas que fizeram isto deviam estar lá, a combater o incêndio, arriscar a vida ou até perde-la se isso fosse solução.
    Não percebo o que leva alguém a ser tão cruel e a por centenas ou milhares de pessoas e animais em risco.
    Anos e anos de vida jogados para o lixo.
    Não é justo
    Bjs*

    ResponderEliminar
  23. Tenho acompanhado nas noticias e as imagens são impressionantes. É muito triste ver as pessoas a terem que deixar as suas coisas serem consumidas pelo fogo.
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  24. Temos de ter fé e acreditar que não vai avançar mais..
    Se para mim já é assustador olhar para os serros e ver o clarão, imagino ver mesmo as chamas, há cinza por todo o lado, o barco para a fuzeta tinha as janelas cheias :S
    bjinhO

    ResponderEliminar
  25. Nestas alturas temos de fazer os possíveis para ajudar aqueles que lutam para que tudo volte à normalidade. Estou solidária com todos, e tenho acompanhado as noticias pela televisão e espero que este "inferno" termino o mais rapidamente possível!

    ResponderEliminar
  26. ..eu felizmente nunca tive que lidar com um incendio de perto e ultimamente ando tão ocupada que raramente vejo as notícias mas hj quando tal foi possível senti-me tão pequenina e impotente um pouco como tu descreves neste post....é horrivel simplesmente pior ainda quando a maioria dos casos acontecem intencionalmente =(

    ResponderEliminar
  27. Que coisa horrível :( dá tanta pena, é horrível mesmo! E fiquei chocada ao saber o que tinha acontecido no pego do inferno, ainda no ano passado estive lá.. :( espero que todas as pessoas consigam recuperar e tenham força para ir em frente!!

    ResponderEliminar
  28. Esse incêndio foi mesmo monstruoso, foram bombeiros aqui da zona para aí para ajudar.

    ResponderEliminar
  29. I do tгuѕt all the ideas you have intгoducеd in your
    ρoѕt. Thеy're very convincing and will definitely work. Still, the posts are very short for novices. Could you please prolong them a little from next time? Thank you for the post.

    Feel free to surf to my website :: payday loans

    ResponderEliminar
  30. Hi mates, how is all, and what you want to say conceгning this paragraph, in my view its genuinely amazing in ѕupрort of me.


    Feel free to visit my page: payday loans

    ResponderEliminar
  31. Do уou minԁ if I quote a feω оf your pоsts aѕ long аs I
    ρrovide creԁit and sources back to your website?

    Mу blog site is in the very ѕame niche aѕ yours аnd
    mу users would genuinеly benefіt fгom a lοt of
    thе information you pгovidе here.
    Pleаse let me knοω if this alright with you.
    Many thаnks!

    Feel free tο νiѕit my site payday loans

    ResponderEliminar