11/07/2012

O nosso maravilhoso País


Eu tenho muito orgulho em ser Portuguesa, mas às vezes há coisas que me tiram do sério, e a falta de profissionalismo é uma delas!! Então como estão cansadoooos de saber, estou a fazer a minha rica tese aka estágio profissional para terminar o mestrado. O prazo de entrega é 1 de Outubro, mas é certinho que nem eu, nem os meus colegas entregamos, e disso já sabíamos. Como pessoas prevenidas que somos, informamo-nos logo com o pessoal mais velho, para saber o que era preciso para pedir o prolongamento do tempo para escrever a tese, ao qual nos foram dadas várias hipóteses. Até aqui tudo bem, não fosse POR SORTE, a namorado de um amigo meu (que nem do nosso curso é), ir à universidade perguntar como e até quando se faziam esses prolongamentos, ao que lhe foi dada um resposta no mínimo...estranha!
Ora bem, em vez de se tentar o prolongamento em Outubro depois de não se conseguir entregar a tese, parece que este ano quem quiser prolongar 6 meses, tem de o fazer JÁ, até ao fim do mês, sob o pagamento de cerca de 500 euros (metade da propina do próximo ano) e não se fala mais nisso! Agora reparem, nós descobrimos POR ACASO que era assim, ninguém nos disse nada! nem Universidade, nem orientadores, nem curso, nem serviços académicos...NINGUÉM achou necessário avisar os estudantes disso! Melhor ainda é quando isso acontece porque existirá uma mudança na lei a partir de Setembro, em que a partir daí, quem quiser o prolongamento, tem de pagar TODA A PROPINA, e inscrever-se para mais um ano lectivo....Isto sinceramente não existe...Mudam os decretos de lei mas ninguém avisa os alunos interessados...E depois se uma pessoa reclama é "ai a menina é que é interessada, você é que se devia informar...", claro, porque eu ADIVINHO que vão mudar as leis para roubar mais dinheiro aos alunos...
Resumindo, para além disto, feito assim um bocado na penumbra, os alunos não podem nem pedir ao reitor o prolongamento sem pagar, nem o prolongamento pagando meia propina, a partir de Setembro, se uma pessoa se atrasa tem obrigatoriamente de pagar quase 1000 euros... E eles sabem perfeitamente que vão conseguir bastante dinheiro com isto, porque são raros os que entregam a tempo, ainda mais no meu curso!
Ai...nem sei o que vos diga, é que nem há palavras...

21 comentários:

  1. Uma pergunta, estás na UALG?
    Ainda ontem eu e os meus colegas estavamos a falar disso porque eu fui ao serviços académicos perguntar a 2 semanas e a resposta dada foi que se não entregasse até outubro, tinha que pagar a propina toda mas a senhora não me disse que se precisasse de prolongamento podia pagar 500euros até finais de julho.

    Isso é uma estupidez, dos meus colegas acho que nenhum consegue entregar antes disso. Eu trabalho num projecto e estou a volta da tese desde novembro do ano passado mas mesmo assim vai ser mesmo na tangente que conseguirei entregar antes do prazo.

    É da crise e querem aproveitar-se de nós. Eles sabem que não vamos desistir do título de mestre por 1000euros depois de toda a trabalheira que tivemos.


    Bjnho

    ResponderEliminar
  2. Pois é, eu por acaso já sabia que as propinas parciais para o ano não vão existir, assim mesmo que uma pessoa só tenha uma cadeira atrasada ou pouco mais num (e apenas um semestre) vai ter que pagar o ano todo...eu pretendo fazer só o primeiro semestre para fazer umas cadeiras em atraso e vou ter que pagar o ano todo...mais de 1000 euros porque as propinas vou sofrer um aumento...

    ResponderEliminar
  3. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma óitma quarta feira.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google +1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. São coisas como esta que me remexem com as entranhas, tudo vale para sacar mais algum às pessoas, nem que para isso se usem as estratégias mais absurdas, grrrr.
    Se puderes dá um saltinho até ao meu blog, estou a realizar uma sondagem sobre o que devo sortear no meu 1º Giveaway e gostava que desses a tua opinião :)
    ***

    ResponderEliminar
  5. São estes os serviços académicos que temos! Quando andava na faculdade as leis também mudavam e os alunos eram os últimos a saber...enfim!

    ResponderEliminar
  6. Também já tive a minha cota parte de problamas com os serviços académicos -.-

    ResponderEliminar
  7. É mau, muito mau. Mas enfim, é o país que temos.

    ResponderEliminar
  8. que raiva, percebo te bem! enfim :)

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Nem há palavras para esta gente... roubar é que é! Grrrr :@

    ResponderEliminar
  10. Cada vez pior neste País.
    Salve quem puder
    Bjstos

    ResponderEliminar
  11. As coisas cada vez estão piores =S
    Parece a minha faculdade ai valha-me deus =s

    Beijocas e que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  12. Pois é...há coisas que não mudam, mesmo eu já tendo acabado a licenciatura há quase 10 anos...

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Deixa lá que na minha faculdade também há coisas que não lembram a ninguém. Há dois anos eles mudaram o preço das melhorias de nota de 3 para 30€ (!!). Sempre que eu quero fazer uma melhoria tenho de pagar 30€, e mesmo que não melhore fico sem o dinheiro na mesma. É ridículo.

    E como o nosso 3º ano é ano de barreira e mesmo que chumbes numa cadeira não passas de ano, tenho amigos que pagaram todo o ano de propinas só para fazerem um exame em Junho!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Que horror ! Agora fiquei parva . . . está bem que se tenha de pagar alguma coisa mas 500€ até ao final deste mês ou a propina total depois de Setembro !? Acho sinceramente um ROUBO ! Mas é assim mesmo o nosso país. . . são uns ladrões. Já o ano passado mudaram as leis todas e só ficamos a saber em cima do joelho , cheira-me que vai acontecer o mesmo este ano [ parece-me a mim que já está a acontecer] tristeza. . .

    ResponderEliminar
  15. Não querem é ter trabalho. Na minha faculdade também são preguiçosos e trabalham mal!
    E que ladrões esses gajos :o

    ResponderEliminar
  16. ...a tua universidade deve trabalhar tão bem como a minha que alteraram o estado da minha matricula sem a minha aprovação (e sem me informarem já agora) apenas porque algumas pessoas do meu ano tinham feito uma pedido para tal (se estas querem bora lá mudar a matricula do ano todo). Conclusão: tive que fazer um requerimento ao reitor para a voltar a alterar e pagar juro de mora pois as primeiras prestações das propinas já tinha acabado...(só msm neste país).

    ResponderEliminar
  17. É mesmo triste, mas também tive situações bem desagradáveis quando tirei o curso. Eles não se organizam, ninguem sabe nada, é horrivel! :/ Enfim!

    Beijinho
    Isa - Tic Tac Living

    ResponderEliminar
  18. É uma vergonha. O que eles fazem para "roubar" dinheiro aos alunos! Isto revolta-me!

    ResponderEliminar
  19. Não querendo ser mal interpretada, é verdade, tu é que és a parte interessada tu é que tens de te informar. Tal como perguntaste aos alunos mais velhos, ias aos académicos e perguntavas lá.
    Claro que não concordo nada com isso de teres de pagar propina completa, é um roubo mesmo, mas de resto...

    ResponderEliminar