10/07/2012

Vestimenta para trabalhar!


Embora já esteja no fim do estágio, há uma pergunta que se impõe, ainda mais no Verão que a minha roupa tende a diminuir consideravelmente: Que tipo de roupa é apropriada para trabalhar?
No meu gabinete passo um calor de morte, e mesmo que não passasse, eu recuso-me a andar de calças no Verão, simplesmente não consigo! O meu Verão é sempre passado de vestidinho ou sainha, e é assim que tenho ido estagiar...O pior é que as minhas saias não são propriamente pelo joelho, e os meus vestidos não têm propriamente gola alta...Eu penso que não me tenho vestido mal para ir trabalhar, mas sei lá tenho medo de estar a mostrar pele a mais ahah!
Ainda no outro dia a minha colega foi trabalhar de calções. Eu considero aqueles calções próprios para uma estagiária nos seus 20's ir trabalhar. Não eram provocantes, não mostravam nada de mais...Mas a porteira (uma outra mais nova) que estava super formal disse-lhe "Ai menina que maravilha, quem me dera poder andar assim..." Como assim? Ela não estava normal?
Estive em conversa com amigas minhas, que me disseram que enquanto estagiaram não mudaram a maneira de vestir...Que alguém com 24 anos, e que tecnicamente ainda se encontra a estudar não tem de se vestir como os outros, ainda mais quando passa o dia num gabinete sem ver ninguém...Será? Eu espero que sim, porque sinceramente não quero ir trabalhar vestida de forma inapropriada...

28 comentários:

  1. Existem empregos que "pedem" uma roupa mais formal mas isso não te impede de usar vestidos e saias ;)

    ResponderEliminar
  2. Depende do ambiente de trabalho aqui no meu trabalho trabalham muito homens não dava para vir vestida a mostar muito a pele não me sentia bem mas quando nãop estou a trabalhar é bom vestir-me como quero,mas se a tua colega foi de calções não tem mal nenhum ires de saia mesmo que não seja pelo joelho és uma jovem e ainda estudas toca aproveitar a idade :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Depende um pouco dos empregos em si, de qualquer forma o importante é que te sintas confortável :)

    ResponderEliminar
  4. Isso depende sempre de tanta coisa, do bossão, do código de conduta da empresa, dos colegas, da área em questão, se atender clts ou não...
    Eu por norma locais onde trabalhava era impensável ir de calções por exemplo :((

    ResponderEliminar
  5. Depende do emprego. Bancos por exemplo sei que é hábito serem muito formais. Tecidos transparentes acho que não fica bem por exemplo. Acho que o melhor é encontrar o meio termo entre o conforto e o mais adequado.
    Já agora se me permites o aviso, não é "mesmo que não passa-se" é "mesmo que não passasse". Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Houve uma altura em que trabalhei numa empresa que fazia contratos de crédito e sofri imenso, porque o dress code era muito restrito e sentia-me uma matrona, era horrível, pode parecer fútil mas com aquela roupa simplesmente não me sentia eu própria...
    Mas se trabalhas num gabinete e não em atendimento ao público acredito que basta apenas uma roupa mais sóbria mas sem com isso perder em "frescura" ;)

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Pink, tal como em tudo na vida, impera o bom-senso!
    Claro que para o emprego, seja ele qual for, deve-se ir de modo formal (a menos que se trabalhe na praia ou num bar), independentemente do trabalho e idade. :)
    É por uma questão de respeito pelos outros, e para que os outros nos respeitem.
    A tia Turista nunca, mas nunca deu uma aula de calças de ganga vestidas, por exemplo!
    Beijinhos e saudades. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que depende muito do tipo de emprego. Eu não me sinto bem em vestir coisas curtas e muito decotadas apesar de ficar o dia inteiro fechada num laboratório (estou a trabalhar como bolseira de investigação, sou formada em engenharia informática) e o meu orientador só aparecer muito de vez em quando. Mesmo no tempo em que estudava não me sentia bem ir as aulas de calções muito curtos.


    Acho que nada te impede de vestir saias e vestidos só tens que ver o tipo de ambiente em que trabalhar e tentar adequar o "tipo" de calções e vestidos que levas. Tenha atenção pois isso muitas vezes conta para ser contratada ou não numa empresa.

    Respondendo a pergunta no meu blog: Foi na Fuseta no Algarve sim. Eu vivo em Faro. bjnho

    ResponderEliminar
  9. Depende muito dos empregos, mas regra geral, para todas as idades e para todos os trabalhos andam à volta de: nada de transparências, nem peças muito curtas, nem peças muito decotadas, nem saltos vertiginosos. Estas são as regras básicas. Depois cada entidade têm o seu próprio código. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu também acho que depende muito do tipo de emprego. Se não for um sitio muito formal e se realmente passares mais tempo no gabinete do que fora não percebo qual é o mal de vestidinhos e saias mais ou menos curtas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Depende. Quando estagiei, e porque estava na área de comunicação, e porque ia a gabinetes dos vereadores, tentava vestir-me mais formal, menos "dar-nas-vistas". Mas claro, vestia-me da forma que gostava e podia, obviamente. Não gastei balúrdios em roupa, vestia o que tinha. Mas deves vestir-te da forma como te sentes bem. Aliás, hoje estão na moda os calções, os vestidos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Tal como já foi dito aqui e concordando, depende do local de trabalho, da função que se desempenha e de termos bom-senso. Ir de saias e vestidinhos não acho que seja desadequado, contudo, utilizando uma palavra que gosto (eheheh) Depende da saia e do vestido! Da mesma forma, que calças também Depende do feitio das calças, e por aí a fora. Mas esse receio de ir "inapropriada", depois de um tempo na empresa, começas a aperceber-te como as coisas funcionam e tu vais-te moldando, nunca claro, perdendo a tua entidade! =)) Um big kiss e um bom dia de trabalho*

    ResponderEliminar
  13. Nesse aspecto aqui não temos a imposição de vestir roupa mais formal e andamos como queremos claro que nao venho de chinelo , mas de vez enm quando ponho uma roupa mais descontraida.
    O normal é andar de saia ou vestido.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  14. eu não tenho esse tipo de problemas porque trabalho com a farda do hospital ;P mas acho que uns calções pelo joelho ou uma saia mais comprida não tem qualquer mal. tudo o que seja muito curto é que também não acho próprio para ambiente de escritório... p.e, os looks da Me no Eu tu e os meus sapatos, são bastante giros e formais, não deixando de ser descontraídos...

    ResponderEliminar
  15. Aí está uma questão que 'incomoda' e que me tem feito pensar um bocado, já que (se conseguir arranjá-lo!) começo a estagiar lá para setembro ou outubro. Sendo o meu curso na área da Gestão, há muitas pessoas que imaginam que apenas se deva ir trabalhar de fato (eu discordo, acho que uma saia/calças mais clássicas e uma camisola gira, sem ser nada de extravagante, fica muito bem, ou mesmo um vestido). Tudo bem que o que vou fazer é estagiar e não propriamente trabalhar, mas a questão é que eu quase só tenho calças de ganga... não será um estilo demasiado relaxado para estagiar? :(

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que, no caso de existir um dress code implementado, deviam segui-lo. Se não existe, devem vestir-se como querem (com alguns limites, claro... não vão de biquini e chinelos :)))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Olha eu tenho uma profissão que exige alguma formalidade, mas visto-me sempre como me sinto confortável, dentro daquilo que é razoável...Não tivesse eu as pernas tão, mas tão, mas tão branquinhas (toda eu sou branca) e eu dizia-te que não havia vestidinho que me escapasse a toda a hora. Amo vestidos!

    ResponderEliminar
  18. Ola :)
    É bom receber o apoio de todas vocês, obrigada :)
    Também já ajudei no questionário do post de baixo. Achei interessante :)
    Eu não tenho muita experiência nesse campo, mas acho que os vestidos e os calções não são assim tão provocantes. Acho perfeitamente normal ir trabalhar assim!
    Era pior aparecer de mini-saia, e com o soutien à mostra, acho eu eheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  19. Posso dizer-te que já passei pelo mesmo que tu!
    Quando comecei a trabalhar em Angola, disseram-me que era um mercado onde as pessoas no local de trabalho se vestiam de forma descontraída e tal!!
    ISSO É MENTIRA!! Não há local onde a tua apresentação conta mais que tudo o resto!!

    Isto pra dizer que vim para Angola de sandálias rasas, sapatilhas, calções topzinhos, e levei puxão de "orelhas do chefe". Mudei radicalmente a minha maneira de vestir,mas claro, continuo a sentir me bem! E isso é o importante, teres atenção ao trabalho e no fundo sentires-te bem com que vestes!!

    Pronto não digo mais nada que já me alonguei muito!!
    Ehehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. isso depende sempre do sitio onde trabalhamos :) mas eu enquanto estagiaria era incapaz de vir trabalhar de calções curtinhos, vestido curtos [...]. O local onde trabalho nem têm nada a haver com um ambiente formal mas acho que não é um vestuário apropriado para trabalhar :)

    ResponderEliminar
  21. Não concordo nada com o teu último paragrafo. E deixa-me dizer que também não concordo com o que dizes em relação à tua vestimenta. Tudo bem que tudo depende de onde se está a estagiar/trabalhar, da área digamos. Mas roupas muito curtas e decotes, é coisa para (aos meus olhos) mandar um estagiário/trabalhador embora, no fim do contrato claro está.

    Falando do meu caso. Ainda antes de acabar o curso, ou seja, ainda nem estava sequer a imaginar em que empresa ia trabalhar, conversava várias vezes com as minhas colegas sobre o que vestir no estágio. Quando já tinha tudo escolhido e entrevista marcada saí feita desalmada comprando tudo que era formal, mas na moda, e principalmente em busca do fato de verão perfeito, com perfeito quero dizer barato, fresco e na moda. Acontece que quando fui á entrevista reparei que estava informal demais. Este foi o primeiro bang. Depois nas primeiras semanas reparei que continuava a ir demasiado formal. O que me fez mudar um pouco. Passei a acompanhar o director, a directora de RH e a secretária ali pertissímo, com calças de ganga mas nunca uma t-shirt. Não consegui. Mas quando estava de folga ou ao fim de semana desforrava-me com calções e vestidos e decotes! =P

    No entanto tinha colegas meus que todo o santo dia era de fato e mais nada. Porque era cultura da empresa era essa.

    ResponderEliminar
  22. ora aí está uma boa questão, eu começo a estagiar numa empresa (na área de química) em setembro e não faço ideia se a roupa que tenho é apropriada..

    ResponderEliminar
  23. yyyyyyeh!!!! é uma questão para mim, posso responder posso posso?! :D :D vou fazer um post sobre isso, boa!:D
    mas como li aí em cima o essencial é bom senso e não se esquecer que estamos num local de trabalho e não numa festa ou num café com os amigos!
    Transparências há que ter muita atenção (é distractor e se for um ambiente masculino ainda é pior!), comprimentos de saias e vestidos não devem rondar o mini(só daí para baixo), calções - a vossa porteira que abra a mentalidade- também são usáveis se claro, não forem muito curtos nem "praia"!

    Mas vou preparar uma ajuda visual:P
    eeeeeh! consultoria!!!:D xD
    sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Já vi que tens bastantes posts a dizerem-te o mesmo: formal e confortável.
    Não acho que se deva ir trabalhar todos os dias de fato ou mesmo com uma roupa muito "séria", mas pensa que a roupa que vestes diz muito sobre ti e se fores com vestidos curtinhos e mini calções, é bem provável que não te vejam como uma profissional, mas como uma criança!
    Temos que saber separar as águas e isso não invalida que vás de calções ou vestidos trabalhar, apenas tens que perceber que tens que mostrar que és uma pessoa profissional e séria.

    ResponderEliminar
  25. Desde que te sintas bem e não mostres pele a mais, como dizes, acho que não há problema nenhum!

    ResponderEliminar
  26. Olá :)

    Eu acho que depende muito do local onde estás a estagiar. Quando eu estou no hospital não mudo a minha maneira de vestir, mas eu também posso ir de calções curtos e de decote enorme, porque se me sentir mal é só fechar a bata e já está ;) Quando não tenho essa hipótese não ando demasiado 'descapotável', mas continuo a vestir-me normalmente ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  27. Pelo que escreveste não me parece que vás de forma incorrecta ou pouco apropriada trabalhar. Acho que devemos ter algum decoro sim, mas ser fiéis a nós próprias no que toca à forma de vestir para ir trabalhar. Foi sempre isso que fiz.

    ResponderEliminar
  28. Eu concordo com essas tuas colegas, não tens de mudar a tua forma de vestir só porque estás a estagiar. Tens de ser tu mesma!

    ResponderEliminar