11/08/2012

Ainda dos currículos


Ontem andei a fazer uma data de currículos. Em português e inglês para a minha área, e um mais fraquinho para lojas. Mas entretanto surgiram mais questões, e espero que me possam ajudar novamente! Desde já um grande obrigado a todas as meninas que me ajudaram, foram conselhos preciosos!
Mas vamos lá às novas duvidas: Acabei o secundário em 2006, ponho só isso como formação ou refiro a licenciatura? Se deixar só o secundário, não se vão perguntar o que fiz durante estes 6 anos, se a experiência profissional é quase 0? Se for chamada para entrevistas digo a verdade, ou continuo a dizer que tenho menos formação? Devo entregar uma carta de motivação com o currículo, ou é de mais? Acham que devo referir o estágio profissional em Arquitectura Paisagista durante 5 meses, ou não vale a pena?

26 comentários:

  1. Gostava imenso de te poder ajudar mas esse tema também causa muitas duvidas na minha cabeça :s nao sei como fazer um direito --'

    ResponderEliminar
  2. Eu referia a licenciatura... pois de qualquer das maneiras se fores chamada eles irão pedir-te um certificado de habilitações e com certeza não irás entregar o do 12 ano eheh. Depende do sítio, se for por exemplo... para uma loja de roupa ou o que seja não creio que a carta de motivação te vá servir de muito. Se for na tua área claro que sim. Isso do estágio também só seria interessante mencionares no curriculo uma coisa breve.
    Normalmente preferem curriculos simples e concretos que vão direito ao assunto =)

    ResponderEliminar
  3. Sim, coloca. Não omitas as tuas habilitações no curriculo. Aquilo que depois deves fazer é, numa carta de apresentação que envias juntamente com o currículo, explicar o porquê da tua candidatura a determinado cargo na empresa/loja. ;) Pesquisa na net por "Cartas de Apresentação" e tens imensos exemplos. Se precisares de algo mais especifico diz, que ajudo-te por mail ou assim. Beijitos e força nisso! ;)*

    ResponderEliminar
  4. Acho que não vale a pena ocultares a licenciatura. E, se fosse eu, entregava também um carta de motivação, não muito elaborada, algo simples. Quanto ao estágio não sei o que deves fazer...

    ResponderEliminar
  5. Acho que não deves omitir as tuas habilitações, porque mais tarde caso sejas chamada a uma entrevista ou até quando conseguires o emprego vais ter de contar a verdade ou continuar a viver permanentemente nessa mentira... E depois podem ocorrer algumas situações indesejáveis, podes ser apanhada na mentira, ou caso optes por contar tu própria a verdade, vão ficar"com um pé atrás" por não teres sido completamente verdadeira... Sim, acho que deves entregar uma carta de motivação ou apresentação onde manifestes interesse em trabalhar nessa empresa e quais as tuas motivações... (Existem alguns exemplares na internet).

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. A carta de apresentação é sempre uma mais valia e deves sempre ser honesta nas entrevistas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Esta é a minha especialidade!! Tenho especialização em Orientação e Desenvolvimento da carreira :) Conselho de técnica de gestão de recursos humanos: sê sempre honesta, a formação nunca deve ser omitida. A carta de apresentação/motivação deve acompanhar sempre o currículo e deve ser sempre adaptada à empresa à qual estás a entregar o currículo (é verdade serão tantas cartas quantas as empresas!). Se me enviares o teu e-mail eu envio-te um desdobrável que criei com conselhos muito práticos e úteis (sobre o tema) :) Beijinho e muita perseverança.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que omitires formação não é boa ideia, mas tu é que sabes.

    ResponderEliminar
  9. Para lojas, deixa ficar a licenciatura.

    ResponderEliminar
  10. Eu referia as minhas experiências todas, mas isso é porque eu sou horrível a mentir ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  11. olaaa
    bem eu não sei muito sobe isto e por acaso tambem é uma grande dúvida minha porque as vezes eles não querem quem tem estudos a mais mas prontos, eu acho que mesmo assim devias dizer do curso.
    beijnho

    ResponderEliminar
  12. Eu ponho sempre tudo, mas também não sou exemplo porque ainda não consegui arranjar nada. Mas no outro dia numa entrevista de trabalho aconcelharam-me a tirar a pós-graduação. Bjoka

    ResponderEliminar
  13. Deves referir a Licenciatura e refiro sempre (em todas as entrevistas de trabalho que vou) as experiências profissionais que tenho! Acho que o essencial é sermos verdadeiros e nas entrevistas mostrarmos interesse e motivação para trabalhar!

    ResponderEliminar
  14. eu acho que não faz sentido esconderes a tua licenciatura,muito menos mentir. Verdade sempre

    ResponderEliminar
  15. Não omitas as tuas habilitações, podes sempre mencionar que estás disponível para qualquer coisa mesmo que não seja na tua área :)

    Bom fim de semana Pink :)

    Beijito*

    ResponderEliminar
  16. Nunca minta em relação ao percurso escolar e profissional. Conselho de Técnica de R&S :)

    ResponderEliminar
  17. eu também tenho sempre essas dúvidas, mas acho que é sempre melhor colocares a licenciatura do que teres 6 anos de vida vazios.

    ResponderEliminar
  18. O currículo é o espelho do que tu és. A verdade toda :)

    ResponderEliminar
  19. O melhor é mesmo pores tudo .. Se não, fica o tal "buraco" de alguns anos sem fazer nada .. Além disso, mais vale dizeres logo que descaires-te depois, por um motivo qualquer ..

    Quanto à carta de apresentação, caso o CV seja para enviar por e-mail e não pelo site (há algumas empresas que pedem o CV pelo site), acho que vale a pena .. nem que seja no corpo do e-mail .. Se tiverem 100 CVs e 2 ou 3 vagas .. se calhar nem vão abrir todos .. E se o que escreveste antes for bom, é meio caminho ..

    Em relação a trabalho em si .. Eu dou explicações desde o meu 1º ano da faculdade .. Já pensaste nisso? Pode ser uma opcao ..

    C *

    ResponderEliminar
  20. Oi!
    Se eu fosse vc colocaria...acredito que valoriza mais seu curriculo!
    Obrigada por me visitar e seguir!Estou te seguindo tbm!
    Bj

    ResponderEliminar
  21. Eu sei que hoje em dia é mais dificil arranjar emprego se tivermos mais do que o 12º ano, mas apesar disso opto sempre por ser honesta e não escondo a minha licenciatura, afinal é uma parte muito importante da nossa vida e da nossa formação. Acho que deves colocar esses dados no teu currículo. Mais vale ser honesta, porque por outro lado também existem muitas lojas a contratar licenciados, mestrados e até douturados . Boa sorte.

    bjs

    ResponderEliminar
  22. Pois realmente, fica um fosso de 6 anos. Não pode! lol
    Mais vale colocares tudo!

    ResponderEliminar
  23. Eu acho que deves colocar tudo, licenciatura e estágio. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  24. Olá Pretty Pink! No que diz respeito à tua formação penso que deves colocar a licenciatura. E no campo referente à experiência profissional será importante colocares o estágio em arquitectura paisagista, sobretudo se estás a concorrer para algo na tua área. Caso o concurso não seja na tua área de formação, a experi~encia profissional, seja ela qual for, é sempre bem vinda.
    Já no que respeita à carta de motivação, deverá ser sempre adequada ao trabalho a que te estás a candidatar e nunca algo standardizado. Penso que se entregares o CV em mão, poderás dispensar a carta de motivação e apresentares pessoalmente os motivos que te levam ali.
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar