05/09/2012

Regresso às aulas


Boa tardeee!! Ontem pus-me a pensar: Durante 19 anos seguidos (txiii tanto tempo!) vivi com intensidade regresso após regresso às aulas. Adorava reencontrar os amigos, perceber qual o horário e professores que teria, desfolhar os livros com cheiro a novo...Relativamente à universidade adorava fazer a vida negra aos caloiros, jantares de curso, novas cadeiras cada uma mais interessante que a outra...Infelizmente pela primeira vez este ano isso não acontecerá. A minha ligação com a escola não terminou, tenho uma tese para fazer e propinas para pagar, mas é diferente...Nunca mais terei aquele gostinho de ter aulas, de fazer trabalhos pela madrugada fora, de estar em contacto directo com os meus amigos...A maioria dos meus amigos está nas suas terras a fazer as suas teses, os amigos mais antigos ainda estão fora a estudar, e basicamente sobro eu, com namorado fora, e praticamente sem amigos na terrinha com quem sair ou falar...Isto vai-me custar bastante, é aquela fase em que deixamos de ser meros estudantes universitários, e temos de nos tornar jovens homens e mulheres em busca de um futuro melhor. Acho que por mim estudaria para sempre! Considero que estudar é sempre importante, e dá-nos uma boa bagagem, mas também sei que trabalhar dá-nos uma estaleca diferente. E se puder conciliar ambos, óptimo! 
Sendo eu uma super saudosista, sempre que encaro uma nova fase, levo algum tempo a habituar-me, costumo pensar bastante no passado, principalmente quando me recorda coisas boas...Ter de passar todos os dias material escolar na caixa registadora e ver as listinhas de material das crianças, faz-me lembrar os maravilhosos anos que tive! Mas também sei que cada fase nova que vem trás coisas igualmente boas e diferentes, e por isso espero que esta nova fase seja boazinha comigo!
Para o pessoal que já não estuda, do que sentem mais saudades?

38 comentários:

  1. Do meu ultimo professor de Religião e Moral!

    ResponderEliminar
  2. Eu já há muito que deixei essa fase, mas em contrapartida tenho andados nos últimos anos a viver isso, mas pela minha filha ;)

    ResponderEliminar
  3. Deixa sempre saudades. Mas confesso que as saudades que tinha da escola desapareceram em poucos meses. Da faculdade não tive saudades nenhumas nestas férias. Mas também seja por não ter feito amizades. Dava-me com alguns apenas :p

    ResponderEliminar
  4. Dos quase 4 meses de férias na praia de manhã à noite!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Sinto falta de tudo, excepto das maratonas de estudo que tinha de fazer, por exemplo, ao fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. De tudo minha amiga, eu fiz até ao 12ºano e depois(passados uns anitos, precisamente, +/-15) tirei a licenciatura e foi tão bom regressar, aprender nunca é demais:) e ainda não hei-de ficar por aqui, lool:) beijinho grande e força:) desculpa a ausência nos comentários mas tenho tido pouco tempo.

    ResponderEliminar
  7. Eu vou entrar agora na universidade e já estou a ter saudades de tudo o que ficou para trás. Agora é aproveitar ao máximo!

    ResponderEliminar
  8. Quero tanto sentir isso, falta-me uma cadeira para acabar o curso, e vou fazer exame para a Semana...e não me importava nada de escrever um post deste depois..! ;)

    ResponderEliminar
  9. Estava a pensar exactamente nisso ontem... Tenho saudades daquele frenesim todo à volta dos livros e do material escolar...
    Mas sinceramente agora é que eu dou valor às tardes livres, que normalmente eram passadas muitas vezes entre maquetes e livros mas que sabiam tão bem!

    ResponderEliminar
  10. Do que sinto mais saudades mesmo de quando estudava era de não ter que me preocupar com mais nada a não ser estudar!
    Bj S

    ResponderEliminar
  11. Sou exactamente como tu e nesta altura do ano tenho uma vontade louca de comprar o material escolar mas não pode ser. confesso, cá para nós, que a´te nesta altura, só nesta altura, eu gostava de ser professora, mas com trabalho, claro, eheheh!!

    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  12. Também vai ser o meu primeiro ano sem ligação directa à escola (também tenho uma tese para terminar... E como sou professora vou estar sempre ligada à escola, mas não é a mesma coisa)... Com o novo ano lectivo cada vez mais próximo instalam-se as saudades e a nostalgia... :/

    ResponderEliminar
  13. eu sinto imensas saudades desses tempos :)

    ResponderEliminar
  14. Obrigado querida :D

    Bom eu ainda estudo e vou estudar mais uns anos se tudo correr bem :) mas mal posso acreditar que já é o último ano do curso :( ao mesmo tempo sinto-me feliz e triste!
    Boa sorte para a tese. Um beijinho *

    ResponderEliminar
  15. Eu sinto saudades de tudo, adorei esses tempos, mas tudo na vida vem por fases. Mas as que aí vêm vais ver que também vão ser importantes e boas!
    Boa sorte para os teus planos;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Adorei os meus tempos de universidade, fiz imensos amigos, vivi histórias engraçadas, enfim cresci muito também...basicamente o que sinto mais saudades não são das aulas, ou da universidade, mas do tempo que passei com os meus amigos...esses estão para sempre no meu coração :) *

    ResponderEliminar
  17. Eu não me posso pronunciar sobre o "Para o pessoal que já não estuda, do que sentem mais saudades?", porque depois de uma licenciatura, um mestrado e um master, estou no 2º ano de doutoramento e prestes a ficar louca :).

    ResponderEliminar
  18. Eu também tenho imensas saudades dos tempos de estudo! De estar todos os dias com os amigos, das aulas, das rotinas que se criava, dos trabalhos, do ambiente na faculdade. Até fiquei um bocado nostálgica agora. :P

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho imensas saudades de quando ia comprar os livros para começar um novo ano lectivo (na altura da primária e do liceu) e até dos trabalhos da faculdade! :)

    ResponderEliminar
  20. Este ano não estou nada ansiosa pelo regresso às aulas.. :s

    ResponderEliminar
  21. Ás vezes sinto saudades mas não trocava a minha vida de trabalho pela de estudante!!!

    ResponderEliminar
  22. Revejo-me nas tuas palavras. Também sou um pouco saudosista e a escola deixou-me recordações fantásticas (refiro-me à escola propriamente dita e aos 4 anos de faculdade). Concordo com quem diz que não há melhor vida, que a vida de estudante. É por isso e para ter um futuro mais promissor que voltei à escola, embora a trabalhar, concilio o MSc e tento ter a minha vida social. Sabe bem voltar às aulas, aos apontamento e sim, ao estudar também.

    ResponderEliminar
  23. Eu este ano ainda vou acabar a licenciatura e para o ano espero entrar em mestrado portanto ainda tenho uns aninhos pela frente :)

    Mas concordo contigo, eu também estudava para sempre...

    ResponderEliminar
  24. Eu lembro-me que quando entrei na Faculdade o meu primo (que já trabalhava) me disse:

    'Joana ser estudante universitária é a melhor vida do mundo. Aproveita-a bem!' :)

    E é verdade, porque adorei (e adoro) estar na Faculdade, e tenho muita pena que este seja o meu último ano :( Por muito que queira começar a trabalhar e começar a ter uma 'vida a sério', a verdade é que tenho pena que já esteja a acabar ;)

    Beijinhos e tem um resto de um bom dia :D

    ResponderEliminar
  25. olaaa
    sempre podes voltar a estudar ehehe
    pois é as aulas começam pra semana e estas férias passaram bem rápido pow
    mas eu vou ter tanto tempo livre, neste semestre só tenho 4 cadeiras(pó outro tenho 11), e aquele meu medo realizou-se :S

    beijinho *

    ResponderEliminar
  26. A excitação de comprar o material escolar!! As canetas e os cadernos! A mochila!

    A euforia nos supermercados e papelarias!

    O primeiro dia de aulas!

    Copiar os horários!

    Aiiii que saudades!

    ResponderEliminar
  27. As compras e voltar a estar com os colegas deixam saudades e agora estou noutro papel, no papel de mãe de uma menina que brevemente vai para o 2º ano do ensino básico e fico empolgada com as compras de material e de encadernar os livros.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  28. Também adorava essa época, mas hoje não a trocava pelo que tenho. Só trocava as preocupações, o resto não porque é bom crescer, evoluir enquanto pessoa e profissional. bjs

    ResponderEliminar
  29. Eu voltei a estudar e então continuo a passar pelo regresso às aulas :D yupi! Acho que vais conseguir conciliar as duas coisas um dia e voltar a estudar, é tão bom tudo isso que disseste que não consigo dizer melhor! Só posso dizer que as saudades no meu caso ganharam :) isso e o facto de ter um desejo secreto por outro curso e então aventurei-me. Não é fácil mas com calma vai-se fazendo. Mas tens tempo, aproveita agora esta fase e mais tarde quem sabe voltas :)

    ResponderEliminar
  30. Eu espero voltar a isso em breve. Depois de 6 anos, na altura serao 7 voltarei a estudar sem me preocupar com a labuta profissional :) de qualquer modo eu vivo em anos lectivos, sou professora e adoro tudo de novo que me tras.

    ResponderEliminar
  31. Este é o último ano que vou estar a estudar e já estou com um aperto no estômago só de pensar que para o ano já não vou estar na faculdade...
    Eu sou como tu, por mim estudaria eternamente!

    ResponderEliminar
  32. tb tenho saudades do tempo de estudante, de ver setembro com um novo ano cheio de possibilidades, do material escolar, da vida santa de estudante... ;p

    ResponderEliminar
  33. é tão boa a vida de estudante.. também ficaria nela para sempre! oh well, vou tentar reconciliar :)

    ResponderEliminar
  34. Da falta de responsabilidade. Agora casada, mãe, as responsabilidades são muitas. Claro, valem a pena e fazem-nos lutar por mais! ;)

    ResponderEliminar
  35. Sinto saudades da sensação do 1º dia, de ver que tinha ficado na nossa turma. Sinto saudades dos cadernos novos, das canetas, das borrachas cheirosas.
    Gosto muito desta altura, perco-me nos hipers a ver tudo.

    ResponderEliminar
  36. Da "pouca" responsabilidade, do poder baldar-me, do poder ter a cabeça noutro sítio enquanto estava nas aulas, do fazer trabalhos até às tantas entre copos de café e gargalhadas com as amigas, de apanhar sol à porta da escola, dos desabafos nos intervalos, ai, não sei...apesar de não gostar nada da escola, sinto saudades de muitas coisas, há que admitir!!

    ResponderEliminar
  37. Nesta altura do ano sentem-se sempre saudades dos tempos de estudantes, seja na universidade ou antes. E eu este ano estou novamente a dar Aec's, e confesso que é uma sensação estranha, começar o ano letivo mas do outro lado.

    ResponderEliminar