17/10/2012

Uma ajudinha


Ando-vos sempre a cravar ajuda pa, não tenho remédio! a minha rica mãe faz anos sexta-feira. Um dos seus doces favoritos (e que por acaso não suporto) é tarte de maçã. queria-lhe fazer uma daquelas mesmo boas! De lamber os dedos, que ela vai querer repetir! Alguém tem uma receita bem bem deliciosa que queira partilhar?

34 comentários:

  1. Lamento mas não te posso ajudar. Uma vez fiz uma e não ficou nada de especial :(

    Beijinho e boa sorte na procura :)

    ResponderEliminar
  2. Eu faço tudo a olho... nao aponto nada nem sigo receitas, mas olha que na blogosfera há cantinhos optimos de culinaria :) pesquisa um cadinho

    ResponderEliminar
  3. vê em sites de culinário, apanham-se coisas muito boas :)

    ResponderEliminar
  4. Bem eu não faço Tarte de maçã, faço é um bolo de maçã e canela que normalmente fica muito bom. Sei que não é o que querias mas de qualquer forma aqui fica a receita.
    4 maçãs cortadas
    1 ovo
    2 chavenas de chá de açucar
    1 chavena de chá de leite ( normalmente uso magro)
    4 colheres de sopa de manteiga derretida
    3 chavenas de chá de farinha
    1 colher ( de sobremesa) de fermento
    Canela a gosto ( normalmente ponho 2 colheres de sopa) . Bate-se o ovo com o acucar até ficar esbranquiçado, junta-se o leite, a manteiga, a farinha, o fermento e por fim a canela, bate-se tudo muito bem, junta-se as maçãs e mexe-se até ficar bem incorporado, coloca-se numa forma untada com manteiga e povilhada com farinha. Vai ao forno a 180 graus durante mais ou menos meia hora. E já está . ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu sou má cozinheira, por isso não te sei ajudar.

    ResponderEliminar
  6. Olha por acaso nunca fiz, mas como adoro as receitas da Neuza, espreita esta: http://www.saborintenso.com/f23/tarte-maca-14733/

    É diferente do habitual mas parece gostosa :P

    ResponderEliminar
  7. também não gosto nadinha!
    não sei nenhuma receita boa...

    ResponderEliminar
  8. Olá, raramento venho cá comentar embora leia tudinho e hoje não pude resistir em partilhar contigo esta receita que é um sucesso no Natal, chego a fazer duas porque simplesmente uma só não chega!
    É tarte de maçã merengada e é uma delicia.
    Precisas de uma base de massa quebrada, que se compra em qualquer hiper, desenrolas em cima de uma tarteira de fundo amovível (ou não, se não tiveres) e picas com um garfo todo o fundo e preenches o mesmo fundo já picadinho com feijão seco ou grão seco e levas ao forno a 180ºC durante cerca de 7 a 10 minutos (isto parece estranho mas faz na mesma, prometo que resulta porque os feijões servem para a massa não criar ar e fazer bolhas grandes, eu uso sempre os mesmo que mantenho num frasco só para este efeito). Entretanto e numa panela larga, juntas umas 3 colheres de açúcar no fundo com 3 colheres de água e um pau de canela. Acrescentas + ou - 1kg de maçãs descascadas e cortadas em fatias e deixas ferver para ficarem meio cozidas, retiras o pau de canela, desfaz as maçãs com um garfo ou com a ajuda da varinha mágica e reserva até esfriar um pouco. Com 3 ovos, separas as gemas das claras. As gemas juntas ao preparado das maçãs assim que estiver esfriado (senão as gemas cozem) e mexes muito bem. As claras bates em castelo e no fim, quando já estiverem bem batidas, juntas 3 colheres de açúcar, uma a uma, para fazer um merengue bem doce e brilhante. Tiras a base de massa do forno e os feijões do fundo (alguns agarram-se à massa) e juntas o preparado da massa, espalhas e em seguida juntas por cima o merengue, fazendo picos de neve. Polvilhas com canela em pó e vai ao forno, a 150ºC durante outros 10 a 15 minutos, tendo a atenção de ver se o merengue não se queima...podes sempre baixar um nível do tabuleiro do forno para evitar isto. Espero que a faças, nem que eja para experimentares porque é mesmo a única receita de doce que me sai bem, parece muito complicada mas faz-se num instante e acredita, faz sucesso também!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Olha eu já fiz em casa várias vezes, é muito fácil e maravilhosa, espreita neste blogue http://ocantinhodasophia.blogspot.pt/ no dia 4 de Setembro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. nao é coisa que goste muito por acaso, logo nao sei nenhuma receita assim deliciosa de tare de maça :(

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    eu costumo fazer uma muiitoo simples, mas saborosa. Eu por acaso qd fiz copiei do Chef Ramsay, mas neste site http://youcook.pt/tarte_de_maca_expresso tens tudo explicadinho :))) É mesmo saborosa e com gelado a acompanhar, um must.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Oh Pretty eu até ajudava mas tarte de maça nunca faço, gosto muito de comer, mas não é coisa que eu faça!
    Beijito

    ResponderEliminar
  13. Olha, eu até há 1 ano também não gostava... mas agora já aprendi a gostar (mas só das que são mesmo feitas em casa, não gosto nada daquelas das pastelarias cheias de gel por cima!).

    Então lá em casa já se faz há muito tempo de uma maneira bem simples e rápida e fica muito boa, e sem grandes complicações!

    Massa folhada ou quebrada para a base (conforme o gosto), não esquecer de picar para não fazer bolhas. Depois ir colocando alternadamente maçã fatiada e açucar amarelo. (a maçã fatio-a com um aparelho que normalmente uso para fazer batatas fritas tipo pala-pala). E pronto, tão simples e tão boa :)

    Espero que te sirva de algo :D

    ResponderEliminar
  14. Não posso ajudar :( não tenho porque não gosto.

    ResponderEliminar
  15. Já te respondi lá no meu blog mas só porque tenho receio que possas não ir lá, fica aqui a minha resposta!
    "De nada, ora essa, então por partes, podes comprar feijão seco mas não deves pôr o pacote todo, só o suficiente para encher o fundo e não ficarem uns em cima dos outros, ok? Depois, sim podes untar a tarteira mas essas bases que se compram trazem um papel vegetal por baixo que não deves remover, deixa-o ficar e assim nem sujas muito a tarteira. Mais, eu não usaria a maçã reineta porque é mesmo muito mais amarga do que as outras, uso sempre aquelas maçãs vermelhinhas e pequenas que se compram já em sacos à venda no Pingo doce, passando a publicidade. Mas se quiseres usar as reinetas, claro, força e espero que depois me digas como correu...e na 6º feira depois vou lá ao teu blogue para ler tudo!
    Beijocas nossas ;)

    Ah, a minha mãe também é Balança, faz 62 anos hoje!

    ResponderEliminar
  16. Não sou grande ajuda =/ eu sou muito preguiçosa...toda a gente adoraaaa a minha tarde mas é tão simples e falsificada =P, eu compro a massa folhada, deito as maçãs, rego com natas nas quais previamente juntei uma gema de ovo e polvilho com açúcar! Não te sei explicar porque é que toda a gente adora esta tarde =P...

    beijinhos =)*

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente sou péssima na cozinha! :/ Tarte de maçã, também não gosto nem um pouquinho...

    ResponderEliminar
  18. Não te posso ajudar :s
    Nunca fiz nenhuma.

    ResponderEliminar
  19. Querida Pretty, o meu grande talento é comer, não tanto fazer doces. Mas desejo-te toda a sorte do mundo nesta tua busca.

    ResponderEliminar
  20. Olá o P. adora tarte de maça, sabendo isso já experimentei fazer 2 ou três receitas e até agora ele não gostava de nenhuma, depois de ver esta receita neste blog, http://passagemdaborboleta.blogspot.pt/2012/05/5-semanas-5-doces-doce-com-uma-fruta.html, fiz e digo-te ele adorou. Usei maça vermelha.

    A tua mãe pode não ter os mesmos gostos que ele, mas ele achou que era a melhor receita de tarde de maça. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Eu faço a tarte de maçã normal (receita que encontras na net em qualquer site), não conheço assim nenhuma maneira especial ou truque para ela ficar óptima/diferente!

    Desculpa não conseguir ajudar mais minha querida!

    GIVEAWAY “Aphrodite” – Participa!

    ResponderEliminar
  22. Adoro tarte de maçã *-* Gosto de fazer com massa folhada daquelas já feitas e depois a maçã cozida, maçã cortada às fatias e canela :D E claro, tem de ir ao forno!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Tarte de maçã não sei fazer, mas sei fazer um bolo de maçã muito simples e delicioso. Depois se precisares apita ;)

    ResponderEliminar
  24. Adoro tarde de maçã com uma bola de gelado de baunilha. Delicioso!!

    Beijinho*
    http://vermelho-ou-rosa-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Alô! :)

    Nunca fiz tarte de maçã e não conheço nenhuma receita boa. Mas tens sempre o blog da Joana Roque, todas as receitas que fiz de lá correram bem ;)

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  26. Eu até podia partilhar, mas não sou a melhor pessoa. Sempre que faço tarte de maçã fica colada a forma! Já foram duas para o lixo, a conta disso! :x Tartes não são comigo! Mas aconselho-te a dar uma vista de olhos, pelo site Sabor intenso. Onde "copio" tudo ihih

    ResponderEliminar
  27. Para ser sincera nunca fiz uma! :x
    mas espero que alguém te diga uma receita maravilhosa... e depois se sair bem, partilha!

    ResponderEliminar
  28. -Também não me soava muito bem, até experimentar :) experimenta!!

    ResponderEliminar
  29. Opahhhhhhhhhh... odeio posts sobre culinária...
    Nunca consigo participar :p

    ResponderEliminar
  30. Faz esta: http://nosoup-foryou.blogspot.pt/2009/05/tarte-de-maca-ca-de-casa.html a tua mãe vai adorar. A primeira vez que fiz os convidados que era a primeira vez que iam lá a casa perderam a vergonha e repetiram até ela acabar. É super fácil e rápida de fazer só troquei o açúcar normal por amarelo que é a receita que vem no livro e não pus as nozes, quem provou diz que foi a melhor tarte de maçã que comeram até hoje e eu já estou tentada a fazer uma no domingo que é o aniversário do meu casamento.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar