20/12/2012

É desta!!


Uma coisa que adoro nesta época natalícia são sonhos. Mas acho um disparate de preços, os praticados pela pastelaria maravilha da cidade. 1 euro por sonho? Realy? Uma pessoa compra uma dúzia (que não é nada) e larga uma pequena fortuna, que daria para um bolo inteiro! Nunca fiz sonhos porque vá se lá perceber porquê sempre me pareceu uma receita complicada. Por acaso nunca me tinha dado ao trabalho de preocupar uma, mas sei lá, aquilo tinha ar de difícil só pelo aspecto. Vai daí que este ano quero sair da minha zona de conforto, que é basicamente bolos, e passar para os sonhos. Alguém tem dicas/receitas daquelas mesmo boas para uma pobre principiante que quer desenrascar um prato cheios de sonhos para este Natal?

36 comentários:

  1. 1 euro? ui, na pastelaria que vou é para ai 40, 50 centimos!!
    Mas eu nunca comi um sonho :o

    ResponderEliminar
  2. 1€?? que caro! adoro sonhos, mas não sei fazê-los ahah
    beijocas*

    ResponderEliminar
  3. 1€?!?! credo...em casa sai muito mais barato :S quando a minha mãe faz eu ajudo sempre...

    ResponderEliminar
  4. Chiça! grande roubo :O nem há desconto quantidade?:O

    Mas olha, em relação a receitas...se alguma vez eu te der uma receita de algo doce... desconfia. ou então foge!!:O
    xD xD
    :))****

    ResponderEliminar
  5. Também não sou pessoa de fazer doces natalícios logo não te consigo ajudar! Força nisso! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  6. Olha eu estou como tu...à procura de uma receita simples e fácil (se é que existe)!! Vamos ver como corre :)

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    o ano passado fi-los pela primeira vez e modéstia à parte, ficaram fantásticos! um consegue, coze a abóbora antes e deixa-a a escorrer num passador de um dia para o outro (durante a noite). Isto claro se os fizeres de abóbora, que são os que eu mais gosto.

    Ah e o miminho foi do desafio da Anita :) ainda bem que gostaste, é para te trazer boas energias para 2013!

    beijinhos**

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito de sonhos :/
    Quanto às receitas: 0
    Não te sei ajudar, cá em casa quem se dedica a isso é a minha mãe ;)

    ResponderEliminar
  9. Junta-te ao clube, também adoro sonhos! Mas, realmente, por esse preço, mais vale passar sem eles! Ainda bem que a minha mãe os sabe fazer! (;

    ResponderEliminar
  10. Por acaso também nunca fiz sonhos e também já pensei em fazê-los em casa.
    Sai mais barato com certeza certo?

    Este ano queria era fazer duas coisas que adoram cá por casa mas que são caras e isso sim, um bocado complicado de fazer: lampreia de ovos e tronco de natal.

    Mas devido à falta de tempo e ter que ser eu a fazer tudo, devem-se ficar pelos comprados =s

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Também adoro sonhos, mas cá em casa ninguém faz e então compro sempre numa pastelaria perto de minha casa e são deliciosos mas caros sim :x

    ResponderEliminar
  12. Também nunca fiz sonhos, mas de certeza que te vais sair bem ;)

    ResponderEliminar
  13. Acho que na bimby ficam bons, porque nunca fiz!

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe só fez uma vez e até ficaram bons. Mas o preço dos da pastelaria é um roubo!

    ResponderEliminar
  15. Possa, os sonhos são das coisas mais fáceis de fazer.

    Sonhos Tradicionais:

    Ingredientes:

    Água 1/2 Litro

    Margarina 150g

    Sal 10g

    Pau de Canela 1 pau

    Raspa de limão 1 limão

    Ovos 8

    Farinha 300g

    Açúcar QB

    Canela em pó QB

    Óleo QB

    Preparação:

    1º - Numa panela junta-se a água, margarina, sal a raspa do limão o pau de canela e leva-se ao lume até levantar fervura.


    2º - Retira-se a panela do lume e junta-se a farinha de uma só vez mexendo-se energeticamente até a massa até ficar homogénea, de seguida espalha-se em cima da bancada até arrefecer.

    3º - Recolhe-se a massa da bancada para um recipiente, juntam-se os ovos e leva-se à batedeira até a massa ficar homogénea.


    4º - Mete-se uma frigideira ao lume com óleo* e deixa-se aquecer até à temperatura ideal, com a ajuda de uma colher de sopa deitam-se pequenas porções umas seguidas as outras e deixar cozinhar até ficarem douradinhos.

    5º - Os sonhos retiram-se com a ajuda de uma escumadeira e deixam-se repousar durante alguns minutos numa travessa com papel absorvente.

    6º - De seguida passam-se os sonhos pelo recipiente onde previamente se juntou a caneca em pó e o açúcar.

    * (Óleo Fula Girassol de preferência, não deixando passar dos 160ºC)


    Rapariga, mais fácil que isto só mesmo comprá-los a 1€ cada, ehehe.

    ResponderEliminar
  16. Ai são tão bons , a minha avó é que faz bem :D

    ResponderEliminar
  17. É daqueles sonhos que eu não gosto nada :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  18. Sou mais para as rabanadas. E cá em casa, faz-se tudo.

    ResponderEliminar
  19. São mesmo boms ainda não comi nenhum este ano,bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Eu até te dizia mas não sei nenhuma e sonhos é coisa que eu não gosto :(

    ResponderEliminar
  21. Eu nunca fiz, mas a minha avó faz sempre na noite de natal, e são muito bons.

    ResponderEliminar
  22. Não te posso ajudar. Como sempre em casas alheias.
    Mas, sei que não são de dificil confeção.

    Procura na net. Receitas não faltarão.
    Eu espero encher-me deles e outras iguarias a partir de sábado.

    Vou para a terrinha.

    E azevias de grão? E broas de erva doce? Adoro!

    Beijinho

    Feliz natal!

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro sonhos e já sei que vou comer imensos este Natal (: não sei qual a receita da minha avó mas sei que não há nenhuns sonhos melhores no mundo!

    beijinhos,
    talkingpickles.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. eu também adoro, mas só os da minha avó :D

    ResponderEliminar
  25. eu amoo sonhos!
    uma delícia comidas natalinas!
    beijos!

    ResponderEliminar
  26. Aqui nos Açores os sonhos é no carnaval! ;) Mas tb nunca fiz! Acho que tenho de testar também! :)

    ResponderEliminar
  27. De culinária não percebo nada, só sei comer! ;)

    ResponderEliminar
  28. Também gosto, mas só duas pessoas da minha família é que fazem :p
    Não sei receita =/

    ResponderEliminar
  29. Nunca fiz mas ando tentada a fazer, até já vi uns de chocolate no Sabor Intenso, quiça experimente..

    ResponderEliminar
  30. Eu não tenho a receita mas lá em casa tem-se feito todos os anos e não parece complicado, dá é algum trabalho, mas faz-se :) vais ver que vão ficar muito bons e ainda vais poupar dinheiro!

    ResponderEliminar
  31. Querida Pretty, eu gosto de comer essas maravilhas do Natal, Sonhos, Rabanadas, Filhós, mas não faço a minima ideia de como são feitas pois normalmente aparecem-me na mesa e há minha frente como que por magia. ;)
    Mas espero que arranjes uma boa receitinha e que os "Sonhos da Pretty" fiquem uma maravilha.

    bjs e bom fim de semana. :))

    ResponderEliminar
  32. não sei fazer nada de natal confesso, mas acho que vou vasculhar os comentários das pessoas à procura de qualquer coisinha ahah **

    ResponderEliminar
  33. O ano passso fiz e não é muito complicado! O q mais custou foi a fritar!! tinha medo que não ficassem bons por dentro.

    ResponderEliminar