25/02/2013

Virgulas, malditas virgulas!


Não sei se já vos tinha dito mas relativamente à tese, gostava de encontrar alguém que me corrigisse as virgulas. Por melhor que eu seja a escrever e tenho a noção que o meu trabalho está bem escrito, sou péeeessimaaa a pôr virgulas! Vai daí que pergunto a uma amiga minha se ela não me fazia isso e pergunto-lhe quanto me levaria. Ela diz-me que normalmente se leva 5 a 10 euros por páginas o que no meu caso tendo 100 páginas era fazer as contas...Avisou-me logo que obviamente não me pediria isso mas para lhe fazer uma proposta visto ela andar bem atarefada e logo via se a compensava....Ok tendo em conta que eu ganho misérias e vai sair do meu próprio bolso todas as cópias para entregar a tese que nunca ficam em menos de 200 euros, estava a ver se arranjava outra alternativa....Lembrei-me daqueles correctores online, mas nenhum corrige virgulas. O meu orientador é grego por isso é pra esquecer pedir-lhe a ele....É que eles podem mandar a tese para trás ou baixar significativamente a nota pelas virgulas fora do sitio...Pessoal que já fez tese, como fizeram vocês?
Alguém conhece algum programa/ pagina de net que o faça ou será que vou ter mesmo de recorrer à minha amiga?

37 comentários:

  1. Eu fiz sozinha e tive a ajuda da minha orientadora, mas acho que não vale a pena pagares por isso, julgo que isso não conta assim tanto (faltar uma virgula ou outra não tira o mérito ao teu trabalho)...bjinhos***

    ResponderEliminar
  2. Não tens assim algum familiar que te ajude? É que dar esse balúrdio "só" por causa de vírgulas...

    ResponderEliminar
  3. Se fosse a ti perdia só um bocadinho de tempo a ler sobre a utilização de vírgulas numa gramática. De certeza que depois serás capaz de fazer tu própria a revisão. Mesmo que algumas não sejam utilizadas corretamente, não será por aí que ficarás prejudicada...

    ResponderEliminar
  4. E pronto apesar de saber que é um problema para ti e não saber como te aconselhar, fico contente!
    Porque isto significa que não estou sozinha... é que não sei usar virgulas, aliás só sei quando as devo usar em inglês!
    E o pior é tentar explicar isto às pessoas :(
    Mas também a tua amiga podia fazer um descontinho :s

    ResponderEliminar
  5. Ui e a tua amiga não te fazia isso de borla? :O não sei querida, eu não conheço nenhum programa que faça isso,mas acho muito dinheiro para corrigir as virgulas...


    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Procura um amigo que te ajude ou familiar... Parece-me muito dinheiro gasto em míseras vírgulas...

    ResponderEliminar
  7. Eu escrevi, corrigi, enviei à minha orientadora que leu e corrigiu. Feito!

    ResponderEliminar
  8. Tenho exatamente o mesmo problema que tu... Sempre tive altas notas a português, mas as vírgulas... No meu relatório final da pós-graduação também tive imenso cuidado porque uma professora já me tinha chamado a atenção... Em último recurso, se precisares, tenho várias amigas professoras de português. Se quiseres pergunto-lhes se te poderiam rever a tese e qt levariam. Mas ainda acho que consegues fazer isso sem gastar dinheiro!!!
    Beijinhos e boa sorte!;)

    ResponderEliminar
  9. Também acho que as vírgulas em Inglês são um pesadelo .. não têm nada a ver com as vírgulas em português! Mas é estranho baixarem-te a nota por causa disso, cmg ng refilou =\

    C *

    ResponderEliminar
  10. Eu também tenho um certo problema como vírgulas... Mas, acho que isso não prejudica o teu trabalho, de forma alguma :)

    ResponderEliminar
  11. Pois. Eu tenho um problema muito idêntico. E não sei de nenhum programa para esse efeito. Quem normalmente me corrigia os trabalhos era a minha sogra que é professora de Português, não tens nenhum familiar a quem possas recorrer?!

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Não conheço nada online para isso! Eu por acaso em virgulas até me safo, mas a minha mãe foi a salvação, como prof primária deu-me lá uma vista de olhos e o orientador também ajudou apesar de ser de informática!
    Não conheces ninguém da área das linguas que possa ajudar?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Não conheço nenhum programa do género...

    ResponderEliminar
  14. Acho muito complicado confiares num programa informático, se é que existe para esse fim.
    Não conheces ninguém professor? Tradutor?

    ResponderEliminar
  15. Não estou por dentro do assunto, não posso aconselhar...
    Boa sorte com isso ;)

    ResponderEliminar
  16. Amiga, compra um prontuàrio ortogràfico é mais barato e aprendes as regras!

    ResponderEliminar
  17. Não conheço, mas tb gostava, é que... tenho exactamente o mesmo problema!

    ResponderEliminar
  18. isto faz-me lembrar a altura em que começou a ser obrigatório todos os trabalhos serem apresentados escritos no word, com letra x e tamnaho y, e mais não sei o quê para o espaçamento e etc etc. Pouca gente tinha computadores, e os que tinham levavam balúrdios por passar umas palavras. Ou até só para formatarem o que já estava escrito. Mas balúrdios mesmo.
    Eu não sou professora de português, mas acho que antes de mais tens de entender o funcionamento e o propósito das vírgulas, e depois vais ver que é muito mais fácil de aplicá-las.
    Quanto à tua amiga, desculpa que te diga, mas para mim, não é amiga nem é nada. Concebia que no fim lhe desses uma prendinha, ou até alguma remuneração, mas pedir o que ela pede é de loucos. Provavelmente pagavas menos por mandar traduzir!!!
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  19. Concordo com a Mariposa, fica mais barato e fica já para o futuro ;)

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente tenho o mesmo problema que tu, mas acho que o meu orientador me irá ajudar com isso ou então o meu bf. Mas siceramente eu não pagava para alguém me fazer isso. A tua amiga podia te fazer de graça...

    ResponderEliminar
  21. Eu não conheço nenhum programa que faça isso...eu como não costumo ter problemas com as virgulas nem nada do género nunca recorri a nada. Ando a fazer a tese e volta e meia releio tudo para ver se me escapou alguma coisa :|
    E a tua amiga bem que podia fazer um preço mais acessível ou algo do género porque se realmente é tua amiga não vai pedir balúrdios não é :| eu tenho um amigo meu que é tradutor e nunca me cobrou nada por traduzir umas páginas :|

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Felizmente tenho uma namorado que ralha bastante comigo por causa das vírgulas. Graças a isso, agora consigo utilizar as vírgulas nos sítios certos;).
    A mariposa tem toda a razão, tenta entender as regras e faz tu própria. Certamente fica mais barato.

    ResponderEliminar
  23. Isso é complicado.
    No meu caso, não tenho problemas com isso, mas mando sempre corrigir ao meu namorado. Ele estuda na faculdade de letras e se algo estiver mal, ainda se zanga comigo ahah.. Ao menos corrige!

    ResponderEliminar
  24. é melhor recorreres a alguém! :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  25. Será mais fácil entenderes a regra da utilização das virgulas e tu própria fazeres.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Serei a única pessoa que não tinha coragem de cobrar a uma amiga?
    Mas afinal que se passa com as virgulas? Pões muitas ou poucas? Podes sempre ler como se aplicam as virgulas.

    ResponderEliminar
  27. não sei de nenhum programa que te ajude com isso, mas, por acaso, as vírgulas nunca foram um problema para mim :P

    ResponderEliminar
  28. olha, se eu não estivesse tão ocupada até te ajudava, mas se quiseres eu consigo arranjar um tempinho, basta me dizeres, tem é de ser as duas :), não é que seja perfeita né mas acho que me desenrasco :) tinhas era de pagar bem ahah umas bolachinhas ou assim eheh
    mas acho que é um abuso ela te pedir isso, ainda para mais a uma amiga.
    e acho que o melhor é mesmo veres como se aplica as virgulas e tentares ver tu, o que eu sei é que algo entre vírgulas por vezes é informação extra.

    beijinhoooo

    ResponderEliminar
  29. Eu também não sou nada boa a colocar virgulas e os acentos é outro dos meus problemas.:)

    ResponderEliminar
  30. eu por acaso safo-me. nos trabalhos era sempre eu que fazia as revisões, porque se fosse a corrigir ao mesmo tempo que fazíamos chegava a tornar-me chata e insuportável ;p

    ResponderEliminar
  31. Não uses programas informáticos para isso. Eu nos meus trabalhos, pontuava muito conforme a minha respiração.

    ResponderEliminar
  32. Bem que cena.
    Não consegues tu, com calma, tratar disso? =S

    Espero que corra tudo bem, agora que estás na recta final.
    Boa sorte!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  33. Bem menina Pretty... Acho que nem 1 nem outro são boas soluções... Gastares dinheiro "só" por causa disso é um desperdício... E confiar num programa para o fazer é loucura....

    Bem, vá, entre uma fatia desses bolos deliciosos e um cafezinho num dia em que eu vá ao Algarve, se quiseres eu faço-te isso lol.

    Manda-me mail: zoanathebarum@gmail.com

    ResponderEliminar
  34. Se quiseres posso tratar-te disso. 5 euros a vírgula, dá? ;) Agora a sério, se precisares avisa :) *

    ResponderEliminar
  35. As virgulas saem caras! Eu escrevi e a minha orientadora foi corrigindo uma coisa ou outra. Julgo que a nota não será influênciada por causa de virgulas se as ideias tiverem bem apresentadas. Digo eu.

    Boa sorte com isso.

    ResponderEliminar
  36. Só agora li o teu post, mas se precisares avisa. Acho que me safo bem com as vírgulas e não te cobro nada ;)

    ResponderEliminar
  37. No meu caso foi a minha orientadora que corrigiu as vírgulas. E acho que ela pôs vírgulas onde não era necessário, achei um exagero mas pronto. Parece-me é muito caro 5/10€ por página... :/

    ResponderEliminar