12/09/2013

Decisões...


Agora que o aeroporto está no auge - os ingleses e irlandeses decidiram vir todos visitar-nos em Setembro - a época de trabalho nesta empresa parece estar a chegar ao fim. Está previsto trabalharmos até final de Outubro, principio de Novembro e eu obviamente já ando a pensar no quem vem a seguir. No inicio este emprego tratava-se de um escape, de um recomeçar, mas agora começo-me a sentir saturada. Deste Fevereiro de 2012 que não tenho férias, sinto-me esgotada, um bocadinho mais a cada dia que passa. Por outro lado não vivo sem esta adrenalina, lembro-me de estar fechada no gabinete do meu estágio durante meses a pensar que aquela pasmaceira não era para mim! E dai vem a minha confusão! Se já estive muito mais certa que queria o meu curso como profissão para a minha vida, no momento em que apresentei a tese fiquei sem motivação alguma para seguir o meu objectivo, doutorar-me e investir na minha área. Por outro lado sou muito racional - estudei anos a fio para isto não posso de modo algum por o meu esforço a um canto para me tornar menina dos transferes por resto da vida a ganhar mal, muito mal. Ora e esta lenga lenga porquê? Porque o big boss, o dono da empresa a nível nacional (até me sinto pequenina ao pensar nele assim) que reunir-se comigo para me tentar convencer a ficar. Parece que gosta muito do meu trabalho e que quer que fique. Não precisa de necessariamente ninguém no Inverno mas abre ali uma vaga para mim para me assegurar para o Verão. 
Os meus planos não eram esses, nunca foram. Era integrar um daqueles estágios que o estado agora tem que nos dá a oportunidade de estar empregados na nossa área durante 12 com possibilidade de renovação e a ganhar o dobro do que agora ganho. E fim de semanas livres. E sair a horas decentes. E ter vida. 
Quando ouvi o que o Big boss me queria a minha primeira reacção foi pensar, não não não aqui não fico! Mas depois, e ouvindo a minha mãe, quêm me diz a mim que vou mesmo consegui esse estágio? Quem me diz a mim que vou gostar de passar um ano naquela lenga lenga das 9 às 5 quando o odiei o ano passado? E se o patrão me quiser aumentar e fizer contrato, será uma oportunidade assim tão má? Ai não sei o que faça...Digam-me de vossa justiça!

26 comentários:

  1. Deixa que ele te faça a proposta. Se te oferecer um ordenado decente, pensas duas vezes! Mas se não tens tempo para mais nada além do trabalho, pensa três... Ando nesta vida há quase três anos e não vejo a hora de voltar a ter os meus fins-de-semana de volta.

    ResponderEliminar
  2. Tens de ponderar muito bem. Ouve a proposta que ele tem para te fazer e depois tens de decidir o que é melhor para ti.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que tens de ouvir bem a proposta que ele tem para te fazer e depois logo vês se é aquilo que pretendes para o futuro próximo! :)
    De certeza que irás tomar a decisão certa! Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. ouve o sr primeiro.
    VÊ bem a proposta que ele tem para te fazer e ponderá os prós e contras.
    Se ele te der boas garantias, no teu caso eu aceitava.
    isto está tão mal que quando valorizam o nosso trabalho e nos querem recompensar é de agradecer e aceitar na hora.

    Quanto ao estagio eu estou como a tua mãe.
    Tu não sabes se quer se vai ser aceite. e eu sempre ouvi dizer:
    "Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar" =)
    bjs*

    noticias como estas provocam-me nojo, repugnância.
    Como é possível existir um pais com uma mentalidade como estas, como.
    Estamos a falar de uma criança de 8 anos, que ainda nem o corpo tem formado.

    matar este homem ainda era pouco.
    E que famílias são estas que vendem os filhos a troco de uns trocos.
    Inconcebível

    bjs*


    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estás numa situação complicada sem dúvida,mas eu acho que a tua mãe tem razão,primeiro ouve o que o teu patrão tem para dizer e depois então tomas a tua decisão...é que hoje em dia mais vale ganhar algum que nenhum mas também sei e bem o quanto é mau trabalhar ao fim-de-semana :x

    Tens que ponderar muito bem os prós e os contras...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ui... é uma decisão complicada...mas só podes decidir mesmo, depois de ouvires bem a proposta que ele tem para te fazer :)

    ResponderEliminar
  7. É decisão difícil e entendo a tua posição mas também entendo a da tua mãe, principalmente nesta época de crise em que tudo é tão incerto e arranjar um trabalho não está nada fácil. Mas vou-te dizer o que eu fazia e visto que me parece que estás em posição de negociar com o patrão . Apenas ficava no aeroporto com condições muito mais vantajosas; um ordenado muito melhor, redução de horário e uma rotação de folgas que me permitisse ter folgas ao fim de semana no minimo uma vez por mês.
    Que corra tudo pelo melhor.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que devias aceitar. Porque lá está, podes conseguir o estágio ou não e depois se não conseguires, ficas sem nada. Isto está mau, muito mau e se tens oportunidade de ter um trabalho, aproveita-a. E depois é assim, durante o verão não tiveste tempo para ti e para as tuas coisas, mas certamente que no Inverno não será assim. Tu própria disseste que eles não precisam de ninguém no Inverno, por isso é porque há pouco trabalho.
    Esta é só a minha opinião, é o que provavelmente eu faria se estivesse no teu lugar, mas como é obvio a decisão é tu. Pensa bem, e decide o que for melhor para ti.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho também que devias aceitar ficar, não é só porque hoje em dia ter um emprego é muito importante, mas principalmente porque ter um emprego onde gostam do nosso trabalho e nos dão valor conta muito! E quem sabe se no futuro não sobes para algo melhor dentro da empresa. Eu acho que gostarem de ti é uma prova de que o tempo que te dedicaste ao trabalho valeu a pena. Talvez ainda não seja hora de deixares...mas claro isso só tu podes decidir :) Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu não sei se o que ouvi é verdade, mas digo-te na mesma para pesquisares e assim ficares já com uma ideia. Uma amiga minha que acabou agora a licenciatura disse-me que ia tentar concorrer a um estágio profissional de 12 meses, que é o que tu queres, pelo que percebi. E houve alguém que lhe perguntou se ela se tinha inscrito em lojas para trabalhar enquanto não arranja o estágio e ela disse que o estágio profissional só está disponível como primeiro emprego e se ela trabalhasse numa loja, nem que fosse 6 meses, ia perder o direito a estágio. É melhor veres isso para depois veres se não aceitares esse trabalho se consegues ficar no estágio. ;)
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
  11. É melhor esperar pela proposta do boss, ver se é aliciante e depois pensar na resposta. Percebo a tua indecisão, mas também esta decisão não tem de ser definitiva. Mesmo que estejas a trabalhar no aeroporto (e sendo o Inverno uma época bastante mais calma), vais ter tempo para tentar arranjar o tal estágio que falas.

    ResponderEliminar
  12. Querida pinky isso só tu poderás ponderar e decidir. Acho que deves seguir o teu coração mas também ser racional. Porque não aceitar o cargo e só se tiveres a certeza que conseguirás ter esse tal estágio, então aí sair? Mas é como te disse, tu é que poderás decidir... ***

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, e no estado em que está o país, além de ser um trabalho desgastante, é um trabalho que pareces gostar, por isso, no teu lugar, ficava.

    ResponderEliminar
  14. A verdade é que podes fazer o estágio na tua área até aos 35 anos (se a lei não mudar)... A verdade é que no fim do estágio não há segurança em como ficas na empresa...
    Também é verdade que durante 1 ano tens um salário decente, mas no final do estágio pode passar para metade (mesmo que pela lei não o possam fazer...).
    Faz uma lista do bom e mau deste trabalho.
    Ou aceitas e vais procurando estágios... Podes demorar mais tempo do que estejas a contar...
    Ou negoceias um aumento...
    :D
    Muita coisa para pensares :S

    ResponderEliminar
  15. Ui que dilema, talvez devas arriscar ficar, quem sabe não será uma oportunidade e depois o estágio podes sempre tentar noutra altura certo?

    ResponderEliminar
  16. Deves ouvir 1º o que ele tem a dizer e pedir para pensar... Não me parece uma má oportunidade não =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. vou-te ser muito sincera: tens duas coisas muito imporantes aqui que são o facto de teres seguido uma área da qual gostaria de trabalhar e outra o facto de teres ttrabalho, coisa que nos dias de hoje é tão dificil de encontrar em Portugal. Não deixes de procurar trabalho naquilo pelo qual estudaste MAS não percas essa oportunidade que a vida te deu pois é sempre bom e positivo. Nada acontece por acaso por isso abraça isso com sorriso, ao mesmo tempo que corres atrás do que realmente gostas de fazer.

    Espero ter ajudado.

    Uma beijoca muito doce xxxx

    ResponderEliminar
  18. Olha, sinceramente se fosse eu primeiro falava com ele e depois tentava o estágio. Continuava lá e depois se conseguisse o estágio rescindia o contrato, ainda que não viesse a receber esse mês ou assim. É que ninguém garante que se consiga o estágio. Eu falo por mim. Desde Junho que procuro trabalho ou estágio, dentro e fora da minha área e ainda não consegui nada. E não é nada agradável!

    ResponderEliminar
  19. Tens de ver se a proposta (€) compensa a falta de tempo para tudo o resto. E podes sempre aceitar e procurares algo na tua área e se encontrares mudas.
    Qualquer que seja a tua decisão que seja a melhor para ti :D

    ResponderEliminar
  20. Ouve a proposta... e se não for do teu agrado, tenta dar a tua opinião! Se o Big Boss gosta de ti, quem sabe se não a considera. E hoje em dia, de facto, está tão complicado arranjar trabalho... mas é uma decisão só tua, escolhe o que te faria mais feliz :)

    ResponderEliminar
  21. Negoceia! Se ele te quer tanto, puxa pelo salário. E garante que se arranjares um estágio que cumpra os teus objectivos futuros não és muuuuito prejudicada...não sei, não percebo nada disto, mas pensa na tua vida - e não contes com o estágio como certo...

    ResponderEliminar
  22. Ai que situação...pensa no que te vai fazer mais feliz, o principal acho que é isso, mais do que mais dinheiro ao fim do mês na conta bancária;)

    Beijos****************

    ResponderEliminar
  23. Se ele realmente nao precisa de ninguem para o inverno e o esta a fazer para te assegurar no Verão, acho que podes falar abertamente com ele e explicar a situação. Caso apareça um estágio fazeres e, caso não gostes, regressares ao aeroporto. Óbvio que não vais dizer as coisas desta forma ehehe, mas deixar isso em aberto.

    ResponderEliminar
  24. Acho que no teu íntimo já sabes a resposta. O problema são as tuas aspirações e sonhos. Eles sempre nos deturpam a vista. Tens de ser racional e inteligente. Sem sacrifício ninguém consegue nada. O estágio pode estar sempre ali. Não sei se podes concorrer e depois rejeitar sem que isso te feche as portas. Mas uma coisa acho que devias valorizar: quem te valoriza. Se o teu patrão, ainda por cima dono da cadeia, te quer, só fazes bem em demonstrar que estás disposta em contribuir para o progresso da sua empresa. Se daí a pouco tempo nada se alterar falas novamente com ele. Quando eles pedem algo podem já ter algo em mente. Só aguardam o momento certo. Quando fores promovida avisa! :D

    ResponderEliminar
  25. Pois uma decisão dificil mas do que sei...se não gostares depois do estágio tens de devolver o dinheiro todo que recebeste se quiseres desistir a meio, razão pela qual acabei por nunca fazer um estagio profissionam ouvi varios casos em que recebiam mais é certo mas eram muito mal tratadas...pensa...analisa...bj

    ResponderEliminar