18/01/2014

A minha experiencia no centro de emprego!


Depois de me inscrever na semana passada foi me dado uma convocatória para comparecer no centro ontem. E lá fui eu. Como novata naquilo entrei, senha não se tira é uma fila para o securita, e lá fui eu dizer ao que ia. Disse para eu aguardar e lá me sentei numa das poucas cadeiras livres. Não sabia que os securitas podem fazer trabalho de secretariado, mas a verdade é que este desdobrava-se em três - atendia telefones, ia lá dentro ver a disponibilidade de quem recebia as pessoas, e atendia pessoas que ia encaminhado para os respetivos gabinetes.
Meia hora passada da hora a que iria começar a minha sessão de não sei o quê e sou finalmente chamada para uma sala pequena com mais uma dúzia de pessoas. São nos apresentados 4 cursos. Um para quem tem o nono ano, o segundo para quem tem o 10º, o terceiro para quem tem 12º e eventualmente licenciados e por ultimo um dedicado aos licenciados - e enquanto pensava já preocupada onde estavam cursos para mim a senhora lá diz "para mestrados também".
O que era dirigido a mim era um curso de Alemão. Num sitio que fica no outro lado da rua da minha casa, com a duração de 2 meses durante a manhã, em que dão subsidio de alimentação e uma pequena bolsa para quem não tem qualquer apoio monetário do estado (meu caso). Eu fiquei toda contente! Sempre quis aprender Alemão que não pesco nada e quero ser poliglota, quero-me entreter até arranjar qualquer coisa e se me pagam pra ir bem melhor! Se aparecer algo entretanto foi-me dito que posso desistir/anular o curso. O que é sempre bom pois o que quero é mesmo um trabalho na minha área, mas se me posso ir entretendo até lá ainda melhor!
Chato foi para quem era licenciado e tinha a opção de curso de informática ao fim da tarde/noite ou o curso de alemão...o pessoal torceu um bocado o nariz...E eu compreendo, havia lá muito boa gente com curso para os quais aquelas formações só serviam para limpar uma certa parte do corpo, mas não se pode dizer que não. Aliás, até se pode se justificares a tua decisão que depois é acatada ou não. E já se sabe que coisas do género "Não gosto de alemão e quero lá saber de computadores" não são propriamente bem vistas...
Bom aquela sessão durou uns 10 minutos. Como o meu nome começa por A fui a segunda a ser chamada e dizer qual escolhia e por isso rápido rápido sai dali...O resto do pessoal é que não me pareceu lá muito feliz por ir ter aulas de Alemão mas cá eu fiquei toda contente! E vocês ficavam-se pelo Alemão ou mandavam-no dar uma volta?
Beijinhos e bom fim de semana!

27 comentários:

  1. Impressionante! Como te chamaram já? Estive 5 meses inscrita no centro de emprego e ninguém me contactou para cursos ou para oportunidades de emprego!
    Bem, quanto ao alemão eu nunca pensei em aprender, mas ultimamente tenho pensado nisso e acho que seria uma boa oportunidade. Por isso se me acontecesse isso eu aceitaria de bom grado :)

    ResponderEliminar
  2. Acabei de fazer essa formação de Alemão. Eu não gostei nada, mas espero que gostes ;)

    ResponderEliminar
  3. nunca tive aulas de alemão.. tive de inglês e francês e adorei ambas. quanto ao alemão, a minha mãe fala e já me ensinou umas coisas, mas acho super difícil! acho que é uma questão de força de vontade, a minha mãe queria ensinar-me mas eu não estava muito virada para aprender.. acho que se tu te agarrares a isso vais conseguir claro :) beijoca


    La Joie de Vivre!

    ResponderEliminar
  4. Sortuda, e ainda por cima é perto de casa!
    Tou a seguir!
    xoxo

    ResponderEliminar
  5. É esse o espírito, tens de encarar tudo com uma atitude o mais positiva possível. Boa sorte com o alemão!

    ResponderEliminar
  6. Alemão não me cativa muito mas até achava interessante aprender :)

    ResponderEliminar
  7. alemao para mim e chines :P
    mas boa sorte :)
    bom fim de semana :D
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que sentiste que o curso irá ser uma mais-valia para o teu futuro :) Assim já está meio caminho andado para que corra bem! Hum, alemão não sei... acho que preferia Francês ou Espanhol :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Olha eu cá iria ficar contente como tu,mais uma língua para juntar aocv, adoro aprender línguas...não fosse eu de turismo...
    Mas isso está muito evoluido, quando estive desempregada não havia cá cursos para licenciados muito menos para mestrados.
    **

    ResponderEliminar
  10. A série que ando a ver dá na Fox, em português "Os Seguidores", está a temporada 1 toda nas gravações automáticas, daí eu estar a ver :D

    ResponderEliminar
  11. oh que boa noticia :)
    assim andas entretida :)

    Um doce fim-de-semana menina Pink :)

    ResponderEliminar
  12. Eu também escolhia o alemão. Saber não custa. E computadores já é a minha área ;)

    ResponderEliminar
  13. Acho que, infelizmente, esses cursos são só para entreter (e pagar aos formadores bem!). Quem conheço (eu incluída) que já frequentou cursos do centro de emprego não aprendeu nada, fingiu que aprendia. Claro que eu no teu lugar também aproveitava, entretia-me e recebia algum.
    Então alemão? a sério alemão??? não se aprende em meses, nem sequer em anos. Acho ridículo apoiarmos estas fantochadas.

    ResponderEliminar
  14. Adorava aprender mais línguas, só sei o inglês. Não me importava nada de aprender alemão :)

    ResponderEliminar
  15. Por momentos pensei que te iam encaminhar para uma coisa sem jeito nenhum! Mas até me parece muito bem! Alemão é uma mais valia, eu agora que estou parada também tenciono inscrever-me em cursos de línguas :) dá sempre jeito!

    ResponderEliminar
  16. Um verdadeiro pesadelo essas filas para o centro de emprego...calculo o tempo que as pessoas ficam de seca...

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Dentro do que te podiam oferecer pareceu-me bem bom o Alemão.
    Quando desempregada foi a uma palestra e inscrevi-me numas quantas formações, espanhol, informática... nunca me chamaram, nunca mais me disseram nada. Tiveste muita sorte e ainda bem:)

    ResponderEliminar
  18. Gosto de línguas e o alemão fascina-me, até andei 2 anos a aprender à minha custa num Instituto para enriquecer o meu currículo, mas depois tive o meu 2º filho e desisti mas tenho pena. Posso dizer-te que é uma língua difícil mas muito interessante. Força nisso. :D

    ResponderEliminar
  19. Eu tb aceitava logo, adorava aprender alemao =) Good luck*

    ResponderEliminar
  20. Tiveste mesmo muita sorte!
    Quando me fui inscrever falaram-me dos cursos. Havia um de computadores, um de inglês, outro de francês e mais dois que eram mais relacionados com a minha área - a senhora explicou-me que os 3 primeiros eram muito básicos e que no meu caso não valeria a pena, mas lá está, como nunca tiveste alemão é bom que se comece pelo básico (supondo que é como o caso do inglês e do francês). Disse que estava interessada nos dois últimos, mas isto foi em Setembro e até agora, nada!
    *

    ResponderEliminar
  21. Hello! Eu comecei a aprender alemão em Outubro e não estou nada arrependida. Sou fluente em Inglês, Francês e trabalho numa empresa que é Alemã. A minha chefe ficou muito satisfeita e eu estou a adorar as aulas. Se precisares de alguma coisa, diz-me que eu tenho gramática, papéis dos verbos etc. O alemão não é uma lingua fácil, mas se aprendeste Francês ou Latim, vais ver que a gramática é muito semelhante.

    Viel Glück!

    ResponderEliminar
  22. Eu tive alemão no secundário e ia sem dúvida para o alemão outra vez! :D

    ResponderEliminar
  23. Eu já tirei espanhol e excel avançado assim, visto que este ano só estou a dar explicações.
    Neste momento estou a tirar de web design, e é ótimo. Saímos de casa, conhecemos pessoas, aprendemos...
    Queria tirar alemão, mas até ver não há cá.
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar