25/02/2014

Esta nova geração!



Há um assunto que me tem deixado a matutar e realmente não sei o que pensar. Como sabem tenho uma prima com 10 anos. Sempre fomos bastante próximas e não são poucas as vezes que ela vem passar o dia comigo. Ela sempre foi um anjinho bem comportado. Daquelas crianças que anda de mão dada para todo o lado, bem comportada, caladinha quando deve estar e brincalhona quando sabe que pode ser. Até aqui nada de mal pensam vocês, o problema foi a saída da escola primária e a entrada nos dez anos. Era uma das melhores alunas da turma, aplicada inteligente e faladora (não se pode ser perfeito não é) e parece que agora é uma criança completamente diferente. Diz que é pré adolescente e que por isso já não brinca com bonecos. Que quer se casar com o David Carreira e deu para usar leggins coloridas, gorros igualmente coloridos e óculos daqueles que supostamente são para ver, mas que são só para o estilo. Ai minha querida criança que usava uns vestidinhos tão bonitos com sapatinhos rasos e malinha a condizer (ok agora parecia uma velha ahah)
Tem telemóvel (coisa que não acho bem numa criança de 10 anos) para os pais estarem em contacto com ela já que estão separados, sendo que esse telemóvel está repleto de fotografias dela e das amigas em poses e bocas de pato que até me fazem ter suores frios. Quando está com as amigas começa aos gritinhos histéricos, é mal comportada e até teve negativa num teste de Matemática, a sua disciplina favorita! Anda louca com a escola nova, só sabe é falar nos grupos que existem, nas pessoas populares e dos seus amigos. A miúda no colégio não era nada assim! Por um lado eu sei que faz parte, que é uma fase que não quer dizer que seja uma má miúda, porque sei que não é. Mas por outro tento-me lembrar de mim com dez anos e não era de todo assim!! E bem sei de miúdas que começaram assim e quando deram por elas estavam nuns caminhos de faxavor!
Sei que a geração é outra, que provavelmente ela vai ao sítios, que é só a excitação de se adaptar a uma nova realidade, mas sinceramente gostava bem mais de como ela era antes do que a pirralha em que anda agora armada! Ai espero bem que passe rápido!

22 comentários:

  1. As miudas de agora andam bem diferentes mesmo.
    Mas pode ser só uma fase, para se "mostrar" ou enquadrar...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Demais!!! Nessa altura via o batatoon!
    Fogo, 10 anos?! Como é possível já ser tão mulherzinha?
    Tenta manter-te próxima dela para ires tando atenta, antes que ela faça alguma coisa que se arrependa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente as miudas de agora andam todas assim, ela não é a única! Mas de qualquer maneira, certamente é só uma fase e depois passa!

    ResponderEliminar
  4. Nós já éramos diferentes dos nossos pais e os novinhos de agora ainda são mais. Têm acesso a tudo o que nós temos e fazem tudo o que lhes apetece. No meu tempo ter nega era uma vergonha. Quando recebi a primeira chorei tanto... cheguei a esconder testes de 70% a disciplinas que tirava sempre 90%... Enfim, trenguices mas pelo menos sentia a responsabilidade e o erro. Agora eles não ligam nada. Eu tinha telemóvel aos 10 anos porque os meus pais tinham medo que eu precisasse de alguma coisa, mas andava sempre escondido (o possível, já que era um tijolo)... Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Eventualmente ela acalma...*

    ResponderEliminar
  5. O ambiente em que estáo inseridas é mt importante, e então mudando de escola, a necessidade de ser igual aos outros leva os miudos a mudarem muito...

    Paulinha

    ResponderEliminar
  6. A pré-adolescência e adolescência são mesmo assim nestas gerações. Tenho uma prima que andou assim, numa fase igual, até aos 17/18, depois a coisa começou a melhorar, mas houve uma altura em que estava insuportável. Nada do que se dizia estava certo, só ela sabia, queria tudo (roupa, telemóveis, playstation...) para andar igual às amigas, não respeitava ninguém e chegou a reprovar um ano na escola. Depois começou a mudar, mas acredita que ainda vais ter de aturar muito dela.

    ResponderEliminar
  7. Tenta vigiar e andares próxima dela. A familia tem a função de auxiliar e por vezes de mostrar os caminhos futuros que seguirão.
    Estes dias li algo bem interessante, as pessoas que faziam parte dos grupos mais conhecidos da escola, são aquelas que agora tem os piores empregos e a pior qualidade de vida.
    O que é fixe agora pode ser a desgraça de amanhã e isso ela deve perceber o quanto antes.
    Mas existem idades complicadas, quem não passou por elas? Agora são é um pouco diferenes.

    ResponderEliminar
  8. Tudo isso e normal, vi acontecer com as filhas das minhas amigas. (Eu só tenho rapazes) nunca pensei foi que agora isso fosse tão cedo. 10 anos? Muito precoces mesmo

    ResponderEliminar
  9. Hoje em dia começam nessa fase bem mais cedo, também me faz confusão, que com essa idade eu não era nada assim, mas os tempos são outros, sinto.me velha quando penso nisso! haha

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. É uma realidade muito diferente mesmo... e que me assusta!

    ResponderEliminar
  11. Atualmente as miudas/miudos querem crescer muito mais rapido do que antigamente,falo por mi aos 10 anos ainda via bonecos,brincava com bonecas ate uns 12/13 ..coisa que atualmente nao acontece nada disso apenas quer telemoveis,facebook,popularidade,etc..
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Hoje em dia as crianças estão cada vez mais estranhas. Quando eu tinha 10 anos só pensava em filmes disney e em playmobils :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Pode ser que seja só uma fase inicial, não sei.
    As crianças agora nem crianças são, não percebo.
    Também não concordo com um telemóvel tão cedo porque convenhamos, não lhes faz falta.
    Há garotas de 16 e 17 anos que parecem mais velhas que eu! Juro que não percebo isto (ainda não decidi se me envergonhe disto ou me sinta contente por quando tiver 30 ter aspecto de 20 xD)
    Não sou antiquada, nem tradicional sequer, mas acho que há idades para tudo, e aos 10 anos ainda é altura de ser criança, de não ligar nenhuma a roupa e andar vestida de forma ridícula, brincar com barbies e nenucos, não ligar a telemóveis nem computadores e ver desenhos animados.

    ResponderEliminar
  14. Tenho uma prima com 7 anos que é um amor e de quem eu gosto imensoooooo! Mas também tenho medo do futuro, que ela mude cedo demais!

    Mas vais ver que isso é só uma fase e vai passar ;)

    ResponderEliminar
  15. É a adolescência... E cada vez mais novos, dá-lhes para estas maluqueiras. A minha irmã anda numa "fase" que já dura anos, de mau comportamento e assim... Esperemos que seja uma fase!

    ResponderEliminar
  16. Elas agora crescem depressa demais :S

    ResponderEliminar
  17. Como te compreendo! Tenho uma irmão com 11 anos, que entrou agora para o 5º ano e no início do ano também deu alguns "problemas"... ao fim de 2 semanas do início das aulas chorava todos os dias que não queria ir para a escola, e até inventou que um miúdo o ameaçou com uma faca. Tudo isto para não ir para a escola. Ele com a minha mãe (principalmente) faz tudo o que quer...comigo já não é assim porque basta eu fazer uma cara mais séria e ele já sabe que tem de contar a verdade.
    No meio disto tudo a minha mãe disse que se ele fosse para a escola sem chorar lhe comprava um telemóvel e eu disse "se ele deixar de chorar quando lhe comprares o telemóvel só prova que ele estava a fazer "chantagem", que era só para chamar a atenção"... e assim foi. No final eu é que ainda consegui arrancar-lhe a verdade de que não tinha nada sido ameaçado...

    Felizmente depois da história do telemóvel começou a atinar! Também sou super contra uma criança desta idade ter telemóvel. Mas ele tem um antigo da minha mãe que nem fotos dá para tirar, e além do mais não é viciado no telemóvel. Muitas vezes até se esquece dele em casa... penso que tenha sido mais o choque inicial de passar da primária para o ciclo!

    Vais ver que a tua prima também vai melhorar :)

    ResponderEliminar
  18. Não sei o que te diga, eles querem tudo muito rápido e o consumismo que se vive hoje em dia é totalmente diferente do de há 20 anos atrás!!

    ResponderEliminar
  19. a minha prima está igual!! e tem 13... so quer sweaters, ténis VANS e caps... porque diz que dá swag! LOOOL
    e está sempre com expressões parvas por exemplo 'só que não!'
    mas só que nao o que?? está a toda a hora a dizer isso, ainda por cima super descontextualizado. opá... nao percebo os miudos de agora.. são só parvos pronto.

    ResponderEliminar
  20. As crianças crescem.... e custa-nos aceitar isso. O mal das crianças é quererem ser adultos rápido demais. Eu Também fui, asneiras de quem não faz ideia do que é ser adulto e como é bem mais fácil ser criança! Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Esta geração é muito precoce, nos meus 10 anos brincava as bonecas, nem sequer pensava nessas coisas mas hoje em dia cada vez se vê mais isso. Pode ser que seja por ser novidade :)

    ResponderEliminar
  22. Hoje em dias as raparigas, principalmente, ficam com um estilo muito próprio muito cedo, é a nova geração, e em nada se parece com a nossa.

    ResponderEliminar