13/03/2014

Da viagem (rápida) ao centro de emprego


Ora ora então querem saber como foi aquilo ontem? Vou contar-vos já tudinho! Cheguei lá bastante antes da hora programada e qual é o meu espanto quando percebi que na sala de espera estava uma rapariga do meu curso. Ela explicou-me que já era a segunda que recebia, a primeira também pedia para ir até aquele centro onde lhe tinha sido apresentada uma proposta para Albufeira. Esperei um bocado e chegou a minha hora de ser atendida. A senhora que o fez era extremamente simpática, acho que foi a única coisa boa da minha passagem pelo centro. Explicou-me a proposta: Uma empresa do concelho situada razoavelmente perto de casa (uns 20 min de carro) estava a contratar dois profissionais da minha área, com muita experiência, fluentes em inglês, proactivos, gosto por liderança, que soubessem mexer nos programas de pc A,B,C e D e bla bla bla. Em troca davam 600 e pouco euros e um contacto de 6 meses. Hum que tentador! Eu não sabia se havia de rir se havia de chorar. As coisas andam tão mas tão boas que as empresas dão se ao luxo de tentar contratar alguém xpto, com experiência, pró em programas complicados, enfim um grande profissional com 1001 qualidades e em troca dão 600 euros, tá bom! Mas também vos digo que só se fazem coisas destas porque há quem aceite, há quem estude 5 anos e aceite ganhar o mesmo que uma pessoa que trabalha numa caixa de supermercado (nada contra) com o 9º ano ganha. Se ninguém se sujeitasse a isto as empresas eram obrigadas a subir a fasquia. Mas pronto isto são outras conversas.
O mais engraçado de tudo foi quando a senhora que me atendeu começa a perceber que estou apenas inscrita no centro desde Janeiro e a empresa pedia alguém com 6 meses mínimo de inscrição. E depois eu pergunto "Então mas se me inscrevi como 'à procura do primeiro emprego' porque é que me chamam para apresentar uma proposta de alguém que procura um técnico com experiência?", ela olha para mim e com aquele ar simpático (que foi a única coisa que me impediu de a estrangular) "Ah é que as minhas colegas quando recebem estas coisas limitam-se a triar pelo curso que as pessoas têm. Depois na convocatória é que nós percebemos quem está apto ou não"....Ahhhhh espera lá!! Uma coisa tão simples como perceber se o canditato está inscrito à mais de 6 meses no centro não são capazes de triar!! É que eu nem peço para saberem se sou ou não fluente em Inglês pois não têm como saber mas porra! Eles sabem quando me inscrevi e à procura do quê!! Basicamente ela escreveu no pc que eu não estava apta e mandou-me embora. Isto é gozar com a minha cara!! Então mandam-me para onde o Diabo perdeu as botas para me dizer que não estou apta, quando o poderiam ter descoberto se abrissem a minha ficha??? E o mais gritante é que eu imagino a quantidade de pessoas a quem aconteceu exatamente o mesmo!!
A parte boa disto tudo foi ela assegurar-me que em duas semanas tenho uma resposta para o estágio e confessar-me assim baixinho que era uma chance bem melhor para mim do que a proposta "merdosa" de trabalho que me estava a apresentar...
Meus amigos isto assim não anda para a frente!!!

26 comentários:

  1. Parece que anda tudo tipo máquinas a trabalhar!!! Enfim...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não és a única a passar por isso. Já me mandaram para cascos de rolha para ir a uma entrevista para frequentar um curso e quando lá cheguei e me perguntaram qual o nível de escolaridade e eu disse licenciatura "ah e tal, tem estudos a mais". Ora porra não dava para ver isso antes?

    E infelizmente também as pessoas têm que se sujeitar a ganhar isso. Eu estou desempregada, sem contar com o estágio que fiz agora, já quase à 2 anos. se me dessem 600€ infelizmente era uma excelente proposta.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Isto é tão triste que é quase surreal.
    Não consigo compreender a indiferença com que estas pessoas tratam os outros.
    E concordo imenso contigo, na questão em que se as pessoas não se sujeitassem a ordenados de misérias, as empresas se veriam obrigadas a aumentá-los. Estou sempre a referir isso. A mim, não me apanham num assim!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente quem precisa tem que se sujeitar. Uma pessoa que esteja desempregada e tenha contas fixas para pagar, se tiver que escolher entre esses 600€ e nada vai certamente escolher os 600€, por muitas habilitações que tenha. Claro que as empresas se aproveitam... querem é lucros.

    ResponderEliminar
  5. Não há rigor nenhum. Já vi cartas de convocatórias a ser recebidas hoje para comparecer ontem! E depois ameaçam cortar tudo se não se aparecer e quando se aparece é para se ir embora, como aconteceu contigo. Por isso é que isto não anda... Começa nessas pequenas coisas.

    ResponderEliminar
  6. Que vergonha, que tristeza. Olha eu trabalho e ando com elevados níveis de desmotivação.

    ResponderEliminar
  7. O centro de emprego é uma piada ... de mau gosto! É uma vergonha, é triste e claro estou como tu depois querem que o pais vá para a frente.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente é assim e a mim revolta-me bastante o tipo de recrutamento feito pelo centro de emprego. Já disse várias vezes que se fosse preciso eu não me importava nada de ir para lá e fazia uma triagem em condições!!

    ResponderEliminar
  9. Este pais esta uma vergonha, é o q posso concluir
    http://asperolaspreciosas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Epa eu passo-me com estas coisas. Temos que saber tudo, dominar tudo, saber falar fluentemente não sei quantas línguas para depois ganhar uma miséria. Ninguém devia aceitar esses trabalhos. Bem, espero que tenhas sorte para esse estágio pelo menos :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo mas há pessoas que têm casa e contas para pagar e 600€ é mais do que recebem do subsidio por isso é que acabam por aceitar essas propostas.

    ResponderEliminar
  12. O problema começa, precisamente, nos estágios profissionais, onde ganhas tanto quanto numa loja a tempo inteiro. E digo porque o sei. Quando tive a trabalhar numa loja a tempo inteiro consegui ganhar mais que no estágio profissional. Piora quando a entidade patronal te fica a dever (em estágio profissional) e nada podem fazer. Ahahah.Eu fiquei sem dois meses de salário do meu estágio profissional, só para veres :S É o nosso país.

    ResponderEliminar
  13. Enfim, há coisas simplesmente ridículas!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Bem mas que perda de tempo... Problemas "técnicos" de Portugal.

    ResponderEliminar
  15. Poisé, a falta de dinheiro faz algumas pessoas aceitarem essas propostas, e depois se nós queremos ser pagos por aquilo que realmente valemos ainda ficamos mal! :/

    Tic-Tac Living

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente é o que é, temos de nos submeter.

    ResponderEliminar
  17. Ai querida fico tao triste quando vejo o nosso pais assim nao sai da mesma ou pior vai cada vez pior. Enfim...
    Eu lembro me quando estive 2 anos em Portugal hoje tanta coisa que me chocou quando ia a entervistas, falta de profissionalismo, falta de respeito pelos candidatos, perguntas indiscretas tipo es casa, tens filhos queres ter, perguntas que aqui sao completamente proibidas enfim... e depois os salarios, eu tive sorte porque trabalhei para uma empresa Americana de avioes privados pagavam muito bem para Portugal e nas horas vagas fazia trabalhos de figuracao que pagavam montes de mal nada como aqui os figurantes de tv e filmes ganham muito bem ... foi toda uma experiencia adorei viver em Portugal aqueles dois anos pelas experiencias e por muitas coisas boas mas tambem me chocou muita coisa. Eu vivo no Canada desde pequenina por isso muito coisa nao entendia... Se quizeres o contacto dessa empresa diz que posso te dar pagam muito bem mesmo mais ou menos 1400 por mes. Nao sei se ja te tinha falado disso mas se precisares do contacto ja sabes so dizer.
    Beijinhos de Toronto

    ResponderEliminar
  18. Realmente... Enfim...
    Esta malta tem os empregos seguros e nem se esforçam por fazer um bom trabalho...

    ResponderEliminar
  19. que vergonha, o problema é que o pessoal tem de se sujeitar a esses ordenados vergonhosos. :S
    e essa situação no centro de emprego então é completamente ridicula. E quando pedem recem licenciados com experiencia? Isso entao é lindo.
    RIta

    ResponderEliminar
  20. Que tristeza, ao que nós chegámos... Até dá vontade de deixar de ser patriota... :(

    ResponderEliminar
  21. E é o país que temos, já nada me espanta.

    ResponderEliminar
  22. Então Pretty in Pink, disseram-te alguma coisa do estágio? Estou á espera da aprovação do meu desde Janeiro. Já estamos em Março e nada... --'

    ResponderEliminar