18/03/2014

Pressa em casar



Até há bem pouco tempo atrás sempre que ia a um casamento era porque os meus pais eram convidados. Pois que agora quando sei que tenho um casamento é porque alguém próximo a mim se decidiu casar. Eu não sei se sou a única mas começo a pensar no que leva alguém da minha idade a casar. Serei só eu que acha que a economia dos dias que correm não está para casamentos de pessoas com 20 e poucos anos? Serei a única que aos 25 vivo às custas dos meus pais, estou desempregada e como tal não tenciono casar até sei lá, ter algum tipo de estabilidade?
Começo a ver o pessoal aqui da terrinha da minha idade a ficar noivo, a casar, a ter filhos...Será que sou eu que estou a ficar para trás ou eles a adiatarem-se? Não percebo esta urgência... E atenção que não estou a falar de pessoas com a vidinha estável, casa, carro e emprego (ai não vejo qual o problema), falo de pessoas na mesma situação que eu!
Há dois anos atrás uma rapariga da terrinha ficou noiva do namorado que mal via (trabalhava fora). E quando o via discutiam forte e feio. Tiveram um casamento lindo, cheio de gente, comida, musica, num sitio igualmente maravilhoso! Ele trabalhava, ela estudava noutra cidade às custas dos pais. Que lindo casar-se com 23 anos, quem sabe para salvar uma relação, que claro, meses depois foi mesmo por água a baixo! Qual a urgência? E atenção que daqui fala a pessoa mais romântica deste mundo que sonha casar com vesdinho branco e tudo aquilo a que tem direito! Mas há tempo para tudo! Não é muito melhor aproveitar a casa dos 20 a ganhar alguma estabilidade, a gozar de uma relação sem preocupações, a conhecermo-nos a nós proprios, a fazer um pé de meia e ai sim dar um passo em frente? Não sei digo eu...

25 comentários:

  1. Tal como tu, também estou desempregada e com 24 anos, o meu namorado também tem 24 e ainda está a estudar, no ultimo ano de medicina, e apesar de namorarmos já há 5 anos e os nosso pais e família se conhecerem não vemos a pressa do casamento. Queremos casar sim, mas ter empregos primeiros, claro!
    Quando sairmos de casa que seja para sempre, e com as condições todas.

    Por isso, concordo contigo, não vejo o porquê de tantas urgências.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que eu só casei aos 31 :P

    ResponderEliminar
  3. E eu aos 33 dps de 7 anos de namoro......E já lá vão 16 anos

    ResponderEliminar
  4. Eu e o Pedro temos um emprego estável, vivemos juntos há sete anos e somos independentes há quatro, e não é por termos 25 anos que não vamos casar :) Cada um sabe de si e faz o que quer ;)

    ResponderEliminar
  5. Acho que não tem a ver tanto com a idade mas sim com a maturidade e condições de cada um. Eu casei-me cedo (tinha 24 anos, mas o meu marido já tinha 32), e já vivíamos juntos há bastante tempo, ambos trabalhávamos e éramos independentes. O casar foi apenas um passo natural, apesar de eu nunca sequer pensar muito no assunto até ter sido pedida em casamento. Mas lá está, casámos porque podíamos. Não pedimos empréstimos para nada, não nos atirámos "à maluca", nem convidámos mil e trezentas pessoas - antes pelo contrário, só convidámos mesmo as pessoas mais chegadas. Em compensação, já vi casais a darem o nó bem mais tarde e a coisa descambar à mesma. Se as pessoas podem, se querem, se têm maturidade para estarem numa relação e a viverem juntos debaixo do mesmo tecto, porque não?

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho 25 anos e ainda não penso nisso, talvez lá para os 30 me junte e pense em filhos, mas casar nem sequer está nos meus planos.

    ResponderEliminar
  7. Tem que ver com a relação onde estás e na geração em que vives. Cada relação é diferente.

    Se me perguntares assim indiscriminadamente se aos 25 anos é cedo ou tarde para casar? Dir-te-ei que aos 25 é a idade ideal e que as 30 já és "velha". Porque na sociedade onde vivo, ninguém espera pelos 30 para casar.

    Agora, no meu caso, tou quase com 26. Não penso em casar... tipo... Nunca! Tenho uma opinião negativa com o casamento. Mas cabe a cada casal analisar a sua relação e ver se estão no mesmo "sítio" para viverem debaixo do mesmo tecto e serem felizes enquanto casal. O casamento é apenas um processo para chegar a esse ponto e não interessa se tens 20 ou 50.

    Tendo a discordar contigo :). Era expectável (até há uns anos atrás) que aos 25 não vivesses à conta dos teus pais e que já fosses financeiramente autónoma.

    Como já referi. Vivemos noutros tempos :P

    Kiss*

    ResponderEliminar
  8. Eu não acho que se estejam a adiantar, depende muito de relação para relação, de vida para vida e objetivos para objetivos. Eu não quero casar aos 30 porque não quero ter filhos depois dos 31 e também não quero casar e ir a correr ter filhos. Primeiro quero viajar, conhecer o mundo, aproveitar a vida de casada. Conheço quem se vá casar agora aos 23 anos, ambos com empregos estáveis e com uma relação muito madura. É verdade que hoje em dia a tendência é casar mais tarde devido à instabilidade financeira mas não acho que quem pode casar mais cedo do que a maioria da população agora esteja a apressar-se. Apenas são objetivos diferentes :)

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo! E tenho 26, e tanto eu como o namorado vivemos em casa dos pais (apesar de tanto eu como ele ficarmos em casa dos pais um do outro) mas a realidade, é que como trabalhamos por conta propria sem rendimentos fixos, nao temos condiçoes para arranjar a nossa futura casa, por enquanto.
    E como eu costumo dizer, "quem casa, quer casa" não faz sentido casarmos agora, fazemos planos disso claro, mas quando a vida tiver mais estavel.

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Percebo-te perfeitamente! Tenho 23, namoro há 2 e claro que sonho em casar. Era já amanhã.... se tivesse condições para isso! Ainda no ano passado quando estava no estágio curricular a minha orientadora perguntou quando casava. Sim, tinha muita piada eu casar, e ficar cada um a viver em casa dos seus pais, ou irmos viver os dois juntos para casa dos pais de um e às custas deles, porque na altura eu não tinha ordenado e ele recebia o salário mínimo!
    Quero muito casar, muito mesmo. Mas lá está, quando tiver a vida organizada. Não preciso de ter um ferrari, nem uma casa do género de uma mansão. Mas quem casa, quer casa, e também não teria piada nenhuma casar, sair de casa e continuar a usar o carro dos meus pais! Se tenho pressa em casar, em sair de casa e ir viver com o meu namorado? Tenho! Mas não é pressa nesse sentido, é mais pressa no sentido de ânsia... porque nunca me colocaria numa situação dessas, quando não sei se me posso sustentar.

    E sim, percebo-te... pessoas na mesma situação do que eu (ou que "têm" menos do que eu), a casar e ter filhos... não entendo!

    ResponderEliminar
  11. Não acho que seja assim tão cedo, namora à quase 4 anos e tenho 24, se me vejo a viver com o meu namorado? Sim! muito mais que a realidade de vivemos, afastados 200km porque eu trabalho fora e ele ainda está acabar o estágio de mestrado.

    Se quero casar? Se me fizessem esta pergunto há 2 anos atrás dizia que não, agora digo SIM! Se tenho ou não idade? Tenho a maturidade necessária para saber aquilo que quero, para saber do que gosto e o que pretendo.
    Se poderá dar certo, não sei mas isso não depende da minha idade, tanto pode dar certo com 24 como com 30, 40, 50.

    Acredito que não penses nisso agora, a tua relação é recente e o facto de viveres à custa dos teus pais não ajude, mas se fosse em outras circunstâncias continuarias com essa opinião?

    ResponderEliminar
  12. Eu tnh 24 anos, o meu namorado 25, namoramos há seis anos e vemos o casamento como um passo na nossa vida que nos vais fazer muito, mas muito mais felizes :) A idade para mim conta pouco, o que interessa é o ponto de vida em que te encontras, a relação que tens com a outra pessoa, o que esperas do futuro. Claro que só pode os dar este passo porque ele tem um bom emprego fixo e eu, apesar de estar a estudar novamente, continuo a trabalhar em part-time.

    Claro que na tua condição, namoro recente e sem emprego, é natural que n penses nisso, mas não devemos julgar os outros. Nem tu estás atrasada nem eles adiantados; simplesmente estão em fases de vida diferentes

    ResponderEliminar
  13. Alguem que me perceba, no outro dia falava sobre isso com uma amiga minha. Eu nao tenho pressa nenhuma e nao é por isso que gosto mais ou menos do meu namorado. Quando me casar, ja quero ter alguma estabilidade financeira que neste momento nao tenho. Nao percebo aqueles casais que se casam e ficam a viver com os pais ou que vivem numa casa paga por eles, qual é o sentido? E claro que nao falo quando acontecem imprevistos e alguem perde ou muda de emprego. Compreendo quando sao pessoas que ja tem alguma capacidade economica mas de resto... Calma pessoaL =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas cada um sabe de si e o que quer num futuro próximo. =)

      Eliminar
  14. Concordo contigo a 200%. Fala uma gaja de 34 anos solteira :)

    ResponderEliminar
  15. O casamento é um contrato dos mais complicados que se possam imaginar.

    Para mim, pressupões independência, maturidade e muita ... coragem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Não tenho nada contra o casamento seja em que idade for, mas acho que deve ser uma decisão ponderada e haver alguma estabilidade profissional e financeira, pois se isso for um problema, com o casamento agrava-se de certeza. Nas terras mais pequenas o casamento é bastante importante ainda, mas nos tempos que correm não é preciso casar para se ser feliz

    ResponderEliminar
  17. wedding are fun and I think if ppl are ready why not xx
    M

    ResponderEliminar
  18. 25 anos, comprometida e não sei quando me vou casar... o rapaz ainda estuda, portanto temos que esperar... gostava de casar cedo, mas a vida é como é... a seu tempo casarei

    ResponderEliminar
  19. Eu casei com 20...depois de namorar 3 e não me orgulho nada disso, mas os tempos também eram outros, o que te quero dizer é que se fosse hoje não casava tão cedo....tens muito tempo!
    Tenho uma filha e não vou ficar nada chateada se ela "viver as minhas custas" o tempo que ela assim achar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. A minha irmã mais nova casou com 20 (ela é mais velha que eu 12 anos), a do meio casou com 25 (ela é mais velha que eu 9 anos), eu tenho 35 anos, juntei-me com o meu namorado perto dos 34 anos, depois de 12 anos de namoro :D

    ResponderEliminar
  21. Concordo perfeitamente é ridículo essa pressa toda e depois vê-se logo que aquilo não dura nada! Se têm assim tanta certeza podem esperar mais uns tempos,o problema é que nesses casamentos à pressa há sempre alguém que não tem muita certeza!!

    ResponderEliminar
  22. Compreendi-te perfeitamente. Antes dos 23anos nunca sonhei em casar e achava estranho ter amigas que já queriam estar casadas, com responsabilidades, rotinas domésticas ... Sempre achei que havia uma fase para tudo. Antigamente o pessoal até podia casar-se cedo para ter mais liberdades mas hoje em dia temos a sorte de ter pais mais liberais que não entendia essa pressa mas a verdade é que cada um tem os seus objectivos de vida, uns amadurecem mais cedo do que outros.
    Casei-me com 25anos, também não fui muito tarde, e senti que foi altura ideal, já namorava há 9anos e estava a terminar os estudos e comecei a trabalhar. Eu não estava segura nesse campo profissional mas ele estava, se estivessemos há espera de estabilidade profissional de ambos os lados acho que ainda entro na menoupausa e nada! AHAHAH. Se um dos dois proporcionar estabilidade é de avançar, não existe momentos perfeitos, muito menos agora. Há quem espere por tal e vê a vida a passar e nada.
    Não devemos atirar-nos de cabeça, sem bases nem condições, mas também não devemos esperar pelos momentos perfeitos. Basta ter o minimo dos minimos, o resto constrói-se a dois :)

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  23. Olha estou como tu. Não tenho pressa e aliás, quero é ter estabilidade. Sei de muito boa gente que alugou casas e afins mas que os pais continuam a pagar as comprinhas lá de casa. Para mim, nem cá para os de casa, isso não cabe na cabeça de ninguém.

    Não tenho pressa e já namoro à 9 anos mas se ainda me sustentam, sair de casa para quê? Para continuar a ser sustentada?
    Não obrigado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Para mim casamento só depois de morar junta dois ou três anos e depois de muito poupar! :p

    ResponderEliminar