26/02/2015

Burlar está na moda


Uma pessoa fica parva com o que se depara nisto de procurar trabalho...Então vocês sabem que a moda agora é tentar burlar desempregados? É que só gente estúpida para tentar extorquir dinheiro a quem não trabalha!! Em vez de irem roubar bancos, milionários, empresários não. Agora vamos é roubar desempregados (!?).
Passo a explicar: Já é a segunda vez que me acontece. Mando currículo em resposta a um anuncio que me parece honesto (normalmente só diz que procura administrativa) e prontamente tenho resposta. Não me ligam, não marcam entrevista, mandam mail. Nesse mail falam muito bem, dão dados que parecem verdadeiros sobre a morada do escritório que pensam abrir, dizem que ficaram impressionados com o nosso currículo e estamos escolhidos para o lugar. Que infelizmente só estarão cá dentro de umas semanas e portanto sentem necessidade de explicar a proposta naquele email.
Num deles falavam num programa de computador que vendiam e que tinha muuuito sucesso. Que o meu ordenado seria de 900€ por mês base (para ir aos correios enviar cartas e ir ao banco) mas que precisavam dos meus dados bancários para experimentar comigo o tal programa que vendiam e só depois se assinava contracto...AHAHAH mas alguém cai nesta m*rda de burla!?
No outro caso também receberiam perto de 900 € base maaaas para trabalhar teria de ir a uma formação sobre o utensilio de cozinha que iam vender (ok até aqui tudo certo) maaas que para ir a essa formação teria de comprar o produto deles (tipo bimby que não é propriamente barato). E depois já punham os pés pelas mãos, se no inicio tínhamos sido escolhidos, no fim do mail já tínhamos a formação com outras pessoas e no fim é que escolhiam quem ficava...
Eu fico parva com isto....É que ambos os mails estão escritos de uma maneira tão séria, mandando só a facadinha algures no meio de um texto enorme e eloquente que uma pessoa quase não dá por ela! Se uma pessoa não está atenta cai que nem um patinho  e é assim o negócio deles...Isto realmente há com cada um...Já vos aconteceu algo do género?

19 comentários:

  1. O pior de tudo isto é que há pessoas que na boa fé cai nesta cantiga. Infelizmente neste mundo as pessoas sérias estão em via de extinção, bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca me aconteceu, mas parece que é frequente, Temos de ter muito cuidado.

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Lisboa é assim: http://adescavir21.blogspot.pt/2015/01/atencao-cuidado-com-as-falsas-empresas.html

    Não nos podemos é calar, temos que partilhar com toda a gente que pudermos para não haver mais burlas!

    ResponderEliminar
  4. Pois parece que é mesmo moda, embora nunca me tenha acontecido. E o pior é que há pessoas que no desespero por um emprego acabam por cair e ser enroladas por estas coisas. Também estou desempregada e desconfio sempre quando me fazem muitas perguntas antes de uma entrevista e por norma pesquiso sempre a empresa na net. Posso dizer que já deixei de ir a algumas entrevistas depois de ter sido contactada porque acabei por descobrir que se calhar não era bem um trabalho que estava na oferta, mas sim um esquema de negocio qualquer.
    É triste usarem um problema que afecta tantas e tantas pessoas para lucrar.

    ResponderEliminar
  5. É preciso ter muito cuidado, isto é meio mundo a tentar enganar todos os outros... pior quando as pessoas se deixam enganar :/

    ResponderEliminar
  6. Há com cada uma... Às vezes nem respondo a anúncios que pela descrição parecem manhosos

    ResponderEliminar
  7. O pior é que o desespero por se estar desempregado e não se ver a situação a melhorar tolda o pensamento a algumas pessoas, o que faz com que não reparem em determinados detalhes. É desumano fazer isso a alguém, mas aproveitam-se de quem está mais fragilizado. É preciso ter tanto cuidado!

    ResponderEliminar
  8. Nunca me aconteceu, mas obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  9. Que tristeza..... Mas é bom que se partilhe estas situações para que mesmo os mais desatentos fiquem alerta!

    ResponderEliminar
  10. Ui a sério? Apresenta queixa!! Procura um email da policia judiciaria e reencaminha esses emails. Há gente que pode cair nessas situações tal o desespero, e essas pessoas que agem de má fé precisam de ser apanhadas e julgadas.

    ResponderEliminar
  11. Não tinha noção que esta é a nova moda :o

    ResponderEliminar
  12. Não tinha noção de nada disto, mas não têm mais ninguém com quem brincar? Gente triste...

    ResponderEliminar
  13. Sim uma vez fui à "Decisões e Soluçõs", logo quando isso por aí começou a aparecer, fizeram-me montes de perguntas normais de entrevista e tal durante uma boa meia hora 40 min, depois falaram deles (mais uns 30min) e depois remataram com "se quiser ter acesso a estes ganhos no fim do mês tem que investir 1.500 € no nosso curso" e eu ri-me - literalmente - na cara da senhora.

    Isto há por aí coisas que enfim... Muito tristo o mercado de trabalho do nosso país. Eu bem sei o que já passei e passo, mas há por aí bem pior.

    ResponderEliminar
  14. Aproveitam-se todos é o que é e por mais que se fale, ainda há muita gente a cair nisso =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Isto está cada vez pior...nem os desempregados escapam agora :/ pffffffff....

    ResponderEliminar
  16. O que eu sei, é que (quase) tudo que mete vendas, nunca é muito sério... é preciso estar atento!

    ResponderEliminar
  17. Recebo sempre um monte de coisas do género, mas em versão rudimentar e antiga, do género «Avelã, reclame a sua máquina de café». A minha mãe uma vez recebeu uma chamada em que enrolaram a conversa e no fim estava quase a comprar uma casa ou seguro ou lá o que era sem saber :P e depois continuavam a ligar... Infelizmente acontece muito. E se não for tão conhecido como o «VISITANTE 1000000» é complicado, há muita gente que ainda é capaz de cair...
    Com o discurso formal e eloquente, se não or aqueles e-mails mal traduzidos e estranhos, ainda se está mais sujeito. É reles :/ há que estar atento! É fácil enganar...

    ResponderEliminar
  18. Inventam tudo para burlar as pessoas. Que gente sem escrúpulos e o pior é que há sempre quem caia...

    ResponderEliminar