06/03/2015

Dicas para entrevistas de trabalho


Muito muito obrigada pelas palavras de apoio e carinho! Lembrei-me de fazer uma coisa...Porque não partilhar convosco alguns truques que comigo parecem resultar quando vou a entrevistas? Gostava muito que também ajudassem alguém a encontrar trabalho! Boa? Então pronto vou dar-vos algumas dicas mas aviso que é uma opinião pessoal, é algo que comigo resulta, não quer dizer que seja uma verdade universal!

Vamos então a isso:

Primeiro que tudo:
Não se candidatem só porque sim! Não percam o vosso tempo nem façam os outros perder o deles! Candidatem-se apenas para os postos que sabem que são capazes/ têm interesse/ estão disponíveis/ têm algum tipo de experiência. Não é nada agradável andar enrolado com empresas para as quais nunca se quis trabalhar!

Segundo Passo:
Telefonema para irem à entrevista foi feito. Dia e hora marcado, tempo de se começarem a preparar. Convém fazer uma pesquisa rápida sobre a empresa em questão pois é comum que na entrevista sejam feitas perguntas sobre a mesma. Impressiona quem sabe as respostas.
Tenham uma noção do que eles procuram na pessoa em questão e perguntem a vocês próprias porque devem ser a escolha (muitas vezes eles fazem esta pergunta por isso convém irem com a resposta na cabeça, ou uma ideia pelo menos).

Terceiro Passo:
É importante fazer um resumo mental sobre a experiência pessoal de trabalho (focar pontos que se sabe que vão ser importantes para ser escolhido nessa entrevista) e treinar ao espelho.
Escolher uma roupa que nos deixe apresentável e não demasiado informal. A aparência conta e muito!

Quarto Passo:
Chegou a hora!!Nada de nervosismos nem pressão em nós mesmos! Se formos nervosos é meio caminho andado para a voz falhar, para estarmos desconfortáveis e não dizermos nada de jeito. Temos de ir descontraídos com o pensamento "se não for desta paciência, vou dar o meu melhor!".
Como já tinha dito não pensem em quantas mais pessoas lá estão, se aparentam ser melhores ou piores que vocês! Foquem-se em vocês próprios e no que foram lá fazer, mais nada!

Quinto Passo:
Sorriso grande na cara mas não falso por favor! Transbordar frescura, simpatia e entusiasmo! Descontrair o corpo e cumprimentar todos os intervenientes na entrevista. 
É muito importante focar os pontos positivos a nosso respeito as vezes que forem precisas! Se existir alguma pergunta que se sintam mais enrascados para responder não se mostrem em pânico! Mais vale esboçar um sorriso e dizer algo do género "desta e que não estava a espera", cria alguma empatia com o entrevistador e quebra um bocado da rigidez típica das entrevistas.

E pronto agora é esperar!! A vossa parte foi feita, agora depende da empresa! Comigo dá sempre resultado! Quais as vossas técnicas quando vão a entrevistas?

17 comentários:

  1. Dicas muito úteis para quem precisa de ir a entrevistas,bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! É muito importante impressionarmos na entrevista, são aqueles minutos que temos para marcar a diferença. Posso dar mais uma dica? Imagem cuidada, que revele o nosso estilo mas adequada ao cargo ao qual nos propomos. Parabéns pelo novo emprego!

    ResponderEliminar
  3. Excelente publicação! Estas dicas são bastante úteis

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas :) quando vou a uma entrevista, costumo seguir esses passos mas não tenho tido muita sorte estes últimos tempos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, boas dicas!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas! :)

    O blog mudou de url. Se não estiveres a ver os meus novos post's na tua lista de blogs actualiza a url :)
    Women's Stuff

    ResponderEliminar
  7. Gostei das dicas, preciso de trabalhar o meu nervosismos! E aquelas perguntas em que ficamos mesmo enrascados... Uma vez perguntaram-me qual tinha sido a decisão mais difícil de tomar na minha vida... Fiquei um bocadinho aflita, é que com 20 e poucos anos, ainda não há grandes decisões a tomar...

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, e obrigada pelo post, muito útil! :)

    ResponderEliminar
  9. Excelentes dicas para quem anda em fase de entrevistas :)

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  11. São realmente boas dicas mas nem sempre resultam. É uma questão de sorte também. E tu tem-la :) parabéns!

    ResponderEliminar