03/03/2015

É preciso sacrificios!






Há cerca de 6 anos dei por mim com 10 kg a mais do que o normal, com roupa apertadíssima, com auto-estima em baixo e a barriga sempre cheia de bolos ou batatas fritas. Pus um ponto final na situação e embora ninguém acreditasse que eu era capaz, perdi os 10 kg num instante. 


Entretanto os anos passaram, fui mantendo a alimentação cuidada, com um deslize aqui outro ali mas o peso foi-se sempre mantendo. 
Maaaaaas de há dois anos para cá a coisa descarrilou. Tal como muitas pessoas, eu refugio-me (erradamente) na comida para esconder os meus momentos de tristeza, cansaço, etc. Têm sido anos complicados. Curso acabado, a entrada no mundo do trabalho, termito de um longo namoro, começo de outro...Com isto tudo dei por mim a comer nada bem...

Ou porque queremos ir jantar fora com o namorado, ou porque estamos a trabalhar e comemos a primeira coisa que nos aparece à frente...A verdade é que aos poucos e poucos fui deixando de me sentir bem na minha roupa, fui-me sentindo apertada e levando com alguns comentários de amigos mais sinceros...

Não tenho os 10 kg de novo mas devo ter uns 7 a mais. E isto incomoda-me...Porque entro em panico só de pensar em como era gordinha (e miserávelmente infeliz com o meu aspecto) mas por outro lado perco a coragem quando penso em dietas...

Porque não me venham com tretas...Quem faz dieta tem fome, muuuuuuita fome!!! Sim porque eu não sou menina de uma sopinha ao jantar, de duas tostas integrais ao lanche nem de um hambúrguer grelhado com salada ao almoço...
Para já tenho algo que não abona nada a favor de dietas: não consigo comer vegetais sem ser em sopa. Não consigo, não gosto, dá-me vomitos! E para juntar à festa tenho um namorado que me acha linda e maravilha e para quem tenho sempre o peso perfeito!

Não vou mentir, não sou hipocrita, para mim fazer dieta é fazer um grande sacrifício! Não comer o que gosto, controlar calorias, ter FOME o dia todo...

Mas cheguei a um ponto limite. Um ponto em que sei que para me sentir bem comigo, confiante, tenho de perder o peso que me assombra.
Sei que o exercício é preciso, mas no meu caso melhorar a alimentação é sem duvida um grande passo!

A comida é como uma adição. Ao álcool, à droga...É fácil voltar aos velhos hábitos, ao pecar na alimentação. É preciso uma força de vontade enormeeee para conseguir seguir uma alimentação equilibrada como estilo de vida (muito mais que dieta). E eu, neste momento da minha vida estou disposta a isso. 

 É dificil para mim ver todos comer normalmente em casa, a rirem-se de mim cada vez que digo que estou de dieta, a ver amigos e namorado a comerem o que querem...Mas sei que vou conseguir, tal como já consegui anteriormente!
Mais alguém por aí disposta ao mesmo?

24 comentários:

  1. Força, tu consegues!
    Eu não estou gorda, mas já estou a sentir as calças apertadas. Não tenho feito exercício e o meu trabalho é bastante sedentário.
    Por isso, já decidi: 6f começo a ir ao Zumba e à noite ao jantar só sopa.
    Antes de dormir uma gelatina ou um cházinho quente para tapar o buraco.

    Vamos conseguir, vais ver.

    ResponderEliminar
  2. Eu... Mas tenho tão pouca força de vontade :( pior é que me sinto cada vez mais triste com o meu aspecto :(

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua força de vontade, parabéns

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu para mim dieta é uma tortura ,legumes também só na sopa ,só sopa ao jantar era para morrer de fome mas temos de fazer sacrifícios não por uma questão de estética mas sim pelo nosso bem estar, mas só sopa á noite continua a ser impossível para mim :)

    ResponderEliminar
  5. Eu dever devia, mas honestamente não tenho força de vontade nenhuma. E passar fome é coisa a que não estou disposta. Enfim.. Tenho esperança que entretanto e com o bom tempo a chegar (se bem que por estes lados ainda vai demorar) consiga ganhar a coragem que me falta. Mas força!! Se conseguiste uma vez, vais conseguir de novo!! =)

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca passei por isso....deve ser muito difícil, mas o que é preciso é muita força de vontade.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca passei por isso....deve ser muito difícil, mas o que é preciso é muita força de vontade.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Acho que depende da dieta que fazes. Eu estou em dieta (desde o inicio de Janeiro porque a roupa já me estava a apertar) e não passo fome nenhuma. Se não consegues comer os legumes, tens que te habituar a comer só a carne/peixe sem mais nada. Nós estamos habituados a ter sempre um acompanhamento mas se nos habituarmos, neste caso a tirá-lo só faz é bem ;)

    ResponderEliminar
  9. Andaaaa comigo para o ginásioooo =) Eu odiava tudo o que tinha a ver com exercício físico (sem ser caminhadas e natação) e hoje adoro aquilo.

    ResponderEliminar
  10. Tens que ter muita força de vontade. Vai custar muito ( durante muito tempo ) mas depois vais habituar-te ;)

    Women's Stuff

    ResponderEliminar
  11. Comigo é exactamente o mesmo, por isso é que fui a uma nutricionista para ela me indicar o melhor plano de dieta possivel tendo em conta que não gosto de quase nada e então legumes nem se fala :P Em 2 meses já perdi mais de 7 quilos e acredita que foram raras as vezes que senti fome, senti mais foi a gula de ver os outros a comer algo melhor que o meu prato. Força nisso e vais ver que consegues.

    ResponderEliminar
  12. Voilá! Dieta é passar fome penso o mesmo.... e só de pensar em fazer dieta fico logo com fome. É preciso uma força e vontade astronómica !

    ResponderEliminar
  13. Eu passo a vida nisso por isso sei bem do que falas.
    Adoro comer e ainda por cima deixei de fumar, nos últimos 2 anos e meio engordei bastante e sinto-me mal com o meu corpo e a roupa apertada mas...por outro lado custa-me tanto, tanto, tanto...
    Estou contigo. Temos de ser fortes.

    ResponderEliminar
  14. Com força de vontade vais ver que consegues :)
    Muita força *

    ResponderEliminar
  15. Força de vontade é o mais importante!

    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Se não te sentes bem, então força! Mas não entres em dietas demasiado radicais, faz uma dieta equilibrada que te dê energia para todo o dia. Não tenhas pressa, os resultados aparecem! :)
    O mais importante é gostares de ti! ♥

    ResponderEliminar
  17. Desde o inicio do ano tenho vindo a fazer uma "espécie" de dieta, não tenho passado fome, mas tenho tido imenso auto-controle porque é tão fácil descarrilar... Tenho acompanhado uns grupos no facebook sobre a alimentação Paleo(paleo descomplicado, Shut up & eat Paleo, dieta low carb, whole 30, etc), e tenho aprendido imenso sobre alimentação saudável. Ainda não cheguei onde quero mas estou a meio caminho e hei-de lá chegar :) Também acho que o mais importante é a força de vontade e olharmo-nos ao espelho com satisfação pelo que vemos. Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  18. Felizmente não tenho esse problema, pelo contrário tenho tendência a emagrecer e a ficar com muito pouco peso, o que acredita também é muito complicado. Seja como for, com uma alimentação saudável, muita água e exercício físico, tudo se consegue :)

    ResponderEliminar
  19. Também queria começar a minha mas estou sem forças. Como de forma equilibrada durante a semana e ao fds descarrilo completamente. Sei que não é o ideal, mas ajuda-me a manter o peso, o problema é que gostaria de perder um pouco, mas não consigo evitar as asneiras no fds.

    ResponderEliminar
  20. Quem faz dieta não passa fome nada. É só uma questão de reeducares o teu estômago.
    Imagina, começa a cortar com fritos. Mas corta mesmo. Nada de bifes, batatas, salgados e por aí. Não te fazem falta mesmo, a saúde piora e não são nada nutritivos. Mas não os largues por completo. 1 vez por mês come batatas. Ou se quiseres mais vezes, reduz nas quantidades.
    Acho que o maior segredo é não cortar drasticamente mas reduzir quantidades.
    Vais ver que vais notar =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Eu! Cá estou para te apoiar e tentar atingir os objetivos também!

    ResponderEliminar
  22. Também estou nessa luta :) e o meu caso é idêntico ao teu porque também me aconteceu recuperar peso que já tinha perdido e por motivos parecidos xD Que nunca nos falte força de vontade e havemos de conseguir, se já o conseguimos uma vez é só repetir :) *

    ResponderEliminar
  23. PRONTO. ao ler isto sinto que encontrei a minha gémea, a sério.. Eu estou agora com 10 kg a mais do que há 2 anos e meio e sei que tenho mesmo um problema com a comida. Desde então nunca mais consegui perder, mas ver que há mais gente na luta, sempre dá outro ânimo.

    ResponderEliminar
  24. Acho que é normal às vezes haver uns deslizes que levam a isso, mas não é muito peso e consegues perdê-lo :) nunca é fácil, custa um bocado, ou nunca se teria engordado. Também não é o fim do mundo :) eu sei que isto vai sempre soar a treta, mas acho que é possível emagrecer sem estar a morrer de fome o dia todo... Talvez pareça a maneira mais fácil, mas não é a única :) se fores reduzindo as quantidades e dando tempo para te habituares é mais fácil... Também não a passinhos de formiga, claro. Opta por alimentos de baixa densidade energética que saciem, assim não tens de passar fome o dia todo :) eu não quero emagrecer, mas também noto que quando como mais gordura e proteína e menos HC sinto bastante menos fome (ficar-mais-de-7-horas-sem-comer-menos-fome (sem ser durante a noite, claro :P)). Podes experimentar :)
    Também não é nada demais, o peso não te define (por muito cliché que seja...).
    A sério? Que chato! Mas sopa é muito bom :P nem bróculos com alho? É tão bom :P e saladas? Cenoura crua? Pepino, tomate, couve roxa, repolho com carne?... É tudo tão bom :P haha
    Força :D

    ResponderEliminar