24/04/2015

Poupanças!



Tenho a sorte de ter um namorado que gosta de poupar. Gasta quando tem de gastar mas uma boa fatia do seu ordenado vai todos os meses para a conta poupança. E com isso tem-me ensinado a ser mais poupada. Confesso que sou um pouco impulsiva com o dinheiro. Talvez por só trabalhar à dois anos e em trabalhos que duram meses, tenho tendência a comprar várias coisas ou a juntar dinheiro que acaba por me dar somente para os meses em que fico sem trabalho...Agora poupanças a sério...não tenho! 
Agora que vou ganhar mais cheguei a um acordo: o ordenado base fica para ir gastando durante o mês, o subsidio de alimentação (que é bem bom nesta empresa) fica guardadinho para quando ficar sem trabalho e todas as comissões que ganhe durante estes 7 meses ficam na conta poupança. Ora imaginando que ganhe 500 euros de poupanças todos os meses, acho que já é um bom começo para uma poupança!
Acho muito importante existir poupança. Ás vezes aparecem situações inesperadas que requerem dinheiro que nem sempre temos disponível..E tão bom que é ter onde recorrer sem pedir favores ou ficarmos endividados! Pensando nisso e antevendo uma futura saída de casa acho que faz todo o sentido recorrer a uma conta poupança. E vocês conseguem poupar todos os meses ou são como eu e poupanças nem vê-las?

27 comentários:

  1. Eu era exatamente como tu mas depois de levar uns valentes sustos aprendia a precaver-me nunca sabemos o dia de amanhã :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Não é nada fácil poupar...

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Não é nada fácil poupar...

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei logo a poupar desde que comecei a trabalhar (à 5 anos). Em Fevereiro comprei o meu primeiro carro. :)
    Sabe bem comprarmos com o nosso dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho rendimentos porque não trabalho, ainda estudo, mas tento poupar todo o dinheiro que apanho. De vez em quando gosto de comprar alguma coisa para mim mas tenho sempre em atenção os preços!
    Poupar é mesmo muito importante e o povo português ainda não tem muito esse hábito...

    ResponderEliminar
  6. Eu sou muito controlada (a minha irmã diz mesmo que eu sou forreta) e este ano tenho como objectivo financeiro do ano dar um boost à conta poupança, pois gostava de comprar uma casa. (Não está é a ser muito fácil cumprir o objectivo. :-( )
    Até criei o Desafio 365 dias a poupar para ver se me ajudava nesta empreitada e para ir partilhando as minhas aventuras.

    :-)

    ResponderEliminar
  7. Eu poupo todos os meses e sou super controlada nos gastos!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Desde que comecei a trabalhar, principalmente no último ano fiquei bem mais poupada. Adoro tudo o que seja moda, acessórios e afins, mas tornei-me bem mais racional nas minhas escolhas, e ainda bem. Já não compro por comprar, sabendo que não vai durar muito tempo, nem peças que não possam ser usadas imensas vezes, simplesmente não compensa.
    Acho que com o tempo, começamos a tomar melhores decisões =)

    Rita

    ResponderEliminar
  9. De momento não tenho ordenado e portanto não tenho uma poupança fixa, mas tenho algum dinheiro de lado resultado de poupanças ao longo do tempo e sempre que recebo algum dinheiro tenho a preocupação de pôr algum nas poupanças. Por aqui somos mais ao contrário de vocês: eu sou a poupada, ele o mais gastador. Mas ainda assim acho que também já aprendeu alguma coisa comigo... :P Sei que nem sempre é fácil, há alturas em que não dá mesmo, mas se, sempre que pudermos, tivermos essa preocupação, as coisas ficam mais fáceis quando surge algum imprevisto.

    ResponderEliminar
  10. Eu é por fases. Houve uma altura em que era a fanática da poupança : fazia compras em supermercados diferentes consoante as promoções, coleccionava vales, recebia uma newsletter de um site muito engraçado com todas as promoções a decorrer "os poupadinhos e com vales" e conseguia, de facto, poupar dinheiro todos os meses e gastar o mínimo possível.
    Agora já não ando nada poupada. Tenho de voltar ao que era!
    Beijiinhos**
    Http://susieandfashion.blogspot.com
    www.facebook.com/susieandfashion1

    ResponderEliminar
  11. Eu poupo todos os meses e sabe-me tão bem poupar, como gastar dinheiro em algo que gosto. Desde Janeiro do ano passado que tenho poupado sempre, antes disso só tinha trabalhado 2 meses (Outubro e Novembro de 2013) e o que pouparia, acabou por ser o que me "sustentou" em Dezembro e Janeiro, enquanto não trabalhei.
    Poupo porque na minha casa nunca houve muito esse hábito e tendo tirado o curso de Gestão, acho que mau era se não soubesse poupar e gerir o meu dinheiro! ahah
    Poupo para alguma coisa que possa acontecer e não se esteja à espera, e neste momento poupo também a pensar bastante no meu casamento, que em princípio deverá realizar-se no máximo dentro de 2 anos. Não vou ficar a contar que os meus pais me possam ajudar a pagá-lo, ou ficar à espera de o pagar com as prendas que vá receber.
    Mas segundo a minha família, eu sou pior do que o Tio Patinhas :D

    ResponderEliminar
  12. Poupo sempre todos os meses :D é um compromisso que tenho comigo há muito tempo!

    ResponderEliminar
  13. Poupo sempre todos os meses :D é um compromisso que tenho comigo há muito tempo!

    ResponderEliminar
  14. Os meus pais sempre me alertaram para a importância da poupança e como tal sempre poupei.

    ResponderEliminar
  15. Também ainda não poupei, mas também não recebo, a ver se depois também faço isso! É muito prudente da vossa parte :)

    ResponderEliminar
  16. Eu sou mais ou menos.tipo sou poupada mas qd tho k comprar algo!Porque agora é que compro aquilo que quero sem ter que pedir nada a ninguem tas a ver?
    Mas já estou a juntar dinh num mealheiro para o seguro do carro.
    Quando tbm se é casada e tem se marido...e com muita coisa pa pagar torna se complicado...pra já pk eles fumam, bebem cafes, tbm kerem comprar roupa e etc etc....e no meu caso torna se um pouco complicado poupar...mas eu la vou tentando.
    Cada caso é um caso.
    Beijinhos.

    aminhavidaaos26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Eu sei que tenho de poupar mas também sou um pouco como tu.

    ResponderEliminar
  18. Eu ainda não trabalho mas sou bastante poupada.

    ResponderEliminar
  19. Todos os meses desde os 0 anos, os meus pais começaram a minha conta poupança, onde colocavam todo o dinheiro que a família me dava, o cheque do abono, algum dinheiro que eles davam, e graças a esse hábito, a uma enorme ginástica no meu curto orçamento e a uma boa organização, tenho uns quantos mil's no banco.
    Fazes muito bem começar a poupar, dá gosto ver o dinheiro, fruto do nosso trabalho, crescer.

    ResponderEliminar
  20. Aconteceu-me exatamente o mesmo. Desde que namoro sou muito mais poupada, graças a ele :)

    ResponderEliminar
  21. Eu tenho uma conta poupança já à alguns anos e já tenho algum dinheiro, e gosto de a ter, faz-me sentir segura!

    ResponderEliminar
  22. Sempre poupei. Mas claro, vivo em casa dos pais.
    Mas não gosto de gastar o ordenado todo. Nunca na vida isso me aconteceu. Já juntei antes mas como infelizmente estive tanto tempo desempregada, gastei o dinheiro. Agora no estágio, já juntei um x e o resto que ando a juntar, é para "estoirar" com o aparelho e consultas...
    Mas sinto que este investimento tinha que ser feito agora.
    Não sou mesmo de comprar muitas roupas.

    Custa-me a ganhá-lo deve ser por isso e por saber que também nunca duram muito tempo..

    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Por norma sou poupada e tive exemplos de pessoas próximas que infelizmente se 'tramaram' por não saber poupar. Acho muito bem deixar de lado algum todos os meses =)

    ResponderEliminar
  24. Eu até me considero poupada... Mas não ganho dinheiro, portanto não posso falar muito :P Concordo quanto à poupança, acho importante e há seempre imprevistos... É chato, enerva, gasta poupanças, mas convém que se as tenha :P a tentação de gastar o dinheiro todo no início do mês parece ser grande, mas há que resistir, é uma questão de lógica... Espero que consigas poupar muito, portanto ;)

    ResponderEliminar
  25. Como sempre me disseram, o dinheiro não é de quem o gasta mas sim de quem o poupa. Fazes muito bem :)

    ResponderEliminar
  26. Sempre fui poupada e sempre consegui gerir os poucos recursos que tinha de forma razoável no entanto em janeiro comecei a trabalhar a tempo inteiro e por isso tinha um ordenado "a sério" e no primeiro mês gastei tudo! Em coisas para a casa e para as pessoas que gosto é verdade mas mesmo assim foi-se tudo. Resolvi criar uma poupança e agora uma boa parte do meu ordenado vai para lá. Só não vai mais porque o resto vai para as propinas na faculdades mas enfim. 500 por mês para a poupança é um começo mais que excelente.

    ResponderEliminar
  27. Felizmente já tinha uma conta poupança que os meus pais fizeram e que ajudou a pagar o carro há alguns anos atrás. Depois da minha formação os meus trabalhos sempre foram muito precários e tive 2 anos ou mais (mais) a ganhar só de explicações. Aí, não podia poupar, era apenas para combustível, telemovel e pouco mais, uma vez que vivia em casa dos papás. Quando tive a contrato sempre sempre depositei mais de metade do ordenado na conta poupança. Em um ano e meio de trabalho (salário mínimo) fez toda a diferença. Agora que estou a morar com o namorado e queremos fazer umas renovações, esse dinheiro vai ser indispensável para ajudar, até porque estou desempregada de novo. Vou ter o cuidado de deixar lá um montante para eventuais imprevistos.

    ResponderEliminar