23/06/2015

Je ne parle pas français!






Já vos falei do terror que sou a (tentar) falar francês? Eu odeiooo francês, prefiro mil vezes alemão! Mas claro não falo uma nem outra! Em francês em percebo tudo o que os desgraçados dizem mas então e responder??

A minha mãe coitada tem um grande desgosto pelo meu sotaque vergonhoso! Os meus avós que viveram meia vida em França, nem se fala!!
Todos os dias passo pelo mesmo sufoco: O momento em que vêm os franceses que só falam a língua deles. E desengane-se quem pense que são só os velhotes porque eu já recebi casais de 20s, 30s, 40s ou 50s e 80% não falam inglês! Mas que língua secundária aprendem eles na escola?
Depois quem se lixa é aqui a Je que começa a inventar palavras, a lembrar-se de outras, a meter inglês, espanhol alemão e no fim lá saem clientes minimamente informados...Juro-vos sinto-me a maior parva e incompetente da terra quando me aparece alguém com quem não consigo comunicar minimamente, é nesse momento que gostava de ser uma poliglota como deve ser! Aposto que as vendas subiam em flecha e eu deixava de me sentir tão parva!

29 comentários:

  1. Eheheh também admiro quem saiba muitas línguas. Ainda no outro dia fui a uma loja muito frequentada por espanhóis e a funcionária começa a falar comigo como se fosse espanhola, depois lá se apercebe que não e fala em português. E eu ali especada a olhar para ela, por ter falado num espanhol perfeito - a mim, enganava-me. :)

    ResponderEliminar
  2. Ehehehe... eu gosto de francês, mas ainda mais de alemão.
    E quando falamos com espanhóis em português (se eu os entendo, porque não me hao-de entender eles?) e temos de passar para o inglês porque se põem a dizer que não?!

    ResponderEliminar
  3. Aiii como eu te percebo. Percebo tudo o que me dizem, sei dizer o básico dos básicos, mas quando mete aconselhamentos mais complicados é terrível. Vá lá que eles normalmente ajudam. Sabes a melhor? Uma vez apareceu me uma senhora (trinta e tal, quarenta no máximo) e tive de falar francês com ela a muito custo, no fim digo qualquer coisa em ingles e ela responde-me em inglês e eu muito chocada "Mas percebe inglês?", "Ah sim, claro". Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderEliminar
  4. Podes sempre tentar aprender com quem sabe :) Acredita que é uma excelente forma. Só têm é que ter paciência.

    ResponderEliminar
  5. Adoro francês mas falar ta para o teto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  6. Eu que tive anos e anos de francês nunca me dei bem com essa língua

    ResponderEliminar
  7. Adoro francês mas já não o pratico desde o 9º ano, possivelmente. Hoje em dia até fico abismada quando alguém não sabe francês. Como é que fazem as pesquisas na internet?! Não entendo ahah.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  8. Consigo perceber tudo o que me dizem em Francês, sei falar o básico a conjugação verbal é que dá comigo em louca. Regra geral e seja em que país for ( até Espanha) levo a coisa para o Inglês.

    ResponderEliminar
  9. Preferes alemão?! Então está mesmo mau :P haha
    (Mas alemão até soa divertido. Digo eu, que só sei o que aprendi através de piadas sobre Hitler.)
    Pois, às vezes o difícil é falar :P mas também já vi pessoas quase ao contrário! O que é... Estranho. :P
    Eu tenho tios em França e também não sei uma palavra. Gostava de aprender, por acaso...
    Deve ser muito chato, num emprego como o teu... Por muito que não tenhas «obrigação» seria bom que conseguisses comunicar :P mas pronto, esforças-te e consegues cumprir o objectivo essencial! :)
    (Mas toda a gente devia saber falar inglês :P ou português, se não for pedir muito! :P haha)

    ResponderEliminar
  10. Também adorava saber falar várias línguas, apanho alguma coisita de inglês, ainda mais um pouco de francês e o espanhol e o italiano também apanho alguma coisa, agora falar, esquece lá isso, sinto-me muito tímida para isso.

    ResponderEliminar
  11. Também não domino a língua francesa!! Nem sei se saberia dizer alguma frase coerente, que depois de sair da escola acho que nunca mais tive nenhum contacto com o Francês... ;) Se calhar já ia uma revisão! Pior é que nem gosto particularmente da língua... Estou como tu: prefiro o Alemão! (apesar de ainda não saber falar... mas um dia chego lá! ;))

    ResponderEliminar
  12. Eu a linguas não sou grande pistola. No meu trabalho é o inglês sempre, português só com os colegas..

    ResponderEliminar
  13. Hahaha também sou péssima! Tens que ir lá passar uma temporada grande de férias para lhe apanhares o sotaque :D

    ResponderEliminar
  14. Mais uma que odeia Francês.
    O inglês continua a ser o mais falado, embora muito turista só fale a sua língua e acham que nós devemos ser poliglotas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. O eterno problema. Também percebo mas falar....

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Eu também não percebia patavina de francês mas depois tirei um curso e até fiquei a gostar! Agora alemão é que não percebo nada de nada...

    ResponderEliminar
  17. Podes sempre fazer umas formações de linguas e depois com a prática vais ver que é mais fácil :)

    ResponderEliminar
  18. Talvez seja melhor tirares um curso, hehehe.

    ResponderEliminar
  19. por acaso não gosto nada de Francês baaaaaaah

    ResponderEliminar
  20. E eu que tenho descendência francesa, e devo entender no maximo 10 palavras? lol.. é o desgosto do meu pai!
    Mas tens razão, aqui no café dos pais do meu namorado, que passa muito turismo, tantos franceses que não falam mais nada, é uma desgraça! lol

    Isa M., Tic Tac Living
    Choies Skirt / Giveaway

    ResponderEliminar
  21. Também sofro do mesmo mal, na escola até era boa aluna, mas nunca mais pratiquei... Foi-se...
    Quando vem a família do meu namorado é um stress!!!!!

    ResponderEliminar
  22. r: Não é mesmo :/ muita força, minha querida!

    ResponderEliminar
  23. Não somos obrigados a saber tudo, e se os entendes já é muito bom =)

    ResponderEliminar
  24. Nunca fui à bola com o francês, era a minha dor de cabeça :S

    ResponderEliminar
  25. E tirares um curso de francês, podia ajudar-te, acredito é que não tenhas muita disponibilidade de horário...

    ResponderEliminar
  26. Ui, percebo-te tão bem! Eu namoro há 11 anos com o Steven, que nasceu e cresceu em França. No início, é tudo muito bonito, aprender,ter paciência... Vocabulário sei, muitos verbos também e agora fazer uma frase com isso tudo?? Sempre que vêm os primos é a mesma coisa, mímica e cá vai disto! E sim, eles falam muito, muito mal o inglês. Lá é tudo dobrado, filmes, séries, jogos...eles ouvem muito pouco o inglês falado.

    ResponderEliminar
  27. eu odeiooooo profundamente francês!

    ResponderEliminar