29/03/2016

Podia ser melhor....


Ás vezes gostava de ser uma melhor amiga...Quando uma amiga me pede conselhos ou um ombro amigo eu sinto uma enorme dificuldade em conseguir dar uma opinião daquelas reconfortantes ou mostrar que tudo vai correr bem....Parece que as palavras certas nunca saem por mais que as sinta...
No outro dia uma das minhas grandes amigas e que trabalha a 20 passos de mim apanhou-me no caminho pro carro e deu-me uma boleia. No meio de uma conversa animada de duas amigas que andam entupidas em trabalho e que infelizmente não têm passado muito tempo juntas, descubro que ela e o namorado acabaram o namoro. Via-a a chorar e a dizer que não estava preparada para falar sobre isso, que era muito recente e que queria mais uma vez guardar aquilo para ela...Eu fiquei basicamente gaga! Para já porque não estava mesmoooo nada a espera já que eles eram o casal perfeição, depois porque mais uma vez as palavras não saiam...
Nunca sei como reagir e o que dizer nestes momentos! A verdade é que claro me preocupo com ela e só lhe desejo coisas boas....mas quando alguém não quer falar sobre isso (e tendo eu passado por algo semelhante há bem pouco tempo sei bem o que custa) não sei bem se a tente fazer falar...se lhe diga que pode contar comigo mas ficar por aí ou puxar por ela....Optei por lhe dar todo o apoio dizer para ela levar um dia de cada vez e que podia contar comigo sempre que precisasse...Mas sei lá não me parece suficiente...Gostava de lhe dizer que vai correr tudo bem mas eu bem sei que não vai...ela vai sofrer e muito e só depois virá a bonança....daqui a um bom tempo...mas como dizer isso a alguém de quem gostamos tanto?

12 comentários:

  1. São sempre situações difíceis de lidar, só o tempo pode ajudar na verdade!

    ResponderEliminar
  2. São sempre situações complicadas de gerir :/

    ResponderEliminar
  3. As pessoas não são todas iguais. O melhor nestes casos é mesmo dar algum conforto, mas com sinceridade. Isso já é um começo bom.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te perfeitamente. Por um lado queremos ajudar, mas por outro também queremos respeitar o espaço e o tempo da outra pessoa. Deixa passar um tempo e convida-a para um café, por exemplo, se conseguirem nem que seja uma horinha... Talvez até lhe faça bem, mesmo que não falem do fim do namoro dela...

    ResponderEliminar
  5. Às vezes, não é fácil. Até porque nesses momentos há poucas palavras certas. Mas o mais importante é ela ter a certeza que estás do lado dela mesmo que seja só para chorar.

    ResponderEliminar
  6. Situações que não são fáceis... de uma proxima vez faz de ti um exemplo vivo para mostrar que se tu es forte, ela tb podera ser :)

    ResponderEliminar
  7. Também bloqueio...
    Mas por vezes um abraço faz toda a diferença...

    ResponderEliminar
  8. Acho que não existem palavras mágicas.
    Mas pelos vistos deste a entender que estás lá e isso é o mais importante.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. O que possas dizer não vai resolver mas pode confortar. Se ela não quer falar, acho que um abraço chega. Força :)

    ResponderEliminar
  10. O mais importante, na minha opinião, é dar espaço à pessoa para que perceba se quer falar ou pretende gerir a situação sozinha durante mais algum tempo. Aquilo que temos que fazer é dizer que estaremos lá para tudo o que precisar, sem pressas, apenas quando se sentir preparada para tal. Pode parecer pouco, mas é esta segurança que transmitimos que pode fazer toda a diferença

    ResponderEliminar
  11. É uma situação complicada, ando no mesmo estado que tu com um amigo meu...não podes dizer simplesmente "anima-te" porque isso é estúpido. O melhor é ficares lá para o que for preciso. E depois, logo se vê...se ela quiser falar, fala. E não existem casais perfeitos...

    Jiji

    ResponderEliminar
  12. Essas situações são bem complicadas, acho que estiveste bem no que disseste, ela precisa ser forte, e só o saber que pode contar com os amigos, já ajuda muito.

    ResponderEliminar